sábado, 28 de janeiro de 2012

Identidade - Educação Infantil (ABC)


DURAÇÃO: 20 SEMANAS
Justificativa
• Identidade: conjunto de caracteres próprios de uma pessoa.
• Caracteres: elementos individualizadores de uma pessoa ou coisa.
Quando nascemos, passamos a existirem um mundo onde não conhecemos absolutamente nada, tudo nos é novo e motivo de indagar,quando isto já nos é possível.
Quando crianças, precisamos entender quem somos, porque e para que somos incluídos em uma sociedade capitalista e pouco burocrática
O ambiente onde vivemos influencia muito nestes fatores, pois é a nossa uma fonte até então, para o descobrir, formar caráter, e nossa importante individualidade
Levando em consideração, que os alunos desta instituição, vivem em área de risco, tem suas famílias desestruturadas, não tendo uma referência pertinente aos costumes do dia a dia,e maneiras adequadas ao que a população pede para se respeitar e respeitar aos outros; queremos com o “projeto identidade”, mostrar ao aluno sua verdadeira importância na sociedade, seu papel como cidadão e sua fundamental colocação no processo de desenvolvimento social.
Queremos também, que o aluno crie suas próprias expectativas em relação ao meio em que vive , se encontre como parte da sociedade e faça escolhas adequadas para uma vida saudável; ressaltando assim sua individualidade, aceitando a diversidade, promovendo a auto-estima e favorecendo em sua educação , tanto pessoal quanto profissional futuramente. Motivando um caráter baseado na palavra de deus.
”Ensina a criança o caminho em que deve andar , e ainda assim, quando for velho não se desviará dele.”
Provérbios 22:6
Objetivos
• Desenvolver a auto-estima
• Despertar interesse em aprender
• Disciplinar os alunos
• Impor e seguir regras de convivência
• Socializar os alunos
• Aprender e identificar o nome próprio e dos colegas
• Identificar letras iniciais e finais
• Reconhecer numerais e quantidades
• Identificar cores
• Classificar e separar objetos
• Desenvolver autonomia
• Entender seu papel na sociedade
• Participar de conversas informais e atividades diversas
• Desinibir os alunos
• Aguçar o interesse por novidades
• Aprender bons hábitos
• Separar o que é certo ou errado
• Valorizar as profissões e profissionais
• Respeitar a individualidade de cada um
• Formar atitudes de respeito e amor ao próximo
• Conscientizar sobre a higiene pessoal
• Estimular os cuidados com o corpo
• Resgatar a auto-estima do aluno
• Evangelizar o aluno
• Ensinar e incentivar a comer verduras, frutas e legumes
• Reconhecer o valor de sua identidade
• Apontar soluções para a desobediência
• Cuidar do que deus nos dá
• Valorizar e respeitar a família
• Aceitar as pessoas como elas são
• Trabalhar a obediência
• Desenvolver a linguagem oral e escrita
• Apreciar e interpretar músicas e histórias
• Desenvolver coordenação nos gestos, danças e atividades físicas e manuais
• Aguçar a criatividade do aluno
• Melhorar a fala
• Reforçar a criatividade em textos e atividades coletivas
• Diferenciar letras e numerais
• Reconhecer e nomear as formas geométricas
• Despertar o interesse em reportagens e livros
• Trabalhar o emocional
• Trabalhar em grupo, em equipe
• Explorar o conhecimento dos alunos
• Ajudar a formar um carater cristão no aluno
• Melhorar a qualidade de aprendizado em sala
• Desenvolver formas variadas de lazer
• Aprender com o lúdico
Detonador
Cada turma deverá pensar no seu detonador, que será apresentado na 2° semana do projeto.
Obs: detonador é algo que o educador julgue por interessante para a turma que deverá ser o principal do projeto até o fechamento do mesmo. (exemplo: bonecos, livro, cd,dvd...etc)
ÁREA COGNITIVA
Português
LINGUAGEM ORAL:
• Conversas informais
• Brincadeiras com o nome
• Textos coletivos
• Músicas
• Entrevistas
• Poemas
• Contos e filmes (interpretação/comentários)
• Versículos
• Culto
• Caixa surpresa
• Curiosidades
• Teatro
• Conversa com fantoches
• Brincadeiras de roda
LINGUAGEM ESCRITA:
• Textos partindo de cenas
• Textos coletivos (registro)
• Palavras chave
• Nomes próprios
• Nome de mascote (caso tenha na sala como detonador)
• Letra inicial/final
• Desenhos (registro)
• Desenho livre
• Receitas
• Rótulos
• Jogo de memória
• Quebra-cabeça
• Autoditado
• Reportagens
• Registro de regras
• Registro do mascote
• Alinhavado
• Convites para funcionários
• Teatro
• Filmes (registro)
• Gincanas
MATEMÁTICA
• Números (idade/quantos somos?/calendário...etc)
• Classuificar (cores/ menino/menina/tamanho...etc)
• Datas de aniversário/comemorativas/dia a dia
• Rotina (tempo)/ horários de cada atividade
• Quantidades e medidas (receitas)
• Formas geométricas
• Conjuntos
• Contagem ( letras/ alunos/ músicas...etc)
• Contagem de placar
• Dias da semana/ mês
• Igualdades (igual/diferente)
CIÊNCIAS

• Órgãos dos sentidos (diferenciar as funções)
• Conhecer o corpo como todo (diversas partes)
• Higiene pessoal (corpo/boca)
• Saúde (alimentação: comer coisas saudáveis)
• Piolhos ( cuidar dos cabelos: pentear/prender/lavar)
• Expressão facial e corporal
• Prática de esportes e exercícios físicos ( faz bem para o corpo)
ÁREA SOCIO-EMOCIONAL - ÉTICA E CIDADANIA
• Obediência
• Respeito
• Princípios com os outros (usar)
• Boas maneiras
• Palavras mágicas
• Caráter
• Individualidade
• Diversidade
• Limpeza e cuidados com o ambiente em que vivemos ou estamos
• Participação ativa da família
ÁREA FISICA - PSICOMOTRICIDADE (EDUCAÇÃO FÍSICA)
• Corrida com jornais
• Brincadeira das cores
• Gira roda
• Boliche das letras
• Espelho vivo
• Trilha com garrafas
• Faz de conta que...
• Imitar sons
• Gincanas com as salas
• Pular em cima da linha com um pé só
• Silhueta dos alunos
• Alinhavado
• Teatros
• Estoura balões
• Dança dirigida
ÁREA ESPIRITUAL - EDUCAÇÃO CRISTÃ
• Mordomia: devemos ser bons mordomos do senhor; cuidar e preservar tudo o que ele fez para nós e tudo que ele nos deu.
• União: o senhor nos ensina que devemos sempre estar unidos com os irmãos; devemos amar e brincar com todos os coleguinhas, sem bater nem desobedecer as regras de convivencia para criarmos um ambiente de respeito e paz com todos.
• Soberania: o senhor e soberano sobre todas as coisas; foi ele quem fez todo o universo. Por isto devemos cuidar do que ele nos deu, para que dure por muito tempo...
• Semear e colher: tudo o que nos plantamos, colhemos. Por isto devemos fazer com os outros so o que gostamos que façam para nós.
• Individualidade: deus criou cada um a sua maneira. Cada um tem uma cor de pele, olhos, cabelos... Cada um tem um jeito de falar, andfar, vestir. Devemos respeitar cada um como e, pois foi deus que o criou assim.
• Caráter: deus nos ensina o de melhor,pois ele quer o melhor para nos. Por isto devemos procurar ter o carater como o dele, santo. Falando sempre a verdade, mesmo que esta venha com um castigo, devemos assumir as coisas de errado que fazemos também, devemos respeitar oas pessaos, amar os amigos, obedecer, pois assim agradaremos o coração do nosso deus e teremos um carater de cristão.
• Autogoverno: deus nos ensina a sermos tolerantes. Não podemos sair por ai falando o que queremos sem pensar. Devemos tomar muito cuidado com as palavras que saem de nossa boca, devemos também tomar cuidado pra não bater em nossos amigos e ficarmos sozinhos, nós devemos aprender a nos controlar.
UNIDADE DE ESTUDO
Datas comemorativas:
• 07 de março- dia mundial da oração (incentive seus alunos a orarem por algo, pela nação ou mesmo o lugar onde eles moram, ressalte a importância da oração em nossas vidas).
• 08 de março- dia internacional da mulher ( ressalte a importância da mulher e o seu verdadeiro valor. Fale também do papel da mulher na sociedade)
• 15 de março dia do circo ( ressalte a importância dos profissionais do circo, o cada um representa,etc...todos tem sua individualidade mesmo tendo uma diversidade grande entre eles)
• 1 de março- inicio do outono (estação das frutas)
• 01 de abril – dia da mentira ( fale da importância de não mentirmos, que isto não agrada ao senhor... Lembre dos princípios)
• 07 de abril –dia mundial da saúde- (ressalte a campanha de vacinação, fale o que representa a gotinha que eles tomam. Ressalte a importância de uma alimentação saudável e atividades para a nossa saúde)
• 8 de abril dia do livro infantil_ conte a história do maior autor de literatura infantil, e que faz sucesso ate hoje. Fale também do maior livro do mundo, que e a bíblia e a importância de lermos).
• 19 de abril dia do índio _( ressalte as diversas culturas, costumes e valores. Fale de como os índios vivem, pesquise com os alunos. Desenvolva atividades com argila, tudo que os índios usam eles quem fabricam, pratos, colheres, jarras,etc... Fale da alimentação e remédios naturais que eles comem e tomam)
• 21 de abril Tiradentes
• 22 de abril descobrimento do Brasil
• 01 de maio dia do trabalhador_ ( fale das profissões, e da importância de todas elas. Fale do valor de um trabalhador que ganha seu dinheiro honesto para seu sustento e de sua família)
• 2° domingo de maio dia das mães_ ( ressalte o valor e o significado de cada uma. Explique também que mãe e aquela que nos cria com amor (algum aluno pode não ser filho biológico ou talvez não ter mãe mais), desperte o amor do aluno por sua família)
• 21 de junho inicio do inverno ( estação do frio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário