sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ORTOGRAFIA: X - CH


                                ORTOGRAFIA: X - CH
Trabalhando a ortografia — ch / x (Faça as atividades no caderno)

1) Copie a lista de palavras abaixo:

enxada    engraxate   enxergar    caxumba   enxugar   embaixo   coxinha fechadura cochichar chumaço chocalho  guincho  chiar   facho   puxar   xingar   peixada   xereta   graxa  lixo luxo  encharcar chave enchente  encher cheio chinelo

2) Separe as sílabas das palavras da primeira coluna, circule a tônica e classifique quanto à tonicidade.

3) Escolha 3 palavras da 2ª coluna e 3 da 3ª coluna e faça frases.

4) Complete com ch ou X: (Consulte o dicionário se necessário.)
en____arcado _____oque ____umbo _____ute en____imento bai____ria  en____ame ____erife rou____inol ma____i____e me___endo ____aleira    galo____a ____odó cro____ê ____icote pi____e _____inelo

5) Complete as frases com as palavras abaixo:

faxina - churrasco - lixo - caixote - engraxate - chácara - chumaço - chá caxumba - chaleira - chuva - encharca

a) No domingo, iremos a um ______________ na ______________ .
b) Preciso fazer uma _____________ no __________________ .
c) Jogue o ______________ de algodão no _______________ .
d) A ______________ ferve água para o _______________ .
e) O ______________ está com ___________________ .
f) A ____________ ________________ as roupas no varal.

6) Pesquise e escreva mais 8 palavras com X e 8 com CH.

Procure fazer todo o seu trabalho com capricho e muita atenção para aprender sempre mais.

Ortografia
Ortografia
1. Atenção para as palavras:
por cima devagar depressa de repente por isso
Agora, empregue-as nas frases:

a)....................... uma bola atingiu o cenário e o derrubou.
b) Bem...........................o povo começou a se retirar.
c) O rei descobriu a verdade,............................ficou irritado.
d) Faça sua tarefa........................, para podermos ir ao dentista.
e) ......................... de sua vestimenta real, o rei usava um manto.

2. Veja:
Esta a par ou Está ao par ?
Na linguagem culta, a idéia de “estar ciente de alguma coisa” é trazida por “estar a par” e não por “estar ao par”.
Em vez de dizer Deve-se dizer
Estamos ao par dos fatos Estamos a par dos fatos
O rei ficou ao par dos acontecimentos O rei ficou a par dos acontecimentos.

3. Observe: pegar ele - pegá-lo
Faça o mesmo:
fazer ele:                                                        ver ele:
partir ele:                                                        conhecer ele:
dividir ele:                                                      lançar ele:
cobrir ele:                                                      sujar ele:
proteger ele:                                                  criar ele:
resolver ele:                                                   abrir ele:

4. Acentuação dos verbos:  Singular Plural
Ele tem           Eles têm
Ele lê              Eles lêem
Ele contém     Eles contêm
Ele vem          Eles vêm
Que ele dê    Que eles dêem
Ele obtém      Eles obtêm
Ele crê           Eles crêem
Ele vê            Eles vêem

Passe para o plural:
a) Ele não crê naquilo que não vê.
R. ________________________________________________________________
b) Ele não tem licença para entrar no clube.
R. _____________________________________________________________________
c) O fiscal vem amanhã.
R. _____________________________________________________________________
d) Ela não crê na bondade do distinto.
R. _______________________________________________________________________
e) Quero que você dê licença para ele.
5. Aprender e apreender
Aprender = tomar conhecimento de.
Ex. O menino aprendeu a lição.
Apreender = prender.
Ex. O fiscal apreendeu a carteirinha do menino.
Forme frases
a) aprender:

b) apreender:

1. MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o ......................... .

7. Use -no, -na, -nos, -nas
Veja:
Roubaram a carteirinha .
Roubaram-na.
Faça o mesmo:
a) Levaram minha pasta .
R.
b) Devolveram os documentos.
R.
c) Pediram a opinião .
R.
d) Olhem os meninos .
R.
e) Abriram o clube .
R.
f) Seguraram as bolsas .
R.

