Educar é Semear

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sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

"Era uma vez... Bruxas e Fadas"



Projeto com Contos De Fadas: "Era uma vez... Bruxas e Fadas"


APRESENTAÇÃO

Ao longo dos anos, muito vem se falando da importância da formação do leitor, mas pouco se tem feito no sentido de instrumentalizar pais e professores, no que diz respeito ao desenvolvimento do gosto pela leitura. Visto que o ato de ler não visa só a formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã, trabalhar com formação do leitor passa inevitavelmente pela leitura de livros, de imagens e do seu cotidiano com seu acervo cultural, que lhe dará visão de mundo.
Desde pequena, a criança escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais próximos. Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas, as anedotas ou até as histórias inventadas pelos seus pais carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem.
É ouvindo que podemos sentir emoções importantes na vida, como: tristeza, raiva, irritação, medo, alegria, segurança, insegurança, irritação, bem-estar, pavor, tranqüilidade, liberdade, entre muitas outras sensações. Daí a importância de se selecionar livros de literatura infantil que desenvolvam na criança o senso crítico, construindo-se um ser independente, com uma visão de mundo voltada à situação real. De acordo com COELHO, a literatura infantil é responsável pela “formação de uma nova mentalidade”.
Toda criança que lê e tem acesso a livros tem maior facilidade em aprender e conhecer o mundo; a leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos, traz benefícios para toda a comunidade escolar, pois quanto maior for o entendimento e conhecimento, mais poderá o professor avançar e aguçar a curiosidade dos alunos, para que busquem as suas respostas nos livros, utilizando-os como instrumentos de pesquisa

JUSTIFICATIVA

A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lê-se para entender e conhecer, para sonhar, viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade; Lê-se para questionar e resolver problemas. O indivíduo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Vê-se então que o Projeto Era uma vez... Bruxas e Fadas vem de encontro com o anseio dos alunos em obter o domínio da habilidade de leitura proficiente garantindo o exercício de cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.
A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para nos aprimorarmos quanto pessoas e serve também para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. Através da leitura testamos os nossos valores e experiências com as dos outros. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto: ERA UMA VEZ... BRUXAS E FADAS.

PROBLEMATIZAÇÃO

ATIVIDADE DISPARADORA:

Filme “Branca de Neve” – Walt Disney
Discussão sobre os fatos e personagens presentes no filma, para levantamento dos conhecimentos prévios, quanto aos contos de fadas.
O filme Branca de Neve é um conto de fada?
Que seres fantásticos aparecem no filme?
Há castelos? Bruxas? Fadas?
Quem salva Branca de Neve?
Que outros contos de fada você conhece?

PROBLEMATIZAÇÃO:
Sabemos que nem todos os contos de fada têm fadas.
Então, por que são chamados assim?

CONTEÚDOS

Produção e expressão oral.
Relato pessoal.
Conversas formais e informais.
Unidades sonoras da língua, letra, sílaba e palavra.
Nome próprio.
Contos.
Estratégias de leitura.
Apropriação da base alfabética.
Leitura compartilhada de textos narrativos e informativos.
Escrita convencional e não convencional.
Cada criança tem sua história – eu e minha família.
Elementos naturais e culturais do espaço de vivência.
Registro de quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.
Comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente.

OBJETIVOS E METAS

OBJETIVO GERAL

A leitura é um ato que de tal modo faz parte de nosso dia-a-dia que acabamos acreditando ser algo "natural", "sempre igual" e que não necessitaria de qualquer problematização ou reflexão. Mas quando trabalhamos de forma lúdica, colorida e com imagens com os nossos alunos que estão iniciando a prática de leitura, despertamos o interesse, o conhecimento, a opinião ao mundo das letrinhas.
Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver momentos onde o aluno e seu professor, terão acesso a "belos contos de fadas". Propiciando assim, de forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento.

OBJETIVOS CONCEITUAIS:

 Conhecer a vida de escritores de contos infantis como, Hans Christian Andersen e Irmãos Grimm;
 Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
 Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
 Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
 Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.

OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:

 Ampliar as possibilidades de movimentos;
 Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
 Desenvolver a linguagem oral;
 Ler, ainda que de forma não convencional;
 Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
 Descrever cenários e personagens;
 Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
 Identificar títulos de histórias conhecidas;
 Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
 Produzir textos, tendo o professor como escriba.

OBJETIVOS ATITUDINAIS:

 Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
 Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
 Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
 Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
 Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos;
 Aprender valores;
 Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

METAS

Partindo dos objetivos propostos, temos as seguintes Metas a serem alcançadas:
 Incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação;
 Considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos;

METODOLOGIA E SUAS TECNOLOGIAS


O projeto será desenvolvido através das seguintes ações:

 Leitura de contos de fadas e histórias infantis;
 Desenvolver atividades diversas utilizando diferentes recursos tecnológicos, como o Notebook e o Data Show;
 Criar situações de fantasia e encantamento utilizando o ambiente virtual;
 Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
 Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
 Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
 Conto das histórias com o tapete em ambientes fora da sala de aula;
 Ouvir histórias utilizando data show, cd mp3 entre outros recursos;
 Músicas e brincadeiras;
 Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
 Apreciação da leitura feita pela professora;
 Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
 Atividades diversas como: pintura, desenho, recorte colagem, confecção de fantoches (personagem das histórias contadas), dobradura e outros;
 Fazer rodinha com as crianças para discutir, trocar idéias sobre fatos e acontecimentos da história que acabou de ser contada;
 Confecções de livros;
 Confecções de um castelo utilizando materiais recicláveis como caixa de leite e garrafa pet;
 Leitura individual;
 Leitura em grupo;
 Leitura silenciosa;
ANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, OBSERVANDO:
 Estrutura textual (narrativa), começo, fato complicado, auge do problema e desfecho (final);
 Temporalidade;
 Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
 Descrição de cenários e personagens;
 Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
 Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
 Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...);
 Listar oralmente as histórias preferidas;
 Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
 Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
 Elaborar um novo final, diferente do original;
 Analisar as características das personagens na história.

DRAMATIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS, OBSERVANDO:
 Expressões faciais;
 Criatividade;
 Vocabulário;
 Narração;
 Movimentos espontâneos e programados;
 Postura e encenação;
 Colocação de voz.

SAINDO DO AMBIENTE “MESA E CADEIRA”

Durante as rodas de leitura, levar os alunos para a área externa da escola, possibilitando aos alunos, fazerem leitura deitado, sentado na grama ou em um tapete, proporcionando uma aula diferenciada em ambiente agradável.

Sacola Era Uma Vez... e Mala Viajante
O desenvolvimento do Projeto contará ainda com os recursos da Sacola Era Uma Vez, onde um aluno sorteado leva a sacolinha para casa. Dentro da sacolinha há um livro de história e um caderno de registro. Com ajuda de um adulto, o aluno deverá realizar a leitura do livro e registrar ao seu modo o que foi lido. E ainda, a Mala Viajante que percorrerá as demais salas de aula de escola, buscando contribuições para o desenvolvimento do Projeto. Estas contribuições poderão ser: objetos, desenhos, notícias, figuras, livros, adesivos, filmes entre outros, de acordo com imaginação...
Vale lembrar que a sala que receber a mala viajante será avisada com antecedência para trazer sua contribuição.

ATIVIDADES DIVERSAS:

Contar e explorar muitas histórias como: João e Maria, Chapeuzinho vermelho, Cinderela, O gato de botas, A Bela Adormecida, Branca de Neve, o Patinho Feio e muitas outras. Apresentar as histórias para os alunos através do livro, do teatro de fantoches de mão ou de vara, da TV e DVD, internet, data Show etc.
•Produzir listas coletivas e individuais de palavras relacionadas à temática.
•Realizar pesquisas em livros da Biblioteca e na internet por meio de sites pré – selecionados pela professora.
•Produzir com as crianças livros infantis dos quais elas deverão participar da construção e ilustração.
•Realizar trabalhos na sala de aula explorando as estórias com muito dinamismo e criatividade.
•Assistir filmes que destacam castelos, bruxas, reis e rainhas.
•Confeccionar um castelo utilizando caixas de leite e garrafa pet.
•Culminância: expor os materiais produzidos durante o projeto e promover banquete e baile real.

AVALIAÇÃO

É imprescindível enxergar com novos olhos o verdadeiro, o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, conseqüentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
Observar nos alunos e registrar em relatórios e planilhas os seguintes aspectos: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade.

RECURSOS

Notebook, internet;
TV, DVD, Data Show;
CD de histórias;
Tapetes;
Fantoches de diversos tipos;
TNT;
Cenário para apresentação de fantoches;
Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
Livros de contos de fadas e histórias infantis.
Materiais recicláveis entre outros

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