ATIVIDADE COM UMA PROPAGANDA DA SOUZA CRUZ "ECOLOGIA"
1.Conhecimento prévio:
1) Para você o que é ecologia?
2) Como está o nosso planeta?
3) O que é clube?
4) Você sabe o que é o clube da árvore e qual seu objetivo?
5) Quem é a Souza Cruz?
6) Qual é o objetivo da Souza Cruz em relação às árvores?
2. Interpretação Oral:
1) O que é apresentado na foto?
2) Como está o pássaro?
3) O que é imitar?
4) Qual é a única alternativa apontada pelo texto para salvar o planeta?
5) Qual é o exemplo ecológico dado pelas aves para salvar o planeta?
6) Explique a seguinte expressão: “propagação de sementes”.
7) De que outra forma posso dizer a frase: “são inúmeras as espécies vegetais”?
8) O que é sobrevivência?
9) O que são espécies?
10) Para que é usada a palavra inúmeras com relação aos vegetais?
11) O que é disseminação de sementes?
12) De que forma as aves realizam essa disseminação?
13) O que é retomado pela palavra exemplo?
14) Por que motivo o Clube da árvore escolheu as aves como tema para suas atividades?
15) Segundo o texto, quem é o grande ecologista?
16) Como ele é?
17) No final do texto há duas palavras que possuem idéias contrárias, quais são?
18) O que indica o verbo deparar com relação ao pronome você?
3.Interpretação escrita
1) O que apresenta a mensagem publicitária?
2) Qual é a relação que há entre as aves e a ecologia? Explique.
3) Como nós podemos seguir o exemplo ecológico das aves?
4) Qual é o objetivo do Clube da Árvore?
5) Escreva palavras que lembram ecologia?
6) Na sua opinião, é importante conscientizar as pessoas em relação a ecologia? Comente.
4.Produção textual
· Crie uma propaganda publicitária onde uma empresa está lançando apelo a população para que preserve o meio ambiente.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
ATIVIDADE COM O TEXTO: "O MENINO MALUQUINHO"
1.Conhecimento prévio:
1) Você conhece algum Menino Maluquinho?
2) Para você que atitudes teria um menino impossível?
3) Você já fez alguma maluquice?
4) O que você acha que é ser uma pessoa subversiva?
5) Qual o seu comportamento na Escola que você estuda?
6) Que tipos de bomba você já ouviu falar?
2. Predição:
Você já ouviu falar no Menino maluquinho?
Ele é um personagem muito engraçado, que aparece em livros, jornais, revistas de histórias em quadrinhos e até mesmo no cinema. Vamos ler agora o texto “O Menino maluquinho” e conhecer algumas de suas maluquices?
3. Interpretação Oral:
1) Na linha 2, o que quer dizer: “Ter o olho maior que a barriga”?
2) O que quer dizer as expressões “Fogo no rabo e vento nos pés”?
3) O que significa ter pernas enormes?
4) No texto, quem queria abraçar o mundo? E como?
5) O que quer dizer a palavra sótão?
6) Qual o significado de macaquinhos no sótão?
7) Substitua a palavra impossível, pelo mesmo significado.
8) Que palavra pode substituir a palavra “sabido” (linha 11)?
9) Qual a única coisa que o Menino Maluquinho não sabia fazer?
10) Com que tipo de bomba o menino chegou em casa?
11) Em que época do ano, ele chegou em casa com uma bomba?
12) Para qual pessoa da família ele falou primeiro da bomba?
13) O que gritou o avô para o menino?
14) O que gritou a avó para o menino?
15) O que falou a babá?
16) Em que lugar explodiu a bomba?
17) Por que o pai do menino se sentiu aliviado?
18) Que susto ele pregou na sua casa?
19) O que ele fez sem a ordem do pai e da mãe?
20) Que nota ele tirou nas provas e no comportamento?
5.Produção textual
· Crie uma história com o Menino Maluquinho aprontando na sua Escola.
· Invente um diálogo entre um menino bem comportado e outro inquieto.
· Elabore um desenho com o menino fazendo algumas maluquices.
· Monte uma página de história em quadrinhos com o personagem “Menino Maluquinho”.
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
4.Interpretação escrita:
1) Diga do que fala o texto?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2) Quais as características o Menino Maluquinho?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3) O que ele mais gostava de fazer? Por quê?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4) Que tipo de bomba a família do menino achou que ele ia explodir?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5) Por que o menino estudava para tirar dez nas provas?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6) Que outros sustos o menino gostava de pregar?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7) Quais as pessoas que moravam em sua casa?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8) Que outro título você daria ao texto?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
9) O que você aprendