Caros coordenadores ,
O ano letivo se inicia e
começa com ele novas expectativas de
maiores realizações pessoais. O trabalho pedagógico também deve renovar-se e
alcançar novos resultados. O instrumento que norteia todo o processo educativo
é o Planejamento
Escolar.
Entretanto,
os bimestres passam e a mudança nos alunos em termos de caráter,
amadurecimento, relacionamentos são muito poucas. A indisciplina é a mesma,
falta motivação, interesse e comprometimento. Mas, o que acontece
realmente, que faz com que no final do ano, o sentimento de expectativa inicial
tenha se transformado em frustração, e constatação de que o planejamento não
" funcionou ".
A
grande questão que faz com que boa parte dos planejamentos falhem, é que eles
são muito centralizados em conteúdos, estratégias de ensino, dar conta do livro
didático, avaliações, e por esta razão abrangem apenas 50% do processo de
educar, pois ignoram outras questões fundamentais que precisam ser trazidas em
pauta e que extrapolam a sala de aula.
Planejamento Escolar não é uma perda
de tempo, também não é um documento que é feito uma vez por ano e guardado em
uma gaveta, não é algo imutável que não deva ser ajustado ao longo do caminho,
e também não é simplesmente copiar e colar os conteúdos do livro didático
apenas distribuindo-os ao longo dos bimestres. Planejamos para alcançar
algo, para criarmos alguma coisa, para atingirmos um objetivo. É preciso um
novo modelo de planejamento pedagógico, que priorize o desenvolvimento da pessoa,
e não apenas do aluno. Desenvolver uma pessoa vai muito além
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