A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JUSTIFICATIVA:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DISCIPLINA NO ENSINO BÁSICO
Mais do
que a transversalidade de um tema compreende-se a Educação Ambiental como
disciplina através das seguintes premissas:
- âncora para a
interdisciplinaridade;
- desenvolver competências que
promovam a identificação das questões ambientais locais e planetárias e
sua abrangência multidisciplinar;
- possibilitar ao aluno a
aquisição de conhecimentos que permitam sua participação ativa e
consciente na preservação e conservação do ambiente;
- despertar nos indivíduos a
compreensão de que o meio ambiente é patrimônio de todos – um bem comum;
- disponibilizar conhecimentos
que promovam transformações sócio-ambientais para uma melhor qualidade de
vida;
- discutir o conceito de
desenvolvimento sustentado e qual o papel que nos cabe, para atender as
demandas atuais e futuras.
MÉTODOS:
PRINCIPAIS TÓPICOS PROGRAMÁTICOS E ATIVIDADES
Na
formação da ementa e de seu conteúdo inclui-se
os seguintes temas e as atividades de extensão mais abaixo:
- ECOSSISTEMAS
- EFEITO ESTUFA
- AQUECIMENTO GLOBAL
- DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
- BIODIVERSIDADE
- RESÍDUOS SÓLIDOS
- RECURSOS HÍDRICOS
- POLUIÇÃO
- AGRICULTURA ORGÂNICA
- ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE
Quem lê
Jornal sabe mais ( Jornal O GLOBO )
É mostrada
ao aluno a importância da leitura e da informação para o seu futuro. Através da
leitura, ele sabe o que acontece na sua cidade, no seu país, no mundo. Sendo
bem informado, terá maiores chances tanto na vida pessoal quanto na
profissional. Ajuda a conhecer seus direitos e estimula a uma maior
participação na vida da sua comunidade.
CONCLUSÃO
Assim,
resume-se no esquema abaixo o ferramental disponibilizado pela disciplina de
Educação Ambiental:Ferramentas: Conceitos básicos para facilitar a discussão
sobre os temas ambientais.
Discussão:
Levantamento
dos principais problemas locais e planetários.
Causas,
conseqüências e possíveis soluções
Vivência
: Participação ativa em eventos e ou projetos ambientais visando a melhoria da
qualidade de vida.
BIBLIOGRAFIA
CITADA
Morin,
Edgar. Articular os saberes. Traduzido por Marlene Robin Campante,
1997-99.
Gallo,
Silvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar in:
.Alves, Nilda & Garcia, Regina (orgs.) O sentido da escola, Rio de
Janeiro, DP&A, 2002.
Rancière,
Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual.
Traduzido por Lílian do Valle, Ed.Autêntica, Belo Horizonte, 2002.
Lei
9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases
Parecer
CEB 11/2000.
Parâmetros
Curriculares Nacionais – Temas Transversais (5a. a 8a. séries); Brasília,
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