sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL


                                           A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JUSTIFICATIVA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DISCIPLINA NO ENSINO BÁSICO
Mais do que a transversalidade de um tema compreende-se a Educação Ambiental como disciplina através das seguintes premissas:
  • âncora para a interdisciplinaridade;
  • desenvolver competências que promovam a identificação das questões ambientais locais e planetárias e sua abrangência multidisciplinar;
  • possibilitar ao aluno a aquisição de conhecimentos que permitam sua participação ativa e consciente na preservação e conservação do ambiente;
  • despertar nos indivíduos a compreensão de que o meio ambiente é patrimônio de todos – um bem comum;
  • disponibilizar conhecimentos que promovam transformações sócio-ambientais para uma melhor qualidade de vida;
  • discutir o conceito de desenvolvimento sustentado e qual o papel que nos cabe, para atender as demandas atuais e futuras.
MÉTODOS: PRINCIPAIS TÓPICOS PROGRAMÁTICOS E ATIVIDADES
Na formação da ementa e de seu conteúdo  inclui-se os seguintes temas e as atividades de extensão mais abaixo:
  • ECOSSISTEMAS  
  • EFEITO ESTUFA
  • AQUECIMENTO GLOBAL
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
  • BIODIVERSIDADE  
  • RESÍDUOS SÓLIDOS
  • RECURSOS HÍDRICOS  
  • POLUIÇÃO
  • AGRICULTURA ORGÂNICA  
  • ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE
Quem lê Jornal sabe mais  (  Jornal O GLOBO )
   É mostrada ao aluno a importância da leitura e da informação para o seu futuro. Através da leitura, ele sabe o que acontece na sua cidade, no seu país, no mundo. Sendo bem informado, terá maiores chances tanto na vida pessoal quanto na profissional. Ajuda a conhecer seus direitos e estimula a uma maior participação na vida da sua comunidade.


CONCLUSÃO
   Assim, resume-se no esquema abaixo o ferramental disponibilizado pela disciplina de Educação Ambiental:Ferramentas: Conceitos básicos para facilitar a discussão sobre os temas ambientais.
Discussão: 
Levantamento dos principais problemas locais e planetários.
Causas, conseqüências e possíveis soluções
Vivência : Participação ativa em eventos e ou projetos ambientais visando a melhoria da qualidade de vida.
BIBLIOGRAFIA CITADA
Morin, Edgar. Articular os saberes. Traduzido por Marlene Robin Campante, 1997-99.
Gallo, Silvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar in: .Alves, Nilda & Garcia, Regina (orgs.) O sentido da escola, Rio de Janeiro, DP&A, 2002.
Rancière, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Traduzido por Lílian do Valle, Ed.Autêntica, Belo Horizonte, 2002.
Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases
Parecer CEB 11/2000.
Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais (5a. a 8a. séries); Brasília,

 

 

 

 

 

 

 

 

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