Trabalhando valores
- sugestões de atividades
- Expor o projeto e explicar como será
trabalhado durante o ano letivo, através da dinâmica do jogo das virtudes.
- Montar a escada dos valores para
cada turma envolvida.
- Assistir a fita de vídeo Na era do
gelo. Um filme que aborda muito bem a amizade, o companheirismo, a
honestidade e a ajuda ao próximo.
- Leitura de textos informativos e
fábulas envolvendo os valores trabalhados.
- Atividades referentes ao temas
trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais, interpretações,
etc.
- Avaliar semanalmente a evolução do
projeto com as turmas, verificar se houve progressos, se não houve, quais
os motivos.
- Avaliação semanal do projeto pelos
professores envolvidos, supervisão e orientação, tomando as medidas
cabíveis para o sucesso do projeto.
- Utilizar-se de música ambiente nas
atividades.
- Realizar dinâmicas, trabalhando
reflexão e conscientização de valores, comportamento e atitudes.
- Confecção de murais sobre valores
fixados pela escola.
- Conversas informais – aproveitando
acontecimentos do dia-a-dia.
- Relatos de experiências – atitudes
de ajuda ao próximo.
- Identificar, registrar e praticar
outros valores, que adicionaremos às atividades e ao nosso dicionário.
- Confeccionar Dicionário dos Valores
– Montar um livrinho registrando o valor e o significado dele encontrado
no dicionário.
- Registrar semanalmente os erros,
acertos e mudanças ocorridas.
- Na escada dos valores, à medida que
os objetivos forem alcançados pelos alunos, a turma que chegar primeiro no
topo da escada, receberá como prêmio, uma tarde de cinema, pipoca e
refrigerante.
- Ao término, recomeçamos a escada dos
valores novamente. (isto se o os degraus forem preenchidos até o final do
ano letivo).
- Paralelamente, acontecerá leitura
semanal do livro Soprinho no Bosque Encantado, seguido de desenho da cena
em questão, aonde a cada semana irão completando os quadros, à medida que
o projeto se desenvolve.
- Terminada a leitura do livro e os
desenhos prontos, será reconstruída coletivamente a história, baseando-se
nos desenhos realizados.
- Cada aluno fará o seu comentário do:
“como era antes” e “como é agora”.
- Montar um livro por sala, escolhendo
os melhores desenhos.
ATIVIDADES:
"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
Valores a serem trabalhados:
AMIZADE – COOPERAÇÃO – RESPEITO – RESPONSABILIDADE – DISCIPLINA – HONESTIDADE – PACIÊNCIA – DEDICAÇÃO – PARTILHA – COMPANHEIRISMO.
Histórias – a coleção: Se ligue em você, do Tio Gaspa, Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda. Alguns contos e fábulas de Esopo e La Fontaine.
“Fitas de Vídeo – “Na era do gelo”, “Direitos do Coração”, Paulinas Vídeo e “Smilingüido em Moda Amarela”, Editora Luz e Vida, “Desenhos do Pokémon”, ‘Doze é Demais”.
"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
Valores a serem trabalhados:
AMIZADE – COOPERAÇÃO – RESPEITO – RESPONSABILIDADE – DISCIPLINA – HONESTIDADE – PACIÊNCIA – DEDICAÇÃO – PARTILHA – COMPANHEIRISMO.
Histórias – a coleção: Se ligue em você, do Tio Gaspa, Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda. Alguns contos e fábulas de Esopo e La Fontaine.
“Fitas de Vídeo – “Na era do gelo”, “Direitos do Coração”, Paulinas Vídeo e “Smilingüido em Moda Amarela”, Editora Luz e Vida, “Desenhos do Pokémon”, ‘Doze é Demais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário