domingo, 22 de janeiro de 2012

Os valores estão se perdendo.


Projeto: Os valores estão se perdendo. O que está acontecendo?

JUSTIFICATIVA:

A qualidade de uma instituição escolar depende em grande parte do modo pelo qual ela enfoca o processo de condução das atividades que se desenvolvem nas classes, pois ali não é somente o lugar onde realiza o processo de ensino-aprendizagem, como também, o lugar que traz sempre o momento oportuno para desenvolver e promover os valores humanos nos alunos. Essa qualidade depende sobretudo também da capacidade dos professores em estimularem nos alunos atitudes de respeito, companheirismo e solidariedade.

OBJETIVO:
Oportunizar na escola ações de resgate aos valores morais na família e escola.
Desenvolver atividades no processo ensino aprendizagem relacionando-as com os valores morais.

BLOCOS DE CONTEÚDOS:

Colocar nesse espaço o planejamento do bimestre de todas as séries, inclusive Educação Física adptáveis ao tema. Sugiro esse projeto para o 1° bimestre, pois os conteúdos são mais adequados e realizar o projeto no início do ano ajudará a escola a ter melhores resultados no decorrer do mesmo.

METODOLOGIA:

A busca por alternativas que melhorem o rendimento do aluno está inteiramente ligada à aquisição de valores morais que refletem no comportamento do mesmo em sala de aula.
Para tanto é necessário atividades que envolvam alunos, pais e escola.
As sugestões dessas atividades, as quais estão relacionadas às ações do projeto e atividades do cotidiano como: conversas de sensibilização diariamente, pesquisas, filmes, entrevistas, passeios, realizar ações em que os alunos possam descobrir atitudes em si mesmo de solidariedade(doações, companheirismo...)promover atitudes de valorização e respeito ao próximo no cotidiano escolar e para isso o professor precisa está atento a cada ato ou fato que ocorrer.É importante o trabalho em equipe e principalmente dentro da escolas as pessoas devem demonstrar esses valores no tratamento com todos da comunidade escolar.

CRONOGRAMA DAS AÇÕES

26/01- Lançamento do projeto através da 1ª reunião de pais na escola.
Com dramatização, teatro, palestra realizada pela equipe escolar.
02/02- Carnaval e os blocos dos valores

Cada bloco representará através de fantasias, faixas dois valores morais, escolha da melhor fantasia, escolha da garota super valores, painel de atividades sobre pontos positivos e negativos do carnaval, desfile no bairro com a participação de escola de samba local.
22/02- Eleição para representante de turma.
Trabalhar cidadania e ética através das eleições.
07/03- Dia Internacional da Mulher
Trabalhar o respeito, valorização através de Serviços beneficentes na área da saúde,beleza, lazer e diversão.
15/03- Páscoa
Trabalhar com corais, dramatização,torneio de redação com tema Solidariedade, doação de cestas básicas para alunos carentes de cada turma.
31/03- Circo e Educação para o Trânsito
Trabalhar a alegria e paz por conta do dia do circo, através de um passeio no circo e no percurso para o circo utilizar faixas, entrega de panfletos sobre a conscientização no trânsito.

AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma contínua no decorrer do projeto, através de observação, fichas de acompanhamento e outros registro que se fizerem necessárias, levando em consideração o acompanhamento do aluno e da família.A equipe precisará a cada ação refletir sobre a continuidade do projeto e executar as outras ações.O projeto será executado no 1º bimestre, porém não esquecer de trabalhar o tema durante todo ano letivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário