sábado, 28 de janeiro de 2012

DIMINUIR A RETENÇÃO


                                       DIMINUIR A RETENÇÃO
Levantar histórico: Reúna os dados gerais da escola e também os por turma, comparando com o de anos anteriores, para observar se o problema está em uma série específica. 
Analisar as causas :Com a coordenação pedagógica e os docentes, discuta sobre os alunos que repetem  de  ano: os professores os envolvem nas atividades propostas? São indisciplinados? Participam de outros projetos da escola no contra turno
Estruturar aulas de reforço :Os alunos podem ser agrupados na própria sala de aula, segundo os conteúdos em que precisam de reforço ou em turmas específicas no contra turno. Cabe às equipes gestora e pedagógica discutir a melhor forma de oferecer o apoio, considerando a orientação da rede e a disponibilidade de salas e educadores.
Planejar atividades diferenciadas  :  A coordenação pedagógica deve prever maneiras de ajudar o corpo docente a desenvolver atividades e intervenções que atendam às necessidades dos alunos e a acompanhar a evolução dos diversos grupos.
Informar os pais  : Os pais dos estudantes que fazem reforço têm de ser informados sobre o plano de ação para que eles não percam o ano e o andamento dos trabalhos.
Obter o comprometimento do aluno  : Conversas individuais ajudam a pontuar os avanços e mostrar a eles a importância em participar do reforço.

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