Educar é Semear

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sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pequenas ações para o mundo de paz


Projeto: Um novo olhar sobre o Meio Ambiente

Tema: Pequenas ações para o mundo de paz

Alunos Atendidos: Educação Infantil e Ensino Fundamental

Questão de Investigação:

O que fazer para despertar nos educandos e consequentemente na comunidade escolar, a reflexão para a ação, prática, mudança de postura, hábitos, valores básicos como amor e respeito, principalmente, que permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o seu meio, preocupando-se ainda com as questões culturais, buscando, sobretudo a transformação de atitudes que remetam à proteção e à valorização do meio ambiente?

Justificativa: Vemos através dos noticiários que o meio ambiente pede socorro. O crescimento desordenado das cidades, o lixo espalhado poluindo o ar; a água; solo; a extinção de animais e plantas são alguns impactos ambientais que preocupam não só as autoridades governamentais, mas todos os cidadãos. Cabe à escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local, valorizando e buscando através do conhecimento científico e do estudo da realidade, melhores formas de se relacionar com a natureza, fomentando no aluno uma visão crítica de suas ações perante a complexidade do meio em que está inserido, para que o mesmo interfira nas mudanças que o envolve, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas também para suas soluções.

Objetivo Geral: Estimular novos hábitos, atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais harmônico entre nossa espécie, as outras espécies, o meio ambiente e o planeta como um todo, por meio de ações práticas para que ocorram mudanças de comportamento.


Objetivos Específicos:

Implantar um jardim e uma horta escolar na Escola de Ensino Fundamental Municipal _______________________para embelezamento do ambiente, produção de verduras e hortaliças orgânicas, plantas medicinais, flores e árvores ornamentais;

Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;

Zelar pelos direitos próprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudável na escola, em casa e na comunidade;

Observar e analisar fatos e situações ambientais e reais, a seu ponto de vista, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e avaliando as possibilidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio saudável, e melhor qualidade de vida Conhecer e compreender, de modo integrado e sistemático, noções básicas relacionadas ao meio ambiente e à saúde;

Compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem;

Conscientizar os alunos, que através de medidas simples podemos eliminar o mosquito da dengue.

Ações Prioritárias:

Apresentar à comunidade escolar os projetos de trabalho que serão implantados nesse ano letivo;

Discutir com o corpo docente, funcionários e alunos as ações que concretizarão a implantação do projeto;

Solicitar apoio da Secretaria Municipal da Educação;

Organizar, com a orientação de técnico, o espaço onde serão desenvolvidos a horta escolar e o jardim, canteiro de compostagem e minhocário;

Solicitar de pais e/ou agropecuaristas da região, doação de adubos orgânicos para o plantio;

Construir canteiros para sementeiras, minhocário, composteira e plantio definitivo;

Implantar meios para possibilitar a irrigação;

Elaborar cardápio na merenda escolar com vistas à utilização das verduras e hortaliças oriundas da horta escolar;

Metas Prioritárias:

Promover encontros periódicos com toda a comunidade escolar e funcionários da ____________ e da Secretaria Municipal da Saúde (nutricionista) para conscientização sobre os benefícios e a necessidade de implantação de jardim e horta escolar, e também nas próprias casas das pessoas;
Solicitar a presença periódica de técnicos da------------ e da Secretaria Municipal da Agricultura para as devidas e necessárias orientações;

Convidar médico e/ou nutricionista para falar sobre a necessidade de consumo de hortaliças, verduras e demais nutrientes na alimentação humana;

Acompanhar e auxiliar o trabalho dos agentes de serviços gerais no manuseio com a terra, sementes e ferramentas agrícolas;

Providenciar materiais necessários para implantar irrigação, alambrado, e demais providências que se fizerem necessário
Adquirir e colocar no pátio e demais dependências da escola, lixeiras com ascores padrão e nomes que possam nos auxiliar nos trabalhos voltados à questão do tratamento com o lixo (os três erres): Reaproveitamento, Reutilização e Reciclagem;

Providenciar também os materiais necessários para a confecção e/ou reaproveitamento de papéis (liquidificador, peneira, utensílio plástico, cola cascorez…);

Buscar, junto à Secretaria Municipal de Educação, cultura, Desporto e Juventude, auxílio e acompanhamento para a efetivação e prática das ações desse projeto.

Convidar um profissional da saúde para fazer junto com a escola um trabalho de prevenção contra a Dengue.Todos contra a dengue!”
Metodologia

Visando envolver grande parcela da comunidade escolar, pretendem-se promover encontros com a Pastoral da Saúde, técnicos da EPAGRI e das secretarias da Saúde e da Agricultura de nosso município para, periodicamente, visitarem a escola a fim de orientar na delimitação do espaçamento recomendável para as culturas; efetuarem palestras sobre a importância das ervas medicinais; realizar análise de solo, se necessário; orientar na construção do sistema de irrigação, o manuseio dos adubos orgânicos; instrumentos a serem utilizados no contato com a terra, limites e espaço dos canteiros, bem como a diversidade de hortaliças e demais plantas a serem cultivadas de acordo com a época de cultivo aconselhável de cada espécie.



  • Diversos tipos de texto
  • Jogos
  • Trabalho individual e em grupo
  • Pesquisa de campo
  • Dramatizações
  • Vídeos
  • Internet
  • CD Rom
  • Observações
  • Gincana
  • Feira
  • Palestras
  • Rádio local
  • Mural
  • Cartazes
  • Varal literário
  • Concurso


Recursos Humanos

  • Comunidade escolar e local

Recursos Materiais

  • Televisão
  • Computador
  • Revista
  • Jornais
  • Aparelho de som
  • CDs
  • Folha sulfite
  • cartolinas
  • sucata
  • mapas
  • fotos
  • livros
  • telas de artistas
  • mudas de árvores


Cronograma

  • março a  dezembro

Avaliação

A avaliação será feita de forma processual, sistemática e contínua, contemplando especificidades e habilidades prévias, identificando, registrando e relatando os resultados alcançados, tomando decisões quanto aos necessários ajustes, revisões e reorientações relacionadas à técnica e à prática pedagógica.

“Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade”. (CURY, Augusto, p. 11)










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