PROJETO
ESCOLAR:Sexo na Educação Escolar.
Autor:Alexandre
de Almeida Maciel
Objetivo
O sexo na educação escolar vai se preocupar principalmente com as primeiras situações em que a criança e o adolescente vivem na sua estrutura escolar objetivo é informar o aluno de forma geral, como conviver com determinado assunto e como agir em determinadas situações,já que muito das vezes o primeiro beijo e as demais curiosidades acontecem dentro da escola. As informações deveriam ser levadas em conta primeiramente com o estudo do corpo humano, as mudanças da puberdade, as doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, virgindade e o sexo dentro da família.
justificativa
O sexo na educação escolar vai esclarecer mitos sexuais e educar os nossos alunos de como atuar de forma consciente com relação ao sexo. Isto vai diminui os índices de gravidez, de doenças sexualmente transmissíveis, etc.
Metodologia
Preparação.
O sexo na educação escolar vai englobar todas as series do ensino fundamental maior e o ensino médio com apresentação do sistema reprodutor masculino e feminino de forma bem ilustrativa, mostrando como funciona tais órgãos e como acontece a gravidez. O aluno deve conhecer as formas contraceptivas, as doenças sexualmente transmissíveis e saber explicar de forma racional para a comunidade escolar, com é claro a ajuda do professor para seu aprendizado.
A Feira de Ciências.
A feira de ciências será o local de maior aproveitamento do nosso projeto, pois é o local onde pais e filhos podem se encontrar no ambiente escolar, o momento em que a comunidade local pode interagir com o assunto. Podem ser feitos seminários/cursos em que os pais possam participar e contribuir de forma direta ao tema.
Avaliação.
A avaliação dos nossos alunos levara em conta sobretudo a participação, a contribuição para a feira e o numero de participantes da comunidade que os alunos trouxeram entre eles pais e/ou familiares e amigos.
Recursos Humanos
Nossa Feira de ciências é o local em que toda a comunidade escolar vai contribuir para a realização do projeto.
A Direção da escola: Autorização para o funcionamento da feira,segurança e divulgação para a comunidade local.
A coordenação: Organização do espaço escolar.
O corpo docente: Instrução aos alunos.
Serventes: Limpeza.
Obs.:Todos devem contribuir de forma direta ou indireta independente de sua atuação profissional dentro da escola.
Recursos Materiais
Nossa feira de ciências é o único momento em que vamos necessitar de materiais como:
Balões,cartazes e fitas crepes.
Televisores e dvd's.
Peças anatômicas.
Canetas de cor e isopor.
Material de limpeza em geral.
Jornais, revistas e livros didáticos.
Objetivo
O sexo na educação escolar vai se preocupar principalmente com as primeiras situações em que a criança e o adolescente vivem na sua estrutura escolar objetivo é informar o aluno de forma geral, como conviver com determinado assunto e como agir em determinadas situações,já que muito das vezes o primeiro beijo e as demais curiosidades acontecem dentro da escola. As informações deveriam ser levadas em conta primeiramente com o estudo do corpo humano, as mudanças da puberdade, as doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, virgindade e o sexo dentro da família.
justificativa
O sexo na educação escolar vai esclarecer mitos sexuais e educar os nossos alunos de como atuar de forma consciente com relação ao sexo. Isto vai diminui os índices de gravidez, de doenças sexualmente transmissíveis, etc.
Metodologia
Preparação.
O sexo na educação escolar vai englobar todas as series do ensino fundamental maior e o ensino médio com apresentação do sistema reprodutor masculino e feminino de forma bem ilustrativa, mostrando como funciona tais órgãos e como acontece a gravidez. O aluno deve conhecer as formas contraceptivas, as doenças sexualmente transmissíveis e saber explicar de forma racional para a comunidade escolar, com é claro a ajuda do professor para seu aprendizado.
A Feira de Ciências.
A feira de ciências será o local de maior aproveitamento do nosso projeto, pois é o local onde pais e filhos podem se encontrar no ambiente escolar, o momento em que a comunidade local pode interagir com o assunto. Podem ser feitos seminários/cursos em que os pais possam participar e contribuir de forma direta ao tema.
Avaliação.
A avaliação dos nossos alunos levara em conta sobretudo a participação, a contribuição para a feira e o numero de participantes da comunidade que os alunos trouxeram entre eles pais e/ou familiares e amigos.
Recursos Humanos
Nossa Feira de ciências é o local em que toda a comunidade escolar vai contribuir para a realização do projeto.
A Direção da escola: Autorização para o funcionamento da feira,segurança e divulgação para a comunidade local.
A coordenação: Organização do espaço escolar.
O corpo docente: Instrução aos alunos.
Serventes: Limpeza.
Obs.:Todos devem contribuir de forma direta ou indireta independente de sua atuação profissional dentro da escola.
Recursos Materiais
Nossa feira de ciências é o único momento em que vamos necessitar de materiais como:
Balões,cartazes e fitas crepes.
Televisores e dvd's.
Peças anatômicas.
Canetas de cor e isopor.
Material de limpeza em geral.
Jornais, revistas e livros didáticos.
Como
proceder com alunos desmotivados
Existem certos problemas no ambiente escolar que
são praticamente impossíveis de não ocorrer, sendo a desmotivação do aluno um
dos mais preocupantes, fato rotineiro que ocorre com profissionais de todas as
áreas da educação e em diferentes níveis de ensino.
Considerado como um problema de difícil resolução é
fundamental que o professor compreenda
o que vem a ser a motivação e como ela se constrói.
Geralmente a falta de motivação é originada das
características próprias do aluno e do ambiente escolar como um todo, fazendo
com que o aluno passe a ter medo do próprio fracasso escolar e de como lidar
com ele.
Ressalta-se que os pais, os colegas e o grupo
social no qual este jovem se relaciona, também contribuem para a sua
desmotivação.
Determinados alunos apresentam grande dificuldade
em interagir com certas atividades, outros apresentam resistência total no
sentido de adquirir conhecimentos, se isolando dos demais colegas, negando a
participar das atividades propostas, bem como não apresentando interesse
qualquer em realizar algo que se refere à aprendizagem.
O professor deve ficar atento ao comportamento de
seus alunos, visto que podem partir desde aqueles jovens mais agitados, tanto
aos jovens desligados e inquietos.
No sentido de ajudar o aluno desmotivado, o
professor deve se preocupar com o ambiente escolar, em especial a sala de aula,
o desenvolvimento das atividades, a organização e principalmente a relação
professor/aluno e o processo avaliativo.
Com o objetivo de contribuir com os professores que
muitas vezes no exercício da profissão apresentam o verdadeiro interesse em
ajudar o aluno desmotivado, segue abaixo algumas sugestões baseadas em
estudiosos da área com o objetivo de auxiliar o educador na prática, motivando
seu aluno, independente da disciplina ou série em que se encontra:
• Aplique o conteúdo com entusiasmo, evitando aulas
“mecânicas”;
• Faça com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, ao invés de apenas memorizar;
• Busque sempre relacionar os conteúdos com fatos da atualidade;
• Elabore atividades que possa detectar a evolução do aluno;
• Estabeleça um ritmo de aula de forma que todos possam acompanhar o raciocínio que exige o conteúdo;
• Quando o aluno apresentar dificuldades, apresente a ele pistas proporcionando oportunidades para superar as dificuldades, fazendo com que o aluno exerça seu próprio raciocínio;
• Ao iniciar a aula estabeleça metas e objetivos dessa, porém, baseados no ritmo da turma, combinando regras para que não seja desviado o objetivo da aula;
• No momento da avaliação, o ideal é que o professor evite comparações, ameaças, ou seja, condutas negativas que possam vir a refletir maleficamente na auto-estima dos alunos. O professor sendo mediador do conhecimento é responsável por realizar essa função da melhor maneira possível, buscando sempre se manter atualizado, podendo formar cidadãos cada vez mais
• Faça com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, ao invés de apenas memorizar;
• Busque sempre relacionar os conteúdos com fatos da atualidade;
• Elabore atividades que possa detectar a evolução do aluno;
• Estabeleça um ritmo de aula de forma que todos possam acompanhar o raciocínio que exige o conteúdo;
• Quando o aluno apresentar dificuldades, apresente a ele pistas proporcionando oportunidades para superar as dificuldades, fazendo com que o aluno exerça seu próprio raciocínio;
• Ao iniciar a aula estabeleça metas e objetivos dessa, porém, baseados no ritmo da turma, combinando regras para que não seja desviado o objetivo da aula;
• No momento da avaliação, o ideal é que o professor evite comparações, ameaças, ou seja, condutas negativas que possam vir a refletir maleficamente na auto-estima dos alunos. O professor sendo mediador do conhecimento é responsável por realizar essa função da melhor maneira possível, buscando sempre se manter atualizado, podendo formar cidadãos cada vez mais
Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Equipe Brasil Escola
Boa Postura
na Sala de Aula-para alunos
Quase sempre podemos ver alunos mal posicionados
nas carteiras escolares, com seus
corpos soltos, escorregando as pernas para frente a fim de apoiar a cabeça no
encosto da carteira.
O hábito de ficar sentado de qualquer jeito, sem uma postura adequada para a coluna vertebral, faz com que as pessoas sintam fortes dores nas costas, na nuca e no pescoço e, muitas vezes, nos braços.
É muito comum vermos uma uniformidade nos tamanhos e modelos das carteiras em uma mesma escola, para deixar os ambientes mais harmoniosos e bem decorados. Pelo contrário, as carteiras devem estar de acordo com o tamanho da faixa etária dos alunos, permitindo que seus pés toquem por completo ao chão, estando com a coluna apoiada no encosto da mesma e os braços possam ficar apoiados na altura normal, sem estar alto ou baixo demais.
Se a criança fica mal sentada, com a coluna torta, o corpo mal disposto sobre a carteira, poderá criar vícios de postura que prejudicam sua saúde por toda a vida.
Crianças aprendendo a manter uma boa postura
Os professores devem ficar atentos a isso, principalmente com alunos que sentam ao lado da parede. Eles costumam apoiar-se na mesma, mantendo também uma posição errada de seu corpo.
Muitas vezes vemos os alunos queixando-se de um excesso de cansaço e preguiça inexplicáveis para a idade em que se encontram, o que pode ser uma das grandes causas da má postura na escola.
É importante que em casa tenham um horário permanente para dormir, a fim de que descansem o corpo e a mente para enfrentar o dia seguinte. Se o estudante não faz um repouso adequado, vai para a escola cansado e perde a concentração e a disposição para as aulas. Os pais devem ser rigorosos quanto a esse aspecto, pois o processo ensino-aprendizagem exige uma mente saudável e tranqüila, ou seja, descansada.
Se a escola perceber que o aluno apresenta sérios problemas posturais, poderá indicar para a família do mesmo um especialista para amenizar o problema.
Existem profissionais fisioterapeutas, bem como academias que trabalham com os exercícios que ajudam a correção da postura, como os de RPG - Reeducação Postural Global, que utiliza posições corporais básicas de alongamento para corrigir a postura do paciente e eliminar suas dores.
Por Jussara de Barros
O hábito de ficar sentado de qualquer jeito, sem uma postura adequada para a coluna vertebral, faz com que as pessoas sintam fortes dores nas costas, na nuca e no pescoço e, muitas vezes, nos braços.
É muito comum vermos uma uniformidade nos tamanhos e modelos das carteiras em uma mesma escola, para deixar os ambientes mais harmoniosos e bem decorados. Pelo contrário, as carteiras devem estar de acordo com o tamanho da faixa etária dos alunos, permitindo que seus pés toquem por completo ao chão, estando com a coluna apoiada no encosto da mesma e os braços possam ficar apoiados na altura normal, sem estar alto ou baixo demais.
Se a criança fica mal sentada, com a coluna torta, o corpo mal disposto sobre a carteira, poderá criar vícios de postura que prejudicam sua saúde por toda a vida.
Crianças aprendendo a manter uma boa postura
Os professores devem ficar atentos a isso, principalmente com alunos que sentam ao lado da parede. Eles costumam apoiar-se na mesma, mantendo também uma posição errada de seu corpo.
Muitas vezes vemos os alunos queixando-se de um excesso de cansaço e preguiça inexplicáveis para a idade em que se encontram, o que pode ser uma das grandes causas da má postura na escola.
É importante que em casa tenham um horário permanente para dormir, a fim de que descansem o corpo e a mente para enfrentar o dia seguinte. Se o estudante não faz um repouso adequado, vai para a escola cansado e perde a concentração e a disposição para as aulas. Os pais devem ser rigorosos quanto a esse aspecto, pois o processo ensino-aprendizagem exige uma mente saudável e tranqüila, ou seja, descansada.
Se a escola perceber que o aluno apresenta sérios problemas posturais, poderá indicar para a família do mesmo um especialista para amenizar o problema.
Existem profissionais fisioterapeutas, bem como academias que trabalham com os exercícios que ajudam a correção da postura, como os de RPG - Reeducação Postural Global, que utiliza posições corporais básicas de alongamento para corrigir a postura do paciente e eliminar suas dores.
Por Jussara de Barros
Graduada em
Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Equipe Brasil Escola
A educação e sua qualidade estão
ligadas diretamente à leitura, alunos e pessoas
em geral que têm o hábito de ler são mais instruídas e informadas em relação a
diversos temas.
Além disso, escreve bem quem lê bastante, no Brasil
as pessoas são desprovidas de oportunidades e informação acerca da importância
da leitura, acima de tudo, isso é uma questão cultural. Diante da realidade
negativa quanto à incidência de leitura pelas pessoas, cabem aos pais e professores orientar e
buscar maneiras que incentivem a sua prática.
A seguir algumas sugestões que podem motivar ou
estimular a leitura.
- Criação de um espaço específico para leitura na
escola, especialmente direcionado para alunos do ensino infantil e fundamental.
- Implantação de uma biblioteca construída com a
participação dos alunos e acompanhamento do mediador, no caso, o professor.
O trabalho de montagem da biblioteca pode ficar por
conta dos alunos em todas as etapas, como catalogar o acervo e organização dos
mesmos.
Os textos que vão compor a biblioteca devem ser
ecléticos, ou seja, devem abordar diferentes temas e assuntos, além de
diversificar quanto ao estilo (jornalístico, crônicas, científicos, bulas,
publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, oriundos de livros, revistas,
jornais, periódicos, gibis entre outros).
É importante que o acervo permaneça acessível às
crianças.
- Abrir espaços para que os alunos apresentem as
idéias acerca do conteúdo das obras lidas, essas podem ser expressas oralmente
e também através de figuras, desenhos, pinturas, esculturas e muitas outras.
- Implantação de projetos sobre leitura, elegendo
alunos escritores, receber nas dependências da escola o autor de um livro do
qual os educandos já leram uma obra.
- Confeccionar um mural onde se coloca notícias em
forma de jornal, as informações devem ser oriundas do ambiente escolar.
- Conscientizar os alunos de que a leitura deve ser
algo diário e indispensável, assim como beber água, praticar esportes, academia
entre outras atividades cotidianas.
- Criar na escola o “clube da leitura”. - Em casa
os pais devem realizar leitura junto com os filhos para que esses vejam a
prática como algo que faz parte de sua rotina, e assim tome gosto pela mesma.
Por Eduardo de Freitas
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Equipe Brasil Escola
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