APRESENTAÇÃO
Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da
cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo da
identidade nacional, este projeto busca desenvolver metodologias de trabalho
que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas
possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e
educativa.
INTRODUÇÃO
O projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval
numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos
tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento,
disseminando informações e culturas, e sobretudo não apenas transmitir mas
reconstruir o conhecimento.A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é
através da interdisciplinaridade.Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar
envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal,social
e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.Este projeto tem o intuito
de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação
de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos
comuns.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora,
aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos,
proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos. Proporcionar
aos educandos oportunidades de
constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já
possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova
realidade, desencadeando novas ações.
METODOLOGIA
O projeto desenvolverá sugestões de metodologias de aulas
para atender as seguintes disciplinas:
ü Língua Portuguesa;
ü Matemática;
ü História;
ü Geografia;
ü Ciências;
ü Artes;
ü Ed. Física.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
RELACIONADAS AO CARNAVAL
ENSINO FUNDAMENTAL:
LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE.
v Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba.
Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer
relações com o que é dito na música e a realidade.
Se possível, depois dos desfiles, promova um debate com os alunos avaliando se
a escola realmente conseguiu .
v contar a história proposta, se foi fiel aos fatos, etc
v Trabalhe a letra do samba Vai Passar, de Chico Buarque e Francis Hime. Essa música traz ricas informações
históricas, sugeridas sob a forma de metáforas. ("Num tempo / Página
infeliz da nossa história / Passagem desbotada na memória / Das nossas novas
gerações / Dormia a nossa pátria mãe tão distraída / Sem perceber que era
subtraída / Em tenebrosas transações(...)". Apresente a música aos alunos
e peça que eles escrevam ao lado das estrofes a que fato ou período Chico se
refere. (Que tempo foi uma página infeliz da nossa história? Quais seriam as
tenebrosas transações?) Essa atividade será riquíssima para relembrar o que foi
estudado em História nos anos anteriores, além de ser uma oportunidade de se
travar contato com uma música de qualidade, bem escrita e com conteúdo.
v Analise os estereótipos mais comuns veiculados intensamente no carnaval.
Pesquisando a história da comemoração (veja links na Pesquisa Escolar, Portal Positivo) , percebemos que a imagem feminina vem sendo bastante
estereotipada, desde os primeiros anos de folia. Promova essa pesquisa e debata
com os alunos como a mulher é encarada atualmente. Outra boa discussão é:
"De que forma a mulher pode contribuir no combate à formação de
estereótipos e à degradação de sua imagem - não apenas no carnaval?". (Temas Transversais, Pesquisa na
Internet e no Portal Positivo).
MATEMÁTICA: Estatística, porcentagem de índice de
violência, bebida alcoólica e uso de droga.
CIÊNCIAS: DST’s – Efeito
de bebidas e drogas.
ARTE,
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda,
Manaus? Que outros Carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e
encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda,
Rio de Janeiro, etc. (veja links na Pesquisa Escolar). Os grupos podem
apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e
fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países (internet
– google maps).
HISTÓRIA
v
Incentive
os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as
antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.
HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE
Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar o carnaval
desde o seu início, relacionando acontecimentos históricos à comemoração. No
Conteúdo Multimídia na Pesquisa Escolar, você encontrará algumas
características dos festejos desde a época da escravidão, quando o carnaval era
chamado de entrudo, e nas décadas de 20, 30, 40 e 50. A apresentação dos alunos
para os colegas pode ser caracterizada de acordo com a época. Carnavais em
outras partes do mundo também podem ser objeto de estudo.).
BIOLOGIA, QUÍMICA E MATEMÁTICA
v Durante o carnaval, há um aumento significativo no consumo de bebidas
alcoólicas, o que resulta no aumento de acidentes nas ruas e estradas, além de
inúmeros homicídios.
v Debata com seus alunos o que poderia ser feito para diminuir essas
tristes estatísticas.
v O professor de Química poderia fazer experiências mostrando os efeitos
do álcool no sistema nervoso e no estômago de um adolescente
BIOLOGIA,
TEMAS TRANSVERSAIS, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA
v O carnaval, desde sua origem, está relacionado a permissividade. Peça
que os alunos pesquisem o evento desde a Antiguidade, com as descrições das
bacantes (ou bacanais), até a modernidade. Aliás, esse aspecto é bastante
curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade tradicional e por
organizações religiosas.
v Alguns jovens e adultos, empolgados com esse significado do evento,
acreditam que é hora de liberar as fantasias, se despojar da censura e se
entregar ao sexo sem compromisso e sem conseqüências (ledo engano!).
v O resultado para quem não pratica sexo seguro: doenças sexualmente
transmissíveis e gravidez, para não citar outras sequelas.
v Se os seus alunos já receberam orientação sexual e conhecem métodos
contraceptivos, têm noção dos riscos de relações sem uso de preservativos e
sabem o que são DSTs, encarregue-os de elaborar uma campanha para orientar os
foliões sobre os riscos do sexo sem responsabilidade. Se possível, com cartazes
e folhetos explicativos.
v Caso seus alunos ainda não tenham recebido orientação sexual, este é um
momento propício para fazê-lo (antes que eles sejam vítimas da falta de
informação).Veja no Conteúdo Multimídia algumas campanhas
educativas de prevenção à Aids no Carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário