Uso e
preservação do meio ambiente.
1. Projeto interdisciplinar
2– PROBLEMA
Observou-se na realidade escolar que é necessário a ampliação dos conhecimentos em relação ao uso e preservação do meio ambiente.
3 – TEMA
Cuidando do meio ambiente estaremos preservando a vida.
4 – JUSTIFICATIVA
Nós, seres humanos, fazemos parte do meio ambiente e dele dependemos para sobreviver. Portanto, a preservação é, antes de tudo, uma necessidade da espécie humana para vivermos no planeta, pois, somos parte integrante dele e toda a nossa ação contribui para a sua construção.
Neste sentido, o projeto “Cuidando do Meio Ambiente estaremos preservando a vida”, foi elaborado com a perspectiva de instigar as crianças sobre a importância de conhecer o meio ambiente. Pretende-se com esse projeto aguçar a curiosidade e interesse das crianças, a fim, de sensibilizar as mesmas para formarmos cidadãos agentes de transformação da realidade em que vivem, adotando posturas justas e ambientalmente sustentáveis que levem a interações coletivas.
Trabalhar com o tema proposto será de profunda importância para a ampliação de conceitos já existentes nos alunos e para o entendimento de fatores até então desconhecidos pelos mesmos.
Estarão envolvidos neste projeto, os alunos do 2º ano Ensino Fundamental do período vespertino da....., a professora .
5 – CONTEÚDOS E DISCIPLINAS
Português: Leitura, Interpretação, Produção de textos.
Matemática: Sistema de numeração decimal (unidade, dezena, centena), Medidas de capacidade (litro), Medidas de massa (quilograma), Medidas de comprimento (metro), Adição e subtração, Resolução de problemas de adição e subtração.
Ciências: Meio Ambiente, Animais Vertebrados e Invertebrados / Úteis e Nocivos.
Geografia: Comunidade (Localização da Comunidade, que tem na Comunidade e o que falta), Zona Rural e Zona Urbana, Estações do Ano.
História: Comunidade: (História da Comunidade, Origem do nome da sua comunidade), Datas comemorativas (Dia da Árvore e o dia da Primavera, Trânsito).
Ensino Religioso: Bíblia (30 de setembro dia da Bíblia), Valores (canto, oração, mensagem).
6 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender a importância do meio ambiente para nossa sobrevivência, contribuindo assim, para a preservação ambiental;
Ler, interpretar e produzir variados textos;
Conhecer o sistema de numeração decimal (unidade, dezena, centena);
Compreender as Medidas de capacidade (litro), Medidas de massa (quilograma), Medidas de comprimento (metro);
Solucionar problemas matemáticos;
Conhecer a comunidade e suas características;
Diferenciar Animais Vertebrados e Invertebrados / Úteis e Nocivos;
Caracterizar as quatro estações do ano;
Apresentar as datas comemorativas: Dia da Árvore e o dia da Primavera, Trânsito;
Trabalhar a Bíblia utilizando-se de valores.
7 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Apresentação e explicação do Crachá aos alunos, onde o mesmo será utilizando para registro de presença e registro todos os dias do que aprenderam e do que gostaram ou não gostaram na aula;
Dinâmica: A professora irá entregar uma folha A4 com algumas formas geométricas e figuras incompletas, posteriormente os alunos irão ilustrar o que significa “Meio Ambiente” para eles, para iniciar o assunto partindo do conhecimento prévio dos mesmos;
Diálogo sobre o dia da “Árvore”, para conhecerem que tem um dia que comemoramos o dia da árvore, mas que ela precisa de cuidados todos os dias;
Escrever o texto: “Testemunho da árvore” de Gerusa Rodrigues Pinto e Frances Rodrigues Pinto, no quadro para copiarem, para repensarem na importância das árvores (coleção dia-a-dia do professor página 268);
Ilustração uma árvore em folha A4 de acordo com as instruções da professora para identificarem as partes das árvores, escrever uma frase em baixo da ilustração. “Produção de Texto: Se eu fosse uma árvore” (página 37 do livro Dia-a-dia do professor, volume 9);
“Varal da preservação” expor no varal as ilustrações da atividade da árvore para socializarem entre os colegas as atividades;
Cantar a música “As árvores são amigas” para conhecerem mais os benefícios que elas nos proporcionam, (página 56 do livro Alfabetização Lúdica);
Tarefa: Interpretação da música: “As árvores são amigas” (página 56 do livro Alfabetização Lúdica), para completar a atividade da árvore;
Correção da Tarefa;
Leitura do texto das quatro estações do ano para conhecerem as características das mesmas;
Construção de um texto coletivo sobre a primavera no papel Kraft, em seguida recortar de revistas e livros figuras que representam a primavera, para conhecerem melhor a estação que estamos entrando;
Leitura e discussão do texto: “Meio Ambiente”, para valorizar o cuidado e a preservação do mesmo, (Páginas 7 e 8 da Cartilha do meio ambiente);
Experiência do “Feijão”, para conhecer como uma planta se desenvolve no Meio Ambiente e que necessita de cuidados;
Amigo Oculto. Cada criança irá fazer um cartão em meia folha A4, escrevendo uma pequena mensagem sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, com a ilustração na capa. A professora irá entregar um nome para cada um e ao término da atividade irão entregar para o colega correspondente que pegaram;
Música: “Herdeiros do Futuro” de Leandro e Leonardo para os alunos refletirem sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e que nós temos uma função importante nesse cuidado;
Leitura da letra da música: “Herdeiros do Futuro” de Leandro e Leonardo para discussão e interpretação da mesma;
Leitura e discussão da história da Mônica: “Reciclar”, para enfatizar a importância da reciclagem para o meio ambiente;
Confecção de bilboquê com garrafas pet, para observarem importância da reutilização de materiais;
Confecção de cartazes em grupos, de ambientes limpos e ambientes poluídos para observar a compreensão dos alunos sobre o assunto;
Leitura do Poema: “Meio Ambiente” e escrever no quadro para copiarem;
Interpretação do poema: “Meio Ambiente”, para melhor contextualizar o tema;
Tarefa: Pesquisa em casa o que tem no ambiente onde moram, rio, árvore, flores, animais, entre outros e escrever em forma de texto no caderno;
Correção da tarefa;
Leitura e discussão de um texto sobre animais vertebrados e invertebrados para que conheçam e diferenciem os mesmos e com a ajuda de imagens. (Página 64-78, Rosa dos Ventos: Ciências Naturais);
1. Projeto interdisciplinar
2– PROBLEMA
Observou-se na realidade escolar que é necessário a ampliação dos conhecimentos em relação ao uso e preservação do meio ambiente.
3 – TEMA
Cuidando do meio ambiente estaremos preservando a vida.
4 – JUSTIFICATIVA
Nós, seres humanos, fazemos parte do meio ambiente e dele dependemos para sobreviver. Portanto, a preservação é, antes de tudo, uma necessidade da espécie humana para vivermos no planeta, pois, somos parte integrante dele e toda a nossa ação contribui para a sua construção.
Neste sentido, o projeto “Cuidando do Meio Ambiente estaremos preservando a vida”, foi elaborado com a perspectiva de instigar as crianças sobre a importância de conhecer o meio ambiente. Pretende-se com esse projeto aguçar a curiosidade e interesse das crianças, a fim, de sensibilizar as mesmas para formarmos cidadãos agentes de transformação da realidade em que vivem, adotando posturas justas e ambientalmente sustentáveis que levem a interações coletivas.
Trabalhar com o tema proposto será de profunda importância para a ampliação de conceitos já existentes nos alunos e para o entendimento de fatores até então desconhecidos pelos mesmos.
Estarão envolvidos neste projeto, os alunos do 2º ano Ensino Fundamental do período vespertino da....., a professora .
5 – CONTEÚDOS E DISCIPLINAS
Português: Leitura, Interpretação, Produção de textos.
Matemática: Sistema de numeração decimal (unidade, dezena, centena), Medidas de capacidade (litro), Medidas de massa (quilograma), Medidas de comprimento (metro), Adição e subtração, Resolução de problemas de adição e subtração.
Ciências: Meio Ambiente, Animais Vertebrados e Invertebrados / Úteis e Nocivos.
Geografia: Comunidade (Localização da Comunidade, que tem na Comunidade e o que falta), Zona Rural e Zona Urbana, Estações do Ano.
História: Comunidade: (História da Comunidade, Origem do nome da sua comunidade), Datas comemorativas (Dia da Árvore e o dia da Primavera, Trânsito).
Ensino Religioso: Bíblia (30 de setembro dia da Bíblia), Valores (canto, oração, mensagem).
6 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender a importância do meio ambiente para nossa sobrevivência, contribuindo assim, para a preservação ambiental;
Ler, interpretar e produzir variados textos;
Conhecer o sistema de numeração decimal (unidade, dezena, centena);
Compreender as Medidas de capacidade (litro), Medidas de massa (quilograma), Medidas de comprimento (metro);
Solucionar problemas matemáticos;
Conhecer a comunidade e suas características;
Diferenciar Animais Vertebrados e Invertebrados / Úteis e Nocivos;
Caracterizar as quatro estações do ano;
Apresentar as datas comemorativas: Dia da Árvore e o dia da Primavera, Trânsito;
Trabalhar a Bíblia utilizando-se de valores.
7 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Apresentação e explicação do Crachá aos alunos, onde o mesmo será utilizando para registro de presença e registro todos os dias do que aprenderam e do que gostaram ou não gostaram na aula;
Dinâmica: A professora irá entregar uma folha A4 com algumas formas geométricas e figuras incompletas, posteriormente os alunos irão ilustrar o que significa “Meio Ambiente” para eles, para iniciar o assunto partindo do conhecimento prévio dos mesmos;
Diálogo sobre o dia da “Árvore”, para conhecerem que tem um dia que comemoramos o dia da árvore, mas que ela precisa de cuidados todos os dias;
Escrever o texto: “Testemunho da árvore” de Gerusa Rodrigues Pinto e Frances Rodrigues Pinto, no quadro para copiarem, para repensarem na importância das árvores (coleção dia-a-dia do professor página 268);
Ilustração uma árvore em folha A4 de acordo com as instruções da professora para identificarem as partes das árvores, escrever uma frase em baixo da ilustração. “Produção de Texto: Se eu fosse uma árvore” (página 37 do livro Dia-a-dia do professor, volume 9);
“Varal da preservação” expor no varal as ilustrações da atividade da árvore para socializarem entre os colegas as atividades;
Cantar a música “As árvores são amigas” para conhecerem mais os benefícios que elas nos proporcionam, (página 56 do livro Alfabetização Lúdica);
Tarefa: Interpretação da música: “As árvores são amigas” (página 56 do livro Alfabetização Lúdica), para completar a atividade da árvore;
Correção da Tarefa;
Leitura do texto das quatro estações do ano para conhecerem as características das mesmas;
Construção de um texto coletivo sobre a primavera no papel Kraft, em seguida recortar de revistas e livros figuras que representam a primavera, para conhecerem melhor a estação que estamos entrando;
Leitura e discussão do texto: “Meio Ambiente”, para valorizar o cuidado e a preservação do mesmo, (Páginas 7 e 8 da Cartilha do meio ambiente);
Experiência do “Feijão”, para conhecer como uma planta se desenvolve no Meio Ambiente e que necessita de cuidados;
Amigo Oculto. Cada criança irá fazer um cartão em meia folha A4, escrevendo uma pequena mensagem sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, com a ilustração na capa. A professora irá entregar um nome para cada um e ao término da atividade irão entregar para o colega correspondente que pegaram;
Música: “Herdeiros do Futuro” de Leandro e Leonardo para os alunos refletirem sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e que nós temos uma função importante nesse cuidado;
Leitura da letra da música: “Herdeiros do Futuro” de Leandro e Leonardo para discussão e interpretação da mesma;
Leitura e discussão da história da Mônica: “Reciclar”, para enfatizar a importância da reciclagem para o meio ambiente;
Confecção de bilboquê com garrafas pet, para observarem importância da reutilização de materiais;
Confecção de cartazes em grupos, de ambientes limpos e ambientes poluídos para observar a compreensão dos alunos sobre o assunto;
Leitura do Poema: “Meio Ambiente” e escrever no quadro para copiarem;
Interpretação do poema: “Meio Ambiente”, para melhor contextualizar o tema;
Tarefa: Pesquisa em casa o que tem no ambiente onde moram, rio, árvore, flores, animais, entre outros e escrever em forma de texto no caderno;
Correção da tarefa;
Leitura e discussão de um texto sobre animais vertebrados e invertebrados para que conheçam e diferenciem os mesmos e com a ajuda de imagens. (Página 64-78, Rosa dos Ventos: Ciências Naturais);
Nenhum comentário:
Postar um comentário