PROJETO MEIO AMBIENTE
1- Apresentação
A
Educação Ambiental nunca teve uma política
bem definida aqui no Brasil, embora
a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica,
política, cultural e histórica do país.
Observando
a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por
acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento
e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto
apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.
2- Público Alvo
Este
projeto é destinado a criança de 6 a 7 anos alfabetizadas cursando a 1o
série do ensino fundamental.
3- Duração
Este
tem projeto tem a duração de 12 dias, constando de 12 aulas, tendo cada aula 04
horas diária.
4- Objetivos
Ø Conscientizar as crianças sobre a importância do
meio ambiente e como o homem está
inserido neste meio;
Ø Estimular para que perceba a importância do homem na
transformação do meio em que vive e o
que as interferências negativas tem causado à natureza;
Ø Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
Ø Estimular a leitura e a escrita;
Ø Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos
(quantidades, adição, subtração);
Ø Desenvolver a oralidade, a socialização;
Ø Proporcionar o contato e o uso dos recursos
tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de
preservação do meio ambiente.
5- Metodologia
A
metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em
sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos,
software educativo.
6- Estratégias
1o
AULA:
Ø História infantil que trate da questão do meio
ambiente;
Ø Conversa dirigida a respeito da história:
interpretações, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação
atual deste meio;
Ø Pedir para que os alunos recontem a história
utilizando a escrita e o desenho;
Ø Explanação dos seus trabalhos.
2o
AULA:
Ø Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio
ambiente;
Ø A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e
escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural
na sala de aula;
Ø Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio
ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do
site.
3o
AULA:
Ø Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação
do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
Ø Comentários sobre o vídeos;
Ø Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos
que podem ser reciclados;
4o
AULA:
Reciclando
e Brincando com a Matemática.
Ø Confecção de um boliche com garrafas de “pet”;
Ø Cada aluno deverá levar uma garrafa de “pet” (garrafa
plástica de refrigerante) para a confecção do boliche;
Ø Cada um irá pintar sua garrafa com cores
diferenciadas, pois cada cor corresponderá a um número;
Ø Construir junto como eles o quadro que servirá de
legenda para identificação da cor com seu respectivo número;
Ø Inicia o jogo;
Ø Neste jogo pode
ser trabalhada adição, subtração, quantidade.
5o
AULA:
Aula
Passeio.
Ø Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro,
ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de
degradações que estão presentes naquele
meio ambiente ou em suas proximidades;
Ø Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e
um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação
ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor
pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem
vai falar sobre o quê.);
Ø Como atividade de casa
uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam
solução para o problema que está sendo trabalhado por eles6O AULA:
Ø Socialização das construções e das pesquisas;
Ø Agora eles irão construir um pequeno texto com
ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema
que esta sendo estudado;
Ø Propor aos alunos a confecção de uma cartilha, feita
por eles, onde irão apresentar através de textos e desenhos os problemas que
agridem o meio ambiente e as possíveis soluções para esses problemas; ( obs: a
confecção desta cartilha será feita no software KidPix. Os textos e os desenhos
serão trabalhados em duplas.);
Ø Apresentar a turma o software KidPix e permitir que
eles manusear e conheçam.
7o
AULA:
Trabalhando
com Música.
Ø Apresentar a eles o texto da música de Chico César
(Xote da Poluição) e falar um pouco sobre o autor;
Ø Fazer uma leitura individual e coletiva do texto
musical;
Ø Ouvir e cantar
a música;
Ø Interpretação da música (conversas dirigidas pelo
professor)
Ø Ditado de palavras retiradas do texto.
8o
AULA:
Ø Iniciar a construção da cartilha;
Ø Em dupla, e com o auxilio do professor, os alunos
deverão arrumar os textos, aquele que foi produzido individualmente a partir da
aula passeio, relatando sobre um problema de degradação constatado por eles, e
transforma-los em apenas um texto para ser digitado no KidPix. ( obs: o
professor deve arrumar a dupla de acordo com os textos produzidos onde os dois
alunos tratem do mesmo problema.);
Ø Digitação dos textos.
9o
AULA:
Reciclando
Papel
Ø No primeiro momento desta aula o professor irá propor
a turma um trabalho de arte no qual será utilizado papel reciclado;
Ø O professor apresenta alguns materiais que foram
construídos com papel reciclado e explica para os alunos como se dá o processo de
reciclagem de papel;
Ø Com os materiais, já previamente prontos, o professor
juntamente com os alunos inicia o processo de reciclagem de papel;
Ø Digitação do trabalho.
10o
AULA:
Ø Depois de seco, papel reciclado, será usado para
pinturas e desenhos;
Ø Ilustração da cartilha (o professor deve orientar ao
aluno que a ilustração deve ser feita de acordo com o seu texto).
11o
AULA:
Ø Está aula será dedicada aos preparativos para a Feira
do Meio Ambiente, onde os alunos irão apresentar e distribuir as cartilhas
preparadas por eles e também fazer a exposição dos trabalhos construídos a
partir de reciclagens.
12o
AULA:
Ø Exposição da Feira do meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário