PROJETO: AMBIENTE ESCOLAR. CUIDE COMO
SE FOSSE O SEU LAR!
JUSTIFICATIVA:
O estudo do meio ambiente tem um
contexto muito, amplo, englobando temas diversificados, cada um com suas
peculiaridades. Porém são temas que possuem uma situação de interdependência,
já que o estudo do meio ambiente se refere às relações entre os seres vivos. No
entanto este tema se torna complexo e de uma difícil assimilação coerente com a
realidade do educando, quando tentamos trabalhá-lo de forma global.
Entendemos que para haver esta assimilação é necessário partir de um estudo específico sobre determinado tema. Neste caso o limitamos ao âmbito escolar.
Abordar temas relacionados ao meio ambiente de forma globalizada e esperar dos educandos resultados positivos sem que estes vivenciem no seu cotidiano familiar e escolar é no mínimo um paradoxo.
É essencial a elaboração de um projeto que articule ações voltadas à realidade do aluno, onde ele possa ter oportunidade de conhecer, refletir, sensibilizar-se e atuar dentro do seu próprio ambiente. Começando no seu universo que é um tanto “limitado” em função de sua visão de mundo está perpassando por nível de aprendizagem que ainda restringe ao espaço em que vive o qual precisará vivenciar situações concretas para compreender os conhecimentos em estudo.
Compreendemos que de nada adianta abordarmos temas como aquecimento global, preservação dos recursos naturais... Sem partir de questões conhecidas e vivenciadas pelos alunos como: jogar papel no chão, cuidados de limpeza no dia-a-dia familiar, e escolar, desperdícios de água nas torneiras e bebedouros... Enfim, o grande desfio que a sociedade atualmente enfrenta em conscientizar as pessoas sobre a preservação ambiental, está inteiramente ligado à educação familiar e escolar. Onde, a família não trabalha o assunto com a preocupação específica com o meio ambiente. E a escola que geralmente enfatiza o tema num contexto muito amplo.
Período de Execução: 11/04 a 07/o6
OBJETIVOS:
• Abordar o tema sobre o meio ambiente relacionando especificamente ao cotidiano escolar e familiar, buscando mudanças de comportamento nos educandos no que diz respeito â preservação do ambiente em que vivem.
• Observar e explorar o ambiente escolar com atitudes, curiosidades, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente, agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
BLOCOS DE CONTEÚDOS
(Colocar nesse espaço os conteúdos mais adequados ao projeto, eu sugiro esse projeto para o 2º bimestre, os conteúdos são adaptáveis).
O ideal é que para cada conteúdo colocado aqui, venha com sugestões adequadas ao tema: textos, filmes, passeios...
METODOLOGIA:
Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para as crianças e utilizá-los em atividades de preparo para a leitura, produções, interpretações para os números, conceitos lógicos que envolva situações problemas, seriação, classificação, ordenação, músicas, danças, dramatizações e etc. Estando cada educador acompanhando o desenvolvimento do aluno, intervindo para levantar problemas que o leve a formular hipóteses sempre que necessário.
As ações e atividades neste bimestre serão desenvolvidas buscando envolver o aluno em atitudes de preservação com responsabilidades e respeito ao ambiente escolar.
Cada ação desenvolvida deverá ter o seu cronograma de atividades.
CRONOGRAMA DO PROJETO
DATAS AÇÕES
11/04/2011 Lançamento do projeto: Mutirão de limpeza
14/ 15/16/17 e 18/04/2011 Maratona da leitura
18/04/2011 Homenagem ao dia do Livro, índio.
10/05/2011 Torneio de redação e muro ecológico
30/05/2011 Torneio de Matemática
07/06/2011 Culminância do projeto festa junina
AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma continua no decorrer do projeto, através de observação, trabalhos avaliativos e avaliações bimestrais, para tanto é necessário que o professor contextualize suas atividades com o tema do projeto.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário levará em consideração as mudanças de atitudes, envolvimento e conhecimento adquiridos.
Entendemos que para haver esta assimilação é necessário partir de um estudo específico sobre determinado tema. Neste caso o limitamos ao âmbito escolar.
Abordar temas relacionados ao meio ambiente de forma globalizada e esperar dos educandos resultados positivos sem que estes vivenciem no seu cotidiano familiar e escolar é no mínimo um paradoxo.
É essencial a elaboração de um projeto que articule ações voltadas à realidade do aluno, onde ele possa ter oportunidade de conhecer, refletir, sensibilizar-se e atuar dentro do seu próprio ambiente. Começando no seu universo que é um tanto “limitado” em função de sua visão de mundo está perpassando por nível de aprendizagem que ainda restringe ao espaço em que vive o qual precisará vivenciar situações concretas para compreender os conhecimentos em estudo.
Compreendemos que de nada adianta abordarmos temas como aquecimento global, preservação dos recursos naturais... Sem partir de questões conhecidas e vivenciadas pelos alunos como: jogar papel no chão, cuidados de limpeza no dia-a-dia familiar, e escolar, desperdícios de água nas torneiras e bebedouros... Enfim, o grande desfio que a sociedade atualmente enfrenta em conscientizar as pessoas sobre a preservação ambiental, está inteiramente ligado à educação familiar e escolar. Onde, a família não trabalha o assunto com a preocupação específica com o meio ambiente. E a escola que geralmente enfatiza o tema num contexto muito amplo.
Período de Execução: 11/04 a 07/o6
OBJETIVOS:
• Abordar o tema sobre o meio ambiente relacionando especificamente ao cotidiano escolar e familiar, buscando mudanças de comportamento nos educandos no que diz respeito â preservação do ambiente em que vivem.
• Observar e explorar o ambiente escolar com atitudes, curiosidades, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente, agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
BLOCOS DE CONTEÚDOS
(Colocar nesse espaço os conteúdos mais adequados ao projeto, eu sugiro esse projeto para o 2º bimestre, os conteúdos são adaptáveis).
O ideal é que para cada conteúdo colocado aqui, venha com sugestões adequadas ao tema: textos, filmes, passeios...
METODOLOGIA:
Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para as crianças e utilizá-los em atividades de preparo para a leitura, produções, interpretações para os números, conceitos lógicos que envolva situações problemas, seriação, classificação, ordenação, músicas, danças, dramatizações e etc. Estando cada educador acompanhando o desenvolvimento do aluno, intervindo para levantar problemas que o leve a formular hipóteses sempre que necessário.
As ações e atividades neste bimestre serão desenvolvidas buscando envolver o aluno em atitudes de preservação com responsabilidades e respeito ao ambiente escolar.
Cada ação desenvolvida deverá ter o seu cronograma de atividades.
CRONOGRAMA DO PROJETO
DATAS AÇÕES
11/04/2011 Lançamento do projeto: Mutirão de limpeza
14/ 15/16/17 e 18/04/2011 Maratona da leitura
18/04/2011 Homenagem ao dia do Livro, índio.
10/05/2011 Torneio de redação e muro ecológico
30/05/2011 Torneio de Matemática
07/06/2011 Culminância do projeto festa junina
AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma continua no decorrer do projeto, através de observação, trabalhos avaliativos e avaliações bimestrais, para tanto é necessário que o professor contextualize suas atividades com o tema do projeto.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário levará em consideração as mudanças de atitudes, envolvimento e conhecimento adquiridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário