PROJETO TRABALHANDO GÊNEROS TEXTUAIS
Projeto: Trabalhando Gêneros
Textuais
Período de execução: 3º e 4º bimestre
Turma: 3º ano
Justificativa:
Período de execução: 3º e 4º bimestre
Turma: 3º ano
Justificativa:
O presente projeto visa a
melhoria do ensino aprendizagem tanto na leitura como na escrita, oportunizando
ao aluno o desenvolvimento nas produções textuais, bem como despertar o prazer
de ler.
Objetivo:
Tornar o aluno em um leitor
competente, dotado de bons hábitos de leitura e de estratégias para compreender
o que lê.
Coteúdos:
·
Gêneros
literários:
·
Poesia
/Conto Tradicional/Fábula/Lenda/Carta/Bilhete/Diário/Conto de fadas
·
Mitos
brasileiros/Crônica/Anúncio/Notícia/Instruções/Instrucional/Informativo
·
Biografia/Convite
·
Metodologia:
·
Cópias de
textos retirados de livros didáticos e paradidáticos Palavras;
Leitura e interpretação;
Produção textual;
Leitura das produções elaboradas pelos alunos;
Seminário.
Leitura e interpretação;
Produção textual;
Leitura das produções elaboradas pelos alunos;
Seminário.
Avaliação:
·
Os alunos
serão avaliados no decorrer das atividades desenvolvidas em sala
PROJETO - LEITURA DE TEXTOS INFORMATIVOS
1. Justificativa
Ler textos informativos, conhecer
seus portadores, desenvolver estratégias para localizar informações sobre temas acerca dos quais se
deseja saber mais é um aspecto importantíssimo da formação de um leitor.
Pesquisar com as crianças tem como propósito desenvolver nelas, desde muito
pequenas, o gosto de ler para saber mais sobre um assunto. Tem-se em vista que
manuseiem e se familiarizem com textos científicos de circulação social e que
compreendam que eles são fontes confiáveis de informações, por meio dos quais
se pode aprender muito.A proposta desse projeto é aliar o trabalho com textos
informativos com um tema que desperte a curiosidade das crianças e possibilite
variados encontros com a leitura em contexto de estudo e busca de
informações.Para a escola, esse projeto é um instrumento que possibilita tornar
comum ao quadro de professores, o hábito de ler textos de ciências para as
crianças, a prática de compartilhar e construir procedimentos de pesquisa e
registro de informações importantes, além do que, contribui para ampliar a
concepção de formar leitores que os professores normalmente possuem, ampliando
as práticas de leitura habituais à comunidade escolar.
2. Objetivos e conteúdos
O trabalho com a leitura de
textos informativos tem os seguintes objetivos e conteúdos:
·
Objetivos
·
Ler para buscar informações e saber mais sobre
um tema
·
Buscar e
selecionar informações sobre o tema estudado
·
Registrar
e organizar o que se entendeu
·
Comunicar
suas conclusões à comunidade escolar
·
Aprender procedimentos que leitores
experientes usam ao procurar informações nos textos(uso do índice, títulos e
subtítulos, chamadas, etc.)
·
Formular
perguntas e estabelecer relações entre diferentes informações e ideias sobre
esse tema de estudo
·
Trabalhar com os colegas de forma cooperativa
e solidária para construir conhecimento sobre o tema estudado: conversar sobre
o que foi lido, discutindo seu significado, expondo sua opinião e relacionando-a
com a dos demais
Conteúdos:
Leitura como fonte de informação;
Procedimentos de pesquisa:
trabalho em grupo, seleção e organização de informações, registro de
conclusões; e expansão dos conhecimentos iniciais das crianças sobre o tema de
estudo.
3. Público
Esse projeto pode ser
desenvolvido .....
4. Prazo e estrutura
·
Para
realizar este projeto são necessários de 02 a 03 meses de trabalho.
·
Os
materiais necessários são: documentários, livros, revistas de divulgação científica,enciclopédias,
jornais, sites confiáveis da internet etc.
·
Defina,
junto com seu grupo de alunos, o produto final do projeto, levando em
consideração os propósitos comunicativos – como vocês podem contar sobre a
pesquisa realizada para a sala – e
·
seus
destinatários – para quem seus alunos gostariam de contar sobre as informações
novas que
·
pretendem
encontrar sobre o tema de pesquisa:
·
- Pode
ser um encarte informativo que reúna os resultados da pesquisa, organizado com
o propósito de servir de consulta para outras turmas que venham a estudar ou se
interessar
·
pelo
tema.
·
- Outra
opção é realizar uma exposição de Ciências para compartilhar as informações descobertas
com os colegas e a comunidade escolar.
5. Etapas desenvolvimento
·
Preparo
prévio do professor:
·
Alguns
critérios podem ajudar na escolha do tema a ser pesquisado:
·
• Escolha
um tema que desperte a curiosidade e o desejo de pesquisar das crianças. Se for
um tema que elas têm pouco contato ou desconhecem, procure antecipar se será de
interesse delas e planeje situações para apresentá-lo de forma a envolvê-los.
·
• Deve
ser um tema que permita que elas levantem dúvidas, exercitem sua autonomia e exerçam
o papel de leitores que buscam informações.
·
• Escolha
um tema do qual seja possível encontrar informações numa variedade de fontes de
pesquisa (livros, enciclopédias, revistas de divulgação científica, DVDs e
sites confiáveis da internet). É interessante que as crianças conheçam as
variadas formas que os portadores científicos se organizam e confrontem as
informações apresentadas por cada um deles.Verifique a fidedignidade das
informações e a pertinência com o tema de estudo.
·
• Dê
preferência a um tema que permita que a sala escolha um foco claro para a
pesquisa(como, por exemplo, pesquisar os animais que nascem de ovos vai exigir
que se busque informações sobre quanto tempo cada animal fica dentro do ovo até
que ele se abra, se é preciso que os pais choquem ou não... mas informações
sobre o ritual de acasalamento de alguns desses animais, por mais interessantes
que sejam, dêem ficar para uma nova pesquisa, a fim de que não se perca o foco
do estudo). Como a atividade de pesquisa é muito estimulante e sempre abre
novas questões, é fundamental retornar ao foco da pesquisa, para que avancem na
questão que motivou a trabalho. Se surgirem outros temas de pesquisa
interessantes, que não podem ser atendidos no momento, o professor pode anotar
para retomar em outra situação de estudo.
·
Selecione,
dentre as fontes de pesquisa disponíveis, aquelas que facilitem a construção de
hipóteses das crianças acerca do conteúdo do texto (ou seja, que permita que
elas relacionem os conhecimentos apresentados ali com seus saberes prévios;
possua ilustrações; subtítulos e/ou
·
índice;
no caso de revistas, chamadas para o artigo em questão), aquelas que permitem
aprofundar a pesquisa e também aquelas que, ainda que não tenham essa
organização textual que facilita a consulta, tragam informações importantes (e
por isso, podem ser lidas por você em voz alta). Antes de apresentá-las às crianças,
estude-as e antecipe algumas das intervenções que fará durante a atividade. É
fundamental que o professor tenha conhecimento das informações que serão
apresentadas e que realize um planejamento prévio do percurso da pesquisa,
definindo a ordem de apresentação dos materiais.
·
Você pode
sugerir que as crianças e familiares contribuam com as fontes de pesquisa
disponíveis em casa. Atente-se ao fato de que possivelmente algumas
contribuições não sejam adequadas à pesquisa. Neste caso, converse com a turma
explicitando por que não poderão usá-las
·
1ª etapa: Apresentação do projeto
·
Nesta
etapa, o objetivo é conversar com as crianças sobre o tema, levantando os
conhecimentos prévios e curiosidades que elas têm sobre o assunto. Para isso,
apresente parte de documentário ou faça uma breve leitura de um texto
informativo que possa causar curiosidade nelas. Proponha uma discussão sobre os
assuntos abordados e procure levantar questões e dúvidas da turma. Fique atento
para que a conversa não se esgote, para isso, é importante que você conte com
certo repertório de informações e questões instigantes previamente preparadas.
Registre os comentários das crianças, conforme elas dizem, em um cartaz. Para
facilitar divida em duas colunas: “O que já sabemos sobre...” e “O que queremos
descobrir sobre...”. Depois dessa primeira conversa, compartilhe com o grupo a
proposta de pesquisa, e defina com ele qual será o produto final do projeto e
seu destinatário
·
2ª etapa: O professor lê textos informativos para seus alunos
·
Antes de
ler, recupere as questões levantadas no cartaz e antecipe quais informações
poderão ser encontradas com a leitura. Apresente o texto e seu portador,
compartilhe porque escolheu aquele material específico, compartilhe com eles
como se faz uso de índices, localize onde está o titulo, o subtítulo e faça a
leitura do material.
·
Durante a
leitura, escolha alguns parágrafos para reler e comentar o significado de
algumas expressões importantes. Pode exemplificar alguns conceitos e voltar a
ler algumas passagens que explicam certas expressões que ajudem a entender
outras partes do texto. Enfatize com o tom de voz, partes que julgue
importantes para o entendimento das crianças. Trechos com informações já muito
conhecidas ou excessivamente complexas não devem ser enfatizados, apenas lidos.
·
Após a
leitura, abra um espaço de intercâmbio de ideias sobre o texto: peça que
comentem o que compreenderam, relacionando as interpretações de uns e de
outros, quando complementares. Diante de interpretações discrepantes ou contraditórias,
retome a leitura, relendo partes que ajudem a esclarecer as questões levantadas
pelas crianças. Caso perceba que algum aspecto importante do texto não foi
comentado, releia a parte, para possibilitar que elas tomem aquele aspecto como
tema de discussão.
·
Registre
as informações importantes para o estudo, a partir do que as crianças apontam
como necessário – ajude-as nesta etapa, iluminando o que de fato é pertinente.
Compartilhe diferentes formas para tomar notas de estudo: quadros esquemáticos,
sequência de itens sobre o tema, desenhos com legendas, tabelas, etc.,
escolhendo a mais adequada para o texto em questão.
·
Cada
rodada de leitura e discussão acontece num dia de aula. O ideal é que essa
atividade ocorra regularmente a fim de que as crianças possam construir
procedimentos de leitura para estudar
·
3ª etapa: A sala assiste documentários informativos sobre o tema
estudado.
·
Antes de
começar o documentário, compartilhe com as crianças que tipo de informação elas
encontrarão, distribui pranchetas para que façam anotações e faz pequenas
pausas, depois de informações importantes, conversando (brevemente) com os
alunos sobre o que foi visto e permitindo que eles registrem algo, caso
queiram. Após assistirem, as crianças compartilham seus registros (a professora
deve perguntar o que cada um anotou) e a sala constrói um registro coletivo.
·
4ª etapa: o professor lê outro texto informativo para as crianças
·
Escolha
outra fonte, uma boa sugestão são matérias de sites confiáveis, que respondam a
alguma questão das crianças. Antecipe o que poderão descobrir com a leitura e
de que forma se articula com o texto lido anteriormente. Para deixá-los
curiosos, mostre as ilustrações e diga qual é a chamada de destaque. Realize a
leitura enfatizando com o tom de voz as partes de interesse.
·
Releia
partes sempre que julgar importante para o entendimento. Após a leitura,
estimule que façam comentários sobre o que descobriram e avancem em suas
hipóteses. Novamente, você
·
poderá
registrar o que descobriram no cartaz.
·
*Esta
etapa pode se repetir sempre que pertinente ao desenvolvimento do estudo.
·
5ª etapa: os alunos leem textos informativos
·
Disponibilize
diferentes materiais sobre o tema e coloque no centro da roda. Oriente-os a
procurarem, em duplas, informações que contribuam para a pesquisa. Compartilhe
com o grupo que podem se apoiar nas imagens para realizar a busca. Circule
entre as crianças, fazendo
·
intervenções
que ajudem nessa tarefa, por exemplo, “será que no índice temos pistas de onde
encontrar?”, “Vocês observaram as imagens?”. Quando finalizarem, retorne à roda
e socialize o que encontraram. Leia para todos, problematizando se de fato há
informações pertinentes. O objetivo nesta atividade é que as crianças se
interessem pelo material, possam olhá-lo de perto e participem da etapa de
busca e seleção da informação.
·
6ª etapa (se possível): realizar uma pesquisa de campo
·
A
pesquisa de campo permite que as crianças investiguem o tema de estudo por meio
da observação e de entrevistas com especialista (caso haja algum disponível).
Dependendo do tema de estudo, podem visitar o zoológico, planetário, museus
etc. Esta aproximação é muito interessante, pois coloca as crianças no lugar de
investigadoras em campo. Antes da visita, combine com elas o propósito da visita:
o que irão observar e defina as formas de registro (gravação, fotografia,
desenhos em pranchetas). No retorno, com a sua ajuda, devem socializar os
registros e sistematizar as descobertas para que possam fazer usos posteriores.
7 etapa: Checar se já se sabe tudo que se queria saber
·
Confronte
as perguntas levantadas e as descobertas realizadas. Retome aos cartazes para
refletir quais dúvidas foram esclarecidas. Caso haja perguntas fundamentais à
pesquisa que não foram respondidas, é importante buscar em outras fontes de
pesquisa. É importante compartilhar com as crianças essa necessidade e
perguntar a elas onde será que eles podem descobrir essas informações, se
necessário, sugerindo algumas possibilidades (internet, e-mail a um
especialista na área, biblioteca da cidade etc.). Depois de decidido aonde
buscar a informação que falta e encontrada a fonte, a professora age como na
etapa 2, lendo para seus alunos o que foi encontrado e decidindo com eles o que
anotar.
· 8ª etapa: Escrita coletiva de texto informativoA partir da retomada das
anotações coletivas, a turma planeja, junto com o professor, como podem
escrever um texto sobre o que aprenderam ao longo do projeto (fazendo um
esquema do que será escrito). Feito isso, a classe dita ao professor o texto,
verificando, ao longo de sua elaboração, se está de acordo com o planejamento
que fizeram e revisando no final
· 9ª etapa: Produção do produto final Caso seja
um Encarte Informativo, proponha que as crianças escrevam pequenas notas para
compor o encarte. Podem produzir fichas do tipo “Você sabia?” a partir das
anotações que fizeram nas duplas ou trios. Para isso, o professor lê vários
“Você sabia?” e pede que cada dupla ou trio se reúna e construa seu próprio
texto. Retome com as crianças que eles vão fazer parte do encarte informativo,
incentivando-os a pensar em “Você sabia?” curiosos para interessar ainda mais
os leitores. É importante que você circule pela sala, fazendo intervenções que
ajudem as crianças a refletir e tomar decisões sobre sua tarefa. Planeje uma
etapa de edição do livro, onde selecionem as ilustrações realizadas pelas
crianças e relacionadas aos textos do “Você sabia?”.Caso realizem uma exposição de ciências,
planejem como irão apresentar as informações para que fiquem atrativas para os
visitantes. Optem por organizarem imagens dos portadores e ilustrações das
crianças, que venham acompanhadas de legendas com informações.
·
6. Avaliação Quando se
propõe a pesquisa com crianças pequenas, tem-se em vista que elas desenvolvam
os comportamentos leitores do pesquisador: ler, buscar, selecionar, registrar e
socializar as aprendizagens. Também, que ampliem seus conhecimentos sobre o
tema de estudo. Desta forma, não se espera que as crianças entendam tudo que
foi lido ou que respondam a todas as perguntas levantadas, pelo contrário: que
as perguntas e hipótese iniciais deem origem a muitas outras que serão sanadas
com novas leituras.Avalie se as crianças avançaram em suas hipóteses iniciais,
se apropriaram de informações estudadas e se envolveram nas etapas do trabalho
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