Educar é Semear

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sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Fábulas


JUSTIFICATIVA


Considerando que a fábula é uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o repertório lingüístico do aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem tais metas, através de um projeto didático intitulado: VIAJANDO PELO MUNDO DAS FÁBULAS. Neste, o educando vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.


OBJETIVO GERAL


Despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através do gênero literário fábula, aproximando-se ao máximo da estrutura e do léxico, apropriado nesse tipo de texto.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS




Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento.

Reconhecer a fábula como gênero literário que veio do conto popular.
Desenvolver o imaginário.

Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto e a intencionalidade.

Reproduzir o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a seqüência dos fatos.

Compreender a moral implícita no texto.

Descrever a ambientação e os personagens da fábula.

Narrar fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história.

Reescrever texto mantendo a seqüência dos fatos.

Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas na fábula.

Realizar leitura fluente com compreensão.

RECURSOS


COLEÇÃO: AS MELHORES FÁBULAS
EDIT. BRASILEITURA

CADERNO DE FÁBULAS: PMS/SMEC

TRANSPARÊNCIAS

RETROPROJETOR

CD

APARELHO DE SOM

CARTAZES

PAPÉIS COLORIDOS





AVALIAÇÃO


Observação através de registros do desenvolvimento das habilidades, da participação e do interesse do aluno, durante a execuçã CONTEÚDOS

Ampliar o repertório lingüístico.
Reconhecimento da tipologia textual.
Produção de texto, modificando a tipologia: história em quadrinhos, quadrinha, poema, música...
Produção analisando as seguintes regularidades: seqüência lógica, regras ortográficas, sistema de pontuação...
Narração de fatos do cotidiano, relacionadas à moral da história.
Descrição dos personagens e ambientação.
Dramatização do gênero textual.
Utilização do dicionário, como fonte de pesquisa.
Leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e também para: revisar estudar e escrever.

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