Projeto: Um novo
olhar sobre o Meio Ambiente
Tema: Pequenas ações para o mundo de paz
Alunos Atendidos: Educação Infantil e Ensino Fundamental
Questão de Investigação:
O que fazer para despertar nos educandos e consequentemente
na comunidade escolar, a reflexão para a ação, prática, mudança de postura,
hábitos, valores básicos como amor e respeito, principalmente, que permitam
viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o seu meio, preocupando-se
ainda com as questões culturais, buscando, sobretudo a transformação de
atitudes que remetam à proteção e à valorização do meio ambiente?
Justificativa: Vemos
através dos noticiários que o meio ambiente pede socorro. O crescimento
desordenado das cidades, o lixo espalhado poluindo o ar; a água; solo; a
extinção de animais e plantas são alguns impactos ambientais que preocupam não
só as autoridades governamentais, mas todos os cidadãos. Cabe à escola provocar
a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local, valorizando e
buscando através do conhecimento científico e do estudo da realidade, melhores
formas de se relacionar com a natureza, fomentando no aluno uma visão crítica
de suas ações perante a complexidade do meio em que está inserido, para que o
mesmo interfira nas mudanças que o envolve, buscando um olhar não apenas para
os problemas, mas também para suas soluções.
Objetivo Geral:
Estimular novos hábitos, atitudes e comportamentos que conduzam a um
relacionamento mais harmônico entre nossa espécie, as outras espécies, o meio
ambiente e o planeta como um todo, por meio de ações práticas para que ocorram
mudanças de comportamento.
Objetivos Específicos:
Implantar um jardim e uma horta
escolar na Escola de Ensino Fundamental Municipal _______________________para
embelezamento do ambiente, produção de verduras e hortaliças orgânicas, plantas
medicinais, flores e árvores ornamentais;
Adotar posturas na escola, em casa
e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e
ambientalmente sustentáveis;
Zelar pelos direitos próprios e
alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudável na escola, em casa e na
comunidade;
Observar e analisar fatos e
situações ambientais e reais, a seu ponto de vista, de modo crítico,
reconhecendo a necessidade e avaliando as possibilidades de atuar de modo
reativo e propositivo para garantir um meio saudável, e melhor qualidade de
vida Conhecer e compreender, de modo integrado e sistemático, noções básicas
relacionadas ao meio ambiente e à saúde;
Compreender que a condição de
saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural,
fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem;
Conscientizar os alunos, que
através de medidas simples podemos eliminar o mosquito da dengue.
Ações Prioritárias:
Apresentar à comunidade escolar os
projetos de trabalho que serão implantados nesse ano letivo;
Discutir com o corpo docente,
funcionários e alunos as ações que concretizarão a implantação do projeto;
Solicitar apoio da Secretaria
Municipal da Educação;
Organizar, com a orientação de
técnico, o espaço onde serão desenvolvidos a horta escolar e o jardim, canteiro
de compostagem e minhocário;
Solicitar de pais e/ou
agropecuaristas da região, doação de adubos orgânicos para o plantio;
Construir canteiros para sementeiras,
minhocário, composteira e plantio definitivo;
Implantar meios para possibilitar
a irrigação;
Elaborar cardápio na merenda
escolar com vistas à utilização das verduras e hortaliças oriundas da horta
escolar;
Metas Prioritárias:
Promover encontros periódicos com
toda a comunidade escolar e funcionários da ____________ e da Secretaria
Municipal da Saúde (nutricionista) para conscientização sobre os benefícios e a
necessidade de implantação de jardim e horta escolar, e também nas próprias
casas das pessoas;
Solicitar a presença periódica de
técnicos da------------ e da Secretaria Municipal da Agricultura para as
devidas e necessárias orientações;
Convidar médico e/ou nutricionista
para falar sobre a necessidade de consumo de hortaliças, verduras e demais nutrientes
na alimentação humana;
Acompanhar e auxiliar o trabalho
dos agentes de serviços gerais no manuseio com a terra, sementes e ferramentas
agrícolas;
Providenciar materiais necessários
para implantar irrigação, alambrado, e demais providências que se fizerem
necessário
Adquirir e colocar no pátio e
demais dependências da escola, lixeiras com ascores padrão e nomes que possam
nos auxiliar nos trabalhos voltados à questão do tratamento com o lixo (os três
erres): Reaproveitamento, Reutilização e Reciclagem;
Providenciar também os materiais
necessários para a confecção e/ou reaproveitamento de papéis (liquidificador,
peneira, utensílio plástico, cola cascorez…);
Buscar, junto à Secretaria
Municipal de Educação, cultura, Desporto e Juventude, auxílio e acompanhamento
para a efetivação e prática das ações desse projeto.
Convidar um profissional da saúde
para fazer junto com a escola um trabalho de prevenção contra a Dengue. Todos contra a dengue!”
Metodologia
Visando envolver grande parcela
da comunidade escolar, pretendem-se promover encontros com a Pastoral da Saúde,
técnicos da EPAGRI e das secretarias da Saúde e da Agricultura de nosso
município para, periodicamente, visitarem a escola a fim de orientar na
delimitação do espaçamento recomendável para as culturas; efetuarem palestras
sobre a importância das ervas medicinais; realizar análise de solo, se
necessário; orientar na construção do sistema de irrigação, o manuseio dos
adubos orgânicos; instrumentos a serem utilizados no contato com a terra,
limites e espaço dos canteiros, bem como a diversidade de hortaliças e demais
plantas a serem cultivadas de acordo com a época de cultivo aconselhável de
cada espécie.
- Diversos
tipos de texto
- Jogos
- Trabalho
individual e em grupo
- Pesquisa
de campo
- Dramatizações
- Vídeos
- Internet
- CD
Rom
- Observações
- Gincana
- Feira
- Palestras
- Rádio
local
- Mural
- Cartazes
- Varal
literário
- Concurso
Recursos Humanos
- Comunidade
escolar e local
Recursos Materiais
- Televisão
- Computador
- Revista
- Jornais
- Aparelho
de som
- CDs
- Folha
sulfite
- cartolinas
- sucata
- mapas
- fotos
- livros
- telas
de artistas
- mudas
de árvores
Cronograma
- março
a dezembro
Avaliação
A avaliação será feita de forma
processual, sistemática e contínua, contemplando especificidades e habilidades
prévias, identificando, registrando e relatando os resultados alcançados,
tomando decisões quanto aos necessários ajustes, revisões e reorientações
relacionadas à técnica e à prática pedagógica.
“Bons
professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade”.
(CURY, Augusto, p. 11)
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