SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
Carnaval
A origem da festa de
carnaval veio
da Grécia por volta de 600 a 520 a.C. Com essa festividade os gregos costumavam
realizar suas preces para agradecer aos deuses pela produção e pela fertilidade
da terra. Em seguida, os romanos e os gregos incluíram práticas sexuais e
bebidas na festa, tornando-a inadmissível aos olhos da Igreja. Posteriormente,
em 590 d.C. a Igreja Católica adotou a comemoração do carnaval.
Que até então era uma festa reprovada
pela Igreja por suas práticas de dança e canto, que pelos conceitos cristãos
eram atos impuros.A partir desta adoção pela Igreja, o carnaval começou
a ser comemorado através de cultos oficiais, assim abolia os “atos
pecaminosos”. Essa mudança foi intensamente alarmante
aos olhos do povo, pois assim, fugia das origens reais da festa, que seria o
festejo pelas conquistas e pela alegria.
Em meados de 1545, o carnaval
tornou a ser uma festa popular. E em 1723, o carnaval chegou ao
Brasil através da influência européia. Ocorria por meio de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas.
No início, as pessoas usavam máscaras no carnaval devido ao anonimato que ela concedia
principalmente aos nobres inescrupulosos, mulheres podiam entregar-se a outro
homem sem correrem o risco de serem acusadas de adultério caso o homem
estivesse mascarado, homens assassinavam seus rivais impunemente.
No
Brasil, essa tradição de usar máscaras no carnaval se acentuou por volta do
século XIX. E foi na década de 1950, que os foliões começaram a se encontrar em
bailes à fantasia. Os bailes de máscaras originaram-se da Renascença Italiana
em meados do século XIV e foram essas figuras desse tipo teatral, como Colombina e Arlequim que foram à inspiração para as
máscaras carnavalescas que usamos atualmente. Mas sem sombra de dúvidas, o
maior objetivo hoje, do uso de máscaras no carnaval é exclusivamente a alegria
e a descontração que esse acessório indispensável nos proporciona nesse período
de festa.
Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo
perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo
assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam
também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes
formando suas idéias e conhecimentos sobre
o mundo que a cerca.Através deste pensamento será trabalhado o tema “O
Carnaval”, de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças
respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:
Através deste projeto, levar aluno a :
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Através deste projeto, levar aluno a :
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Objetivos Específicos:
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
Conteúdos:
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;
Estratégias:
*Música,Poemas; Parlendas; Painéis; Pesquisa; Dança, Desenho; Pintura; Festa de carnaval; Brincadeiras infantis; Jogos diversos;Ditado;
* Recorte e colagem; Carta enigmática, Literatura infantil; Vídeos;
* Cds; Fantoches; Máscaras; Murais informativos .
*Música,Poemas; Parlendas; Painéis; Pesquisa; Dança, Desenho; Pintura; Festa de carnaval; Brincadeiras infantis; Jogos diversos;Ditado;
* Recorte e colagem; Carta enigmática, Literatura infantil; Vídeos;
* Cds; Fantoches; Máscaras; Murais informativos .
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Sugestões de Atividades
*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.
*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.
* Cada criança recebe uma
máscara de pirata (ou outro personagem) para pintar, colar adereços, enfim,
enfeitar do seu agrado. E saem máscaras no capricho.
* É preciso promover
momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais
e antigas. Estes momentos são importantes para a socialização do grupo.
Brincadeiras Infantis:
* Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar espontaneamente com sugestões e idéias de brincadeiras infantis. Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outras.
* Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar espontaneamente com sugestões e idéias de brincadeiras infantis. Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outras.
Festa Carnavalesca:
* Na festa carnavalesca da escola as crianças são convidadas a virem fantasiadas e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade.
* Na festa carnavalesca da escola as crianças são convidadas a virem fantasiadas e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade.
Conclusão:
Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.
Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.
Período:
01 semana
Culminância
: O Projeto terá culminância nos dias ________ e_______
com O bloco Educação na Folia com os
alunos da Educação Infantil e
Ensino Fundamental .
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