DIMINUIR A RETENÇÃO
Levantar histórico: Reúna
os dados gerais da escola e também os por turma, comparando com o de anos
anteriores, para observar se o problema está em uma série específica.
Analisar as causas :Com
a coordenação pedagógica e os docentes, discuta sobre os alunos que repetem de ano:
os professores os envolvem nas atividades propostas? São indisciplinados?
Participam de outros projetos da escola no contra turno
Estruturar aulas de reforço :Os alunos podem ser agrupados na própria sala de aula, segundo os
conteúdos em que precisam de reforço ou em turmas específicas no contra turno.
Cabe às equipes gestora e pedagógica discutir a melhor forma de oferecer o
apoio, considerando a orientação da rede e a disponibilidade de salas e
educadores.
Planejar atividades diferenciadas : A coordenação pedagógica deve prever maneiras de
ajudar o corpo docente a desenvolver atividades e intervenções que atendam às
necessidades dos alunos e a acompanhar a evolução dos diversos grupos.
Informar os pais : Os pais dos estudantes que fazem reforço têm de ser
informados sobre o plano de ação para que eles não percam o ano e o andamento
dos trabalhos.
Obter o comprometimento do aluno :
Conversas individuais ajudam
a pontuar os avanços e mostrar a eles a importância em participar do reforço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário