Referencial Curricular para Educação
Infantil
Para atender às necessidades da atualidade, fez-se
necessária uma reformulação do Planejamento de Ensino com base no RCNEI
(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) , documento este que
pode e deve auxiliar o trabalho pedagógico. A normatização deste trabalho só
vem enriquecer ainda mais o fazer do Professor e do Coordenador Pedagógico.
Nosso olhar sobre o trabalho com a criança encontra, neste documento, a forma
ideal para tratar dos conteúdos a serem desenvolvidos de forma a atingir
prazerosamente os objetivos pautados.
RESUMO
ÁREA
DOCONHECIMENTO OBJETIVO CONTEÚDO 0-3 ANOS MOVIMENTO
Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo;
Explorar as
possibilidades de gestos, ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e
nas demais situações de interação;
Deslocar-se com
destreza progressiva no espaço e no andar, correr, pular etc., desenvolvendo
atitudes de confianças nas próprias capacidades motoras.
Explorar e
utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de
objetos diversos.
Expressividade
4-6 ANOS MOVIMENTO
Ampliar as
possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e
ritmos corporais nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de
interação;
Explorar
diferentes qualidades e dinâmicas de movimento, com força, velocidade,
resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as
potencialidades de seu corpo;
Controlar
gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos deslocando e
ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras,
danças e demais situações;
Utilizar os
movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para aplicar suas
possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
Apropriar-se
progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus
segmentos e elementos e desenvolvimento de cada vez mais uma atitude de
interesse e cuidado com o próprio corpo.
Equilibro e coordenação
ÁREA
DOCONHECIMENTO OBJETIVO CONTEÚDO 0-3 ANOS MÚSICA
Ouvir,
perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras, produções
musicais;
Brincar com a
música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Fazer musical
4-6 ANOS MÚSICA
Explorar e
identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e
ampliar seu conhecimento do mundo;
Perceber e
expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações,
composições e interpretações musicais.
Apreciação
musical
ÁREA
DOCONHECIMENTO OBJETIVO CONTEÚDO 0-3 ANOS ARTES
VISUAIS
VISUAIS
Ampliar o
conhecimento do mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais,
explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e
entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
Utilizar
diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para
ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
O fazer
artístico
4-6 ANOS ARTES
VISUAIS
VISUAIS
Interessar-se
pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras
artísticas regionais, nacionais ou internacionais, com as quais entrem em
contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
Produzir
trabalhos de arte , utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da
modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o
respeito pelo processo de produção e criação.
Apreciação em
artes visuais
ÁREA
DOCONHECIMENTO OBJETIVO CONTEÚDO 0-3 ANOS LINGUAGEM ORAL
E ESCRITA
E ESCRITA
Participar
de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos,
necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
Interessar-se
pela leitura de histórias;
Familiarizar-se
aos poucos com a escrita por meio de participação nas quais ela se faz
necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos
etc.
Falar e escutar
4-6 ANOS LINGUAGEM ORAL
E ESCRITA
E ESCRITA
Ampliar
gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão interessando-se
por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas
situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir de
outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
Familiarizar-se
com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de
texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
Escutar textos
lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
Interessar-se
por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
Reconhecer seu
nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
Escolher os
livros para ler e apreciar.
Práticas de
leitura /Práticas de escrita
ÁREA
DOCONHECIMENTO OBJETIVO CONTEÚDO
0-3 ANOS NATUREZA
E SOCIEDADE
E SOCIEDADE
Explorar o
ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com
pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade
e interesse.
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e
trabalhar
4-6 ANOS NATUREZA E SOCIEDADE
Interessar-se
e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas,
imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os
acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
Estabelecer
algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social
e de outros grupos;
Estabelecer
algumas relações entre meio ambiente e as formas de vida que ali se
estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies
e para a qualidade da vida humana.
Objetos e
processos de transformação
Os seres vivos
Os fenômenos da natureza
ÁREA
DOCONHECIMENTO OBJETIVO CONTEÚDO 0-3 ANOS MATEMÁTICA
Estabelecer
aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como
contagem, relações espaciais etc.
Números e
sistema de numeração
Contagem
Notação e
escrita numéricas
Operações
4-6 ANOS MATEMÁTICA
Reconhecer e valorizar os números, as
operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas
necessárias no seu cotidiano;
Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos
utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a
quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem
matemática;
Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua
capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus
conhecimentos prévios.
Grandezas e medidas / Espaço e forma
Fonte:
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental.
Referencial
curricular nacional para a educação infantil /
Ministério
da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental.
— Brasília: MEC/SEF, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário