Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 14 de janeiro de 2012

Projeto para Feira de Ciências


Projeto para Feira de Ciências, com atividades para as quatro séries (ou para os quatro anos).
Áreas envolvidas: Ciências, Linguagem, Matemática, Arte, Informática.
1a série (2º ano do novo Ensino Fundamental)
Conteúdo: Os cinco sentidos.
Objetivos: ressaltar a importância dos cincos sentidos na interação com o mundo que nos rodeia. E que aprendemos à medida que nos relacionamos com os objetos e com as pessoas.
Atividades sugeridas
Dividir a classe em cinco grupos e distribuir um tema para cada um deles.
1. O tato
2. O paladar
3. O olfato
4. A visão
5. A audição
Orientar os alunos num trabalho de pesquisa em jornais e revistas, previamente
escolhidos pela professora, para que sejam lidos, de forma compartilhada, pequenos trechos. Depois, pedir que recortem figuras relacionadas com o tema, que deverão fazer
parte de um ou mais cartazes feitos por cada um dos grupos. Nos cartazes, além das colagens e/ou desenhos, devem constar pequenos textos que expliquem o assunto.
Esses textos podem ser retirados do livro do aluno.
Preparar, com os alunos, experiências, em que se utilizem os sentidos, para serem
realizadas com as pessoas que forem visitar a exposição dos trabalhos.
Tato
Utilizar saquinho com pequenos objetos para serem reconhecidos com os olhos
vendados. Sugestão de objetos: borracha, pedacinho de massa de modelagem, um prego, um parafuso, um argola, um apontador, uma lixa de unha, um vidro de esmalte,uma bolinha de gude, uma bola de pingue-pongue, um pincel, uma esponja de banho,um pedacinho de bucha, um chaveiro etc.
Usar uma tira com colagem de diversos materiais para serem percebidos pelo tato, de diferentes graus de maciez (do mais macio para o menos macio: tecidos, paina, algodão ou peles de animais) e de aspereza (do mais áspero para o menos áspero: lixas com diferentes granulações).
3Paladar
Confeccionar com os alunos, nas aulas de Arte, jogos de memória que associem figuras de alimentos com os sabores: ácido (azedo), amargo, doce, salgado.
Se possível, levar alimentos doces, salgados, ácidos e amargos (jiló, folhas de louro e de boldo) para serem degustados ou simplesmente examinados pelos visitantes da feira.
Olfato
Preparar caixinhas de plástico ou de vidro com pequenos objetos que possam ser reconhecidos simplesmente pelo olfato: sabonete, hortelã, cebola, alho, pó de café, açúcar, limão etc.
Nas aulas de Arte, confeccionar com os alunos jogos de memória com coisas que
possam ser reconhecidas pelo olfato.
Audição
Separar objetos que emitam ruídos e que possam ser reconhecidos simplesmente pela audição: campainhas, sininhos, chocalhos, pandeiros, flauta doce, triângulos, e outros instrumentos musicais.
Preparar com os alunos garrafas iguais, de vidro, mas que contenham quantidades diferentes de água (colorida), para que percebam como elas emitem sons diferentes quando tocadas por varetas.Se possível, ensaiar com todos os alunos da classe uma apresentação para o dia da feira com os instrumentos disponíveis da bandinha da escola.
Visão
Pedir que pesquisem e tragam figuras ou desenhos que causem uma ilusão de ótica,para ser apresentada e experimentada pelos visitantes no dia da feira. Fazer com que eles examinem e percebam figuras reversíveis em publicações especializadas e também em quadros de pintores famosos.Preparar com os alunos, na aula de Arte, jogos de memória com desenhos ou colagens que impliquem a associação de desenhos e cores.
2ª série (3º ano do novo Ensino Fundamental)
Conteúdo: alimentação (tipos de alimentos, cuidados com os alimentos e com a água que bebemos).
4 Objetivos: aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre o tema abordado, com ênfase na importância de uma alimentação balanceada; estimular o trabalho em grupo e a pesquisa; criar situações para que percebam a utilidade dos conceitos matemáticos relacionados com o assunto “alimentação” e estimular a criatividade deles, nas aulas de Arte, explorando o tema escolhido. Apresentar o material do projeto na Feira de Ciências. Atividades sugeridas Dividir a classe em quatro grupos e distribuir um tema para cada um deles.
1. Alimentos de origem animal
2. Alimentos de origem vegetal
3. Alimentos de origem mineral: a água e o sal
4. Alimentos naturais e alimentos industrializados
Orientar os alunos num trabalho de pesquisa em jornais e revistas, previamente
escolhidos pela professora. Pedir para que leiam pequenos trechos e recortem figuras relacionadas com o tema, que, depois de selecionadas, deverão compor o cartaz que eles criaram.Distribuir 20 fichas de cartolina branca (8 cm x 5 cm) para que cada grupo desenhe,com muito capricho, um jogo de memória referente ao assunto tratado.
Nas aulas de Matemática, criar problemas cujo tema se relacione com o preparo e  consumo de alimentos. Reservar o dia anterior à Feira de Ciências para confeccionar uma receita de bolo,biscoitos e/ou sanduíches, de acordo com a disponibilidade da escola, para que sejam apresentados e degustados na feira, acompanhados das respectivas receitas, copiadas pelos alunos do grupo.
3ª série (4º ano do novo Ensino Fundamental)
Conteúdo: a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos.
Objetivos: aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre o tema abordado enfatizando a importância da preservação dos mananciais. Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa, criar situações para que percebam a utilidade dos conceitos matemáticos relacionados com o assunto. Estimular a criatividade deles, nas aulas de Arte,explorando o tema escolhido. Apresentar o material do projeto na Feira de Ciências.
5  Atividades sugeridas
Dividir a classe em grupos e distribuir os temas.
1. A água potável
2. A água das nascentes, dos rios e das cachoeiras.
3. A poluição da água do mar
4. O saneamento básico
Discutir os temas com os alunos e encaminhá-los para um trabalho de pesquisa na internet. Pedir, também, que façam pesquisas em jornais e revistas e selecionem os artigos e as fotos relacionadas com o tema para a confecção de cartazes. Solicitar ainda que selecionem algumas das melhores fotos para a criação dos quebra-cabeças.
Para o fechamento do trabalho, escreva com a classe um texto coletivo com as principais ações para a preservação da qualidade da água de nosso planeta. E depois, criar outro texto coletivo alertando para os perigos dessa omissão. Esses dois textos deverão ser copiados em cartolina, ilustrados com desenhos dos alunos e ficar em exposição em lugar de destaque.
Esses trabalhos podem culminar com a apresentação, na feira, de poesias, músicas ou jograis relacionados com o tema.
4ª série (5º ano do novo Ensino Fundamental)
Conteúdo: as conseqüências da agressão dos homens à natureza.
Objetivos: aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre o tema abordado,
enfatizando a importância da preservação da natureza. Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa orientada na internet. Criar situações para que percebam a utilidade dos conceitos matemáticos relacionados com o assunto e estimular a criatividade deles nas aulas de Arte, explorando o tema escolhido. Envolver os alunos com o compromisso da preservação da natureza, descobrindo com eles ações que possam ser postas em prática, imediatamente, por todos. Apresentar o material produzido na Feira de Ciências.

Atividades sugeridas
Dividir a classe em grupos e distribuir os temas.
1. Os perigos dos agrotóxicos e das monoculturas.
2. A devastação das florestas
3. A poluição do ar nos centros urbanos
4. Perigos da poluição sonora.

Discuta os temas com os alunos e os encaminhe para um trabalho de pesquisa na internet. Pedir, também, que façam pesquisas em jornais e revistas e separem os artigos e as fotos relacionadas com o tema para a elaboração de cartazes.
Para o fechamento do trabalho, prepare com a classe um texto coletivo com as principais ações para a preservação da qualidade da vida em nosso planeta. Produza um outro texto coletivo alertando para os perigos dessa omissão. Esses dois textos deverão ser copiados em cartolina, ilustrados com desenhos dos alunos e ficar em exposição na feira em lugar de destaque. Sugerimos também uma pesquisa de campo para observar os arredores da escola com o objetivo de anotar, gravar ou fotografar abusos contra o meio ambiente. Por exemplo: lixo jogado em terrenos baldios ou nas calçadas, bueiros entupidos, emissão de gases poluentes pelas indústrias ou pelo tráfego muito intenso de automóveis, ônibus e caminhões, ruídos exagerados, queimadas, pixações, entre outros. Concluir este trabalho com um texto coletivo para denunciar esses abusos e sugerir possíveis soluções.

Um comentário: