Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 14 de janeiro de 2012

TRABALHANDO FÁBULAS


                       TRABALHANDO FÁBULAS    

                 JUSTIFICATIVA

Considerando que a fábula é uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o repertório lingüístico do aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem tais metas, através de um projeto didático intitulado:
VIAJANDO PELO MUNDO DAS FÁBULAS. Neste, o educando vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.

OBJETIVO GERAL
Despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através do gênero literário fábula, aproximando-se ao máximo da estrutura e do léxico, apropriado nesse tipo de texto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento.
Reconhecer a fábula como gênero literário que veio do conto popular.
Desenvolver o imaginário.
Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto e a intencionalidade.
Reproduzir o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a seqüência dos fatos
Compreender a moral implícita no texto.
Descrever a ambientação e os personagens da fábula.
Narrar fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história.
Reescrever texto mantendo a seqüência dos fatos.Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas na fábula.
Realizar leitura fluente com compreensão.
AVALIAÇÃO
Observação através de registros do desenvolvimento das habilidades, da participação e do interesse do aluno, durante a execução

CONTEÚDOS
Ampliar o repertório lingüístico.
Reconhecimento da tipologia textual.
Produção de texto, modificando a tipologia: história em quadrinhos, quadrinha, poema, música...
Produção analisando as seguintes regularidades: seqüência lógica, regras ortográficas, sistema de pontuação...
Narração de fatos do cotidiano, relacionadas à moral da história.
Descrição dos personagens e ambientação.
Dramatização do gênero textual.
Utilização do dicionário, como fonte de pesquisa.
Leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e também para: Revisar estudar e escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário