Vamos Refletir um pouco sobre O Ato
de Planejar!
Madalena Freire
O ato de planejar exige do educador uma ação
organizada. O improvisar é importante na ação pedagógica desde que o educador
tenha consciência, controle do que está improvisando. Para isso ele terá que
ter organizado seu planejamento. Ter uma ação planejada significa que o
educador tem claros seus objetivos. O que espera alcançar com cada atividade ou
com determinado encaminhamento.
Quando
tenho os objetivos claramente delimitados, a improvisação que possa vir a
ocorrer está sob o meu controle.
Tenho
consciência do porquê estou improvisando: determinada atividade que planejei
não deu certo. Os motivos, tenho que procurar, depois, na avaliação da mesma.
Assim vivida, a ação improvisada é produtiva, aprendo com ela, aprofundo meu
planejamento. O desafio, portanto, é viver o planejamento sem deixar de correr
o risco de possíveis improvisações. A improvisação, desse modo, faz parte do
planejamento, mas não é o planejamento. Neste sentido, o educador trabalha sua
flexibilidade planejando.
O
desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja
_ conteúdo da matéria e conteúdo do sujeito. Este é o seu estudo. Para isso
precisa estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de
sua ação. Ação organizada não significa ação estática, mas ato constante de
reflexão, de intervenção na realidade.
É
através desse pensar cotidianamente que o educador sistematiza suas previsões
sobre o que está querendo conhecer.
Portanto,
na concepção democrática de educação, o ato de planejar não é meramente
fabricar planos; ele é processo ininterrupto, permanente, cujo desafio é
lançar-se na reelaboração diária de novos planejamentos. Neste sentido, o ato
de planejar é processual, onde avaliação e planejamento constroem o produto.
(Freire,1997:57)
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