Apresentação:
Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de
luta pela liberdade de informação e cultura.
Buscamos maior participação e cidadania para os afrobrasileiros e dizer não ao
racismo, a discriminação e ao preconceito racial. Homens e mulheres negros se
revelaram á um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas a se conformarem
com a prisão física e mental. Contrapuseram-se ante as tentativas de
aniquilamento de seus valores africanos e contribuíram com seus saberes para a
fundação e para o progresso do Brasil.
Justificativa:
O nosso grande desafio é fazer com que os objetivos da proposta educativa,
construída coletivamente, tornem-se ações concretas no nosso trabalho diário,
junto ao nosso público, preservando as especificidades de cada projeto. O nosso
trabalho será desenvolvido de uma forma mutua, ou seja, transferência de
conhecimentos entre educadores e educandos.
Objetivo Geral:
• Entender e valorizar a identidade de cada criança negra.
Objetivos Específicos:
• Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afrobrasileiros, no
projeto e na sociedade.
• Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo.
• Desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da
cultura africana.
• Trazer á tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversas, para
um posicionamento mais critico frente á realidade social em que vivemos.
• Tornar os educandos participantes, mais dinâmicos e livres para expressarem
sua capacidade de também criar e fazer dos conhecimentos experimentados no
projeto.
• Motivar os educandos, fazendo deles pessoas autônomos e respeitosos em outros
lugares e espaços de suas vidas.
Metodologia / Desenvolvimento:
O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua
exploração, sistematização e para valorização da Consciência Negra.
Sugestões de atividades:
Álbum de família: através de fotos da criança pode-se trabalhar as
características físicas de cada um (cabelo, cor dos olhos, cor da pele,
tamanho, etc) com isso as diferenças passarão a se vistas, desde cedo, como
fatores positivo.
• Revistas: propor ás crianças que recortem em revistas diversas figuras que se
pareçam com elas mesmas.
• Cara a cara: promover um encontro com pessoas de etnias diferentes. A única
condição é que todos estejam preparados para responder perguntas, contar coisas
sobre seu povo e manter um contato físico com a criança – o toque é uma forma
de conhecimento.
• Visitas: Programar visitas a comunidade, museus, aldeias e templos religiosos
que representem vários segmentos étnicos.
• Artesanato: Propor pesquisa de objetos originários da cultura das diversas
etnias ou, ainda sugerir a confecção desses objetivos.
• Pesquisa: Sugerir uma pesquisa de identificação de diferentes grupos em
propagandas de TV, jornais ou revistas, visando a descobrir quais são as
pessoas que mais aparecem, que cor elas têm e por que afinal, são elas as
escolhidas.
• Conhecer o mapa do mundo e localizarmos o continente africano.
• Estudarmos o que a palavra do Senhor diz a respeito das igualdades (Somos
imagem e semelhança de Deus, e Deus não faz acepção de pessoas).
• Atividades Culturais: Propor trabalhos de análise de diversas músicas que se referem
ao negro.
• História da África: Pode ser abordada dentro da História do Brasil,
mostrando, através de cartõespostais, por exemplo, que a África Selvagem faz
parte de menos de 10% do continente africano e que as capitais dos países
africanos em nada diferem dos grandes centros urbanos da Europa ou dos Estados
Unidos.
Sugestões de filmes:
• Um pobretão na casa negra.
• Olha como ela dança.
• Ao Mestre com carinho.
• Mudança de Habito I e II.
Música:
• Aos olhos do pai (Diante do Trono Infantil).
Culminância:
O projeto terá como encerramento um desfile, onde será dada a oportunidade á
todas os alunos para desfilarem caracterizados com os estilos de roupas
africanas no último dia do projeto.
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