8. -ISAR ou -IZAR?
Veja:
aviso - avisar
moderno - modernizar
análise - analisar
civil - civilizar
• Usamos ISAR nos verbos cuja palavra primitiva possui S.
Ex. aviso - avisar

Cuidado: síntese - sintetizar/ catequese - catequizar/ batismo - batizar
• Usamos IZAR no outros casos.
Forme novas palavras usando ISAR ou IZAR:
análise: __________________________
pesquisa:_________________________ anarquia:___________________canal: ________________________
civilização: _____________________________colônia: ___________________humano: ________________
suave:  _____________________revisão: ____________________real: ____________________
nacional: ____________________final:  __________________oficial: __________________monopólio:
sintonia: ______________________central: __________________paralisia: __________________aviso:

9. Uso do H
Use o h, quando necessário.
abi                       l álito                                     
arém                   aver
esitar                  oje
orário                 óspede
humano            espanhol
iate                    úmido
abitar                angar
iato                   élice
orrível               ora
erva                 umildade
ontem              ombro
arpa                 umedecer

10. Haja ou aja
HAJA - do verbo haver - É preciso que não haja descuido.
AJA - do verbo agir - Aja com cuidado, Carlinhos.
Use haja ou aja para completar as orações:
a) ............. com atenção para que não............ muitos erros.
b) Talvez................ greve; é preciso que................... cuidado e atenção.
c) Desejamos que .................... fraternidade nessa escola.
d) .............. com docilidade, meu filho!

11. Comprimento e cumprimento
Complete corretamente:
a) O.................................... de seu vestido está fora de moda.
b) O.................................... do amigo foi muito frio e distante.
c) Talvez o............................................. do terreno não seja ideal para a construção de um asilo.
d) Quero um...................................... cordial e festivo quando o presidente do orfanato chegar.

12. Meio-dia e meia
É certo dizer “meio-dia e meia”.
O termo meia se refere à palavra feminina hora , que está subentendida.
Ao dizermos meio-dia e meia queremos dizer: meio-dia mais meia hora.
Complete corretamente com meio-dia e meia:
a) A excursão sairá da escola ao..................................em ponto.
b) O relógio está marcando exatamente....................................... .

13. Errara e errará
ER - RA - RA - é uma palavra paroxítona;
o verbo errar está no pretérito mais-que-perfeito.
ER- RA - RÁ - é uma palavra oxítona;
o verbo errar está no futuro do presente.
Use o acento, quando necessário:
a) O menino comprara sanduíches. (pretérito)
b) O menino brincara amanhã. (futuro)
c) Mamãe comprara muito pão. (futuro)
d) Ele jogara futebol no campinho. (pretérito)
e) Ela limpara toda a cozinha. (futuro)

14. Muito obrigada, eu mesma, eu própria
• As mulheres devem dizer: muito obrigada, eu mesma, eu própria.
• Os homens devem dizer: muito obrigado, eu mesmo, eu próprio.
Complete corretamente:
a) Muito................................, meu filho, disse vovó. (obrigado - obrigada)
b) Mamãe, muito.......................... pela paciência que você teve com minhas amigas, disse Marina. (obrigado - obrigada)
c) Eu............................ não sei como resolver o problema. (mesmo-mesma)
d) O garoto disse:
- Eu ......................farei os sanduíches. (mesmo ou mesma)
e) Eu............................não sei quando poderei entregar os sanduíches. (próprio, própria)

15. A palavra MENOS não deve ser modificada para o feminino.
Veja:
Naquele instante não tive menos coragem do que antes.
Complete as frases com a palavra MENOS:
a) Conheço todos os Estados brasileiros, ................a Bahia.
b) Todos eram calmos, ....................mamãe.
c) Quero levar ..............sanduíches do que na semana passada.
d) Mamãe fazia doces e salgados..................tortas grandes.

16. A GENTE e AGENTE
a) A gente = nós; o povo, as pessoas.
Veja:
Nós vamos à praia este fim de semana.
A gente vai à praia este final de semana.

b) Agente = indivíduo encarregado, responsável por determinada ação; aquele que age.
Observação : a expressão agente tem ainda outros significados.

Complete as frases com a gente ou agente :
a) Gosto de ver filmes de ..........................secreto.
b) ......................... daquela cidade não é hospitaleira.
c) A dor que.........................sente, quando perde alguém muito querido, vai passando com o tempo.
d) ......................... paranaense é dada, amiga e hospitaleira.
e) Quando................................. gosta, faz com prazer.
f) Meu pai é.......................... de viagens da VARIG.
g) Quero estudar para ser..........................policial, para defender o povo.

17. MEIO / MEIA
Meio e meia - como numeral, concordam com o substantivo.

Exemplo.:
meio limão, meia laranja.
Meio - como advérbio, fica invariável.

Exemplos:
A porta está meio aberta.
Aquela flor é meio vermelha.
Complete corretamente com meio ou meia:
a) Desculpe-me, hoje estou..................nervosa.
b) A flor parece.....................amarela.
c) Descobriu um tesouro ................. enterrado.
d) A mim, basta.....................porção de arroz.
e) Mamãe, quero......................maçã.
f) Já li cinqüenta páginas, exatamente ........... livro.
g) Só paguei .....................entrada.
h) Estou ..................... assustada.
i) Quero................dúzia de ovos.
j) Sua camisa está .........................rasgada.
l) Seus sapatos estão..........................sujos.
m) A professora parece......................desconfiada.

18. Use por que , por quê , porque e porquê :
a) ............................ninguém ri agora?
b) Eis....................... ninguém ri.
c) Eis os princípios ...........................luto.
d) Ela não aprendeu, .........................?
e) Aproximei-me .....................todos queriam me ouvir.
f) Você está assustado, ........................?
g) Eis o motivo............................errei.
h) Creio que vou melhorar.........................estudei muito.
i) O.......................... é difícil de ser estudado.
j) ....................... os índios estão revoltados?
l) O caminho ...............................viemos era tortuoso.

19. Uso do S e Z
Complete as palavras com S ou Z. A seguir, copie as palavras na forma correta:
pou....ando: .............................
pre....ença: ..................................
arte.....anato: ...........................
escravi.....ar: ................................
nature.....a: ..............................
va.....o: .......................................
pre.....idente: ............................
fa.....er: .....................................
Bra.....il: .................................
civili....ação: ................................
pre....ente: ..............................
atra....ados: ................................
produ......irem: ........................
a....a: .........................................
hori...onte: ...............................
torrão....inho: ............................
fra....e: ....................................
intru ....o: .................................
de....ejamos: ............................
po....itiva: .................................
podero....o: ..............................
de...envolvido: .........................
surpre ....a: .............................
va.....io: ...................................
ca....o: .....................................
coloni...ação: ..........................

20. Escreva as palavras no singular, observando o acento:
Escreva as palavras no singular, observando o acento:
portugueses:..............................
meses:......................................
fregueses:..................................
ingleses:....................................
corteses:.....................................
franceses:.................................
camponeses:..............................
reses:........................................
marqueses:.................................
holandeses:..............................

21. Complete com X ou S e copie as palavras com atenção:
e....trangeiro: ...........................
e....tensão: .................................
e....tranho: ................................
e....tender: .................................
e....tenso: .................................
e....pontâneo: ...........................
mi...to: .....................................
te....te: ........................................
e....gotar: .................................
e....terior: .................................
e....ceção: ................................
e...plêndido: ............................
te....to: ....................................
e....pulsar: ...............................
e....clusivo: ...............................

22. Use pôr, por, pára, para , pôde ou pode:
a) Você viajou............ o sul?
b) .........com essa opressão.
c) Vamos.......... as coisas no seu devido lugar!
d) Passamos...........muitas dificuldades nessa época.
e) Não sei como isso.............. acontecer hoje.
f) Ninguém...................trabalhar com aquela confusão de ontem.

23. VIR / VIER
Vir - futuro do subjuntivo do verbo ver
Vier - futuro do subjuntivo do verbo vir
Complete as frases usando vir ou vier :
a) Quando ela......., todos deverão levantar-se.
b) Se você ........ algum erro, deverá denunciá-lo.
c) Se você............ a professora, chame-a.
d) Se ela....... isso, certamente chamará sua atenção.
e) Quem ......... à festa do dia 1ª de maio, não se esqueça de trazer um par.
f) Se o professor..................você trabalhando desse modo, vai repreendê-lo.
g) Se o aluno........ só, não poderá entrar na escola.

24. TÃO POUCO / TAMPOUCO
A expressão TÃO POUCO acompanha um substantivo ; e a palavra “pouco”, no caso, é variável.
Exemplos:
Eu tive tão pouco tempo para preparar a festa de 1º de maio!
Ele estava com tão pouca disposição para o trabalho!

A expressão TAMPOUCO se refere a um verbo: é, portanto, invariável e significa “ também não ”.
Exemplos:
Se a professora não resolveu o problema, tampouco o inspetor resolverá.

Complete as frases corretamente:
a) Eu tive .............................oportunidades!
b) Tenho.................................. alunos, que cabem todos naquela salinha.
c) Ele não veio; .......................virão seus amigos.
d) Eu tenho .............................tempo para estudar.
e) Nunca tive gosto para dançar; ....................para tocar piano.
f) As pessoas que não amam, ..........................são felizes.
g)As pessoas têm.....................atitudes de amizade.
h) O governo daquele país não resolve seus problemas, ........................... se preocupa em resolvê-los.

25. USO DO TREMA:
Recebe trema o u na seqüência das letras gue-gui e que-qui, quando o u for pronunciado.
Exemplos:
quero ( u não pronunciado)
conseqüência (u pronunciado)

Use o trema, quando necessário:
aguentar
linguista
cinquenta
arguição
riqueza
lingueta
frequente
tranquilo
delinquir
consequência
linguiça
eloquente
quando
alguém
quase

26. À-TOA / À TOA
À-TOA: é adjetivo (invariável), vem com hífen e exige crase. Significa: impensado, inútil, fácil, desprezível, insignificante.
Exemplos:
Eram comentários à-toa!
Mas que sujeito à-toa !
Essa é uma afirmação à-toa .
Tal adjetivo originou-se da locução adverbial “ à toa ”, inicialmente usada na linguagem náutica.
Exemplo: Quando um navio não pode dirigir-se por si mesmo e outro o reboca por mieo de um cabo chamado “toa ”, diz-se que o primeiro está indo à toa, isto é, a reboque.
Daí passou-se ao sentido moral e diz-se que um ser é “à-toa ” quando não tem determinação própria.

À TOA é locução adverbial, com crase.
Singifica: ao acaso, sem fazer nada.
Exemplos:
Estava à toa na vida, o meu amor me chamou.
Ninguém vem ao mundo à toa.

(retirada da internet, desculpem não sei o autor (a))
Encontro Consonantal e Dígrafos
Português

1 – Marque nas frases as palavras com dígrafos:

a) Charles quebrou nosso acordo contando o segredo.
b) As pessoas ficaram sabendo da chuvarada que aconteceu.
c) Quando eu crescer, serei médico.
d) Na escola, brinquei de pique e de boliche.
e) A carroça velha, serve para transportar algumas cargas.

2- Separe em sílabas as palavras abaixo e classifique – as quanto ao número de sílabas:

comunidades_______________________________________________________________
mercado___________________________________________________________________
Brasil_____________________________________________________________________
fogaréu____________________________________________________________________
couro_____________________________________________________________________
fé________________________________________________________________________

3- Separe em sílabas e classifique quanto a acentuação tônica:

conjunto___________________________________________________________________
própria____________________________________________________________________
pingüim___________________________________________________________________
promoção_________________________________________________________________

4- Sublinhe os encontros consonantais e circule os hiatos:

vassoura - concurso - floresta - produto - carroceria - bilhetes - chão - parque - chuveiro - queijadinha - crescer - passarinho - tomate - anjo

5 – Classifique os encontros vocálicos:

reunião_______________________
feira_________________________
prefeitura____________________
piada_________________________
papagaio______________________
pequei________________________

6- Faça com muito capricho o alfabeto maiúsculo:

7- Com o mesmo capricho, faça o alfabeto minúsculo :

8- Complete com as palavras : “é” ou “são” :
Os meninos ______mais rápidos na corrida que as meninas.
João Mario _____ é mais velho do que Merienne.
A unidade ______ um.
A centena _______ cem unidades.
posted by <$Denise Figueiredo$> @ 7:32 PM   64 comments
Quinta-feira, Agosto 24, 2006
Problematizando erros de ortografia
Lobo mau, cara-de-pau
a mamãe coelia tem does filiote: o coelio sinésio e a coelinha tati. eles vivem num bosque limdo e frorido. são muinto felizes, mas o qe peturba o sosego da famílha é um lobo muinto mau e qe vive qereno pegá-los
Lembrete aos pais- Os 10 mandamentos do dever de casa
Os 10 mandamentos do dever de casa.
1. Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.

2. Organize um espaço e um horário apropriados para ele fazer as tarefas.

3. Troque idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio.

4. Oriente, a correção fica a cargo do professor. Importante: não vale apagar o erro de seu filho. Quem deve fazer isso é o professor. Aponte os erros (torne o erro construtivo).

5. Diga "tente novamente" diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso. Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.

6. Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender (e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas a equívocos.

7. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.

8. Não misture as coisas. Lição e estudar são tarefas relacionadas à escola. Lavar a louça, arrumar o quarto e guardar os brinquedos são tarefas domésticas. Os dois são trabalhos, no entanto, de naturezas diferentes. Não vincule um trabalho ao outro, e só avalie as obrigações domésticas.

9. Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou, procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu filho e até mesmo despotencializar a professora e, conseqüentemente, a tarefa de casa e seus objetivos.

10. Demonstre que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites e conhece suas possibilidades. Crie um clima de camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades.



"Depende de nós
Se este mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá..."

 

 

 

 

 

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