Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 14 de janeiro de 2012

VOCÊ MERECE ESTAR AQUI...


VOCÊ MERECE ESTAR AQUI...

Siga tranquilamente, entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre PAZ no silêncio.
Tanto quanto possível, sem humilhar-se, mantenha-se em bons termos com todas as pessoas.
Fale a sua VERDADE, mansa e claramente, e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, pois também eles, têm a sua própria história.
Evite as pessoas escandalosas e agressivas. Elas afligem o nosso espírito.
Se você comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você.
Desfrute as suas realizações bem como os seus planos.
Mantenha-se INTERESSADO em sua carreira, ainda que humilde, pois ela é um ganho real, na fortuna cambiante do tempo.
Tenha cautela nos negócios porque o mundo está cheio de astúcia; mas não se torne um cético, porque a VIRTUDE existirá sempre.
Muita gente luta por altos ideais e, em toda parte, a vida está cheia de heroísmo.
SEJA VOCÊ MESMO. Principalmente, não simule afeição, nem seja descrente no amor, porque, mesmo diante de tanta aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a relva.
Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas também seja compreensivo aos arroubos inovadores da juventude.
Alimente a força do espírito, que o protegerá no infortúnio inesperado e não se desespere com perigos imaginários. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. E, a despeito de uma disciplina rigorosa, SEJA GENTIL CONSIGO MESMO.
Você é filho da natureza, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui e, mesmo se você não pode perceber, a terra e o universo vão cumprindo o seu destino.
Portanto, esteja em PAZ com DEUS como quer que você o conceba, e quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações, na desorientada confusão da vida, mantenha-se em PAZ com sua própria ALMA.

Apesar de todas as falsidades, de todas as fadigas e desencantos,

O MUNDO AINDA É BONITO .
SEJA PRUDENTE
FAÇA TUDO PARA SER FELIZ
VOCE MERECE ESTAR AQUI!
Escutar é talvez o mais bonito presente que nós podemos fazer a alguém. É lhe dizer: você é importante para mim, você é interessante, eu estou feliz que você esteja aqui...
Escutar é começar por se calar... Você notou como os diálogos estão repletos de expressão desse gênero: “É, como eu, quando...” ou “Bem, isso me lembra o que me aconteceu...”
Escutar é começar a reter seu pequeno cinema interior, seu monólogo transportável, para se deixar transformar pelo outro. É aceitar que o outro entre em nós, como se ele entrasse em nossa casa e ali se instalasse um instante, sentando-se em nossa poltrona e tomando-a à vontade

Escutar é verdadeiramente abandonar o que nos ocupa para dar todo o nosso tempo ao outro. É como um passeio com um amigo: caminhar em seu passo, próximo mas sem incomodar, deixar-se conduzir por ele, parar com ele, continuar, tudo por nada, a não ser por ele.
Escutar não é procurar responder ao outro, sabendo que ele tem em si mesmo as respostas às suas próprias questões. É recusar-se a pensar pelo outro, dar-lhe conselhos e mesmo querer compreendê-lo.
Escutar, é acolher o outro com um reconhecimento tal que ele se defina a si mesmo, sem o substituir para dizer-lhe o que ele deve ser. É estar aberto positivamente a todas as idéias, todos os assuntos, todas as experiências, todas as soluções, sem interpretar, sem julgar, deixando ao outro o tempo e o espaço para encontrar o caminho que é seu.
Escutar não é querer que alguém seja como este ou aquele, é aprender a descobrir nele suas qualidades específicas. Estar atento a qualquer um que sofra não é dar uma solução ou uma explicação ao seu sofrimento, é permitir-lhe dizê-lo e encontrar ele mesmo seu próprio caminho para libertar-se.
Aprender a Escutar alguém é o exercício mais útil que nós podemos fazer para nos libertamos de nossos próprios interesses.
Escutar é dar ao outro o que talvez não nos foi ainda jamais dado: de aceitação, de tempo, de uma presença afetuosa.
É aprendendo a escutar os outros que nós chegaremos a nos escutar: nosso corpo e todas as nossas emoções. É o caminho para aprender a escutar a terra e a vida. É se tornar poeta. É dizer, sentir o coração e ver a alma das coisas. Aquele que sabe escutar doando-se não vive mais na superfície. Ele comunica a vibração interior de todo vivente. Então escute o que teu (tua) filho(a) tem para lhe dizer a todo instante.                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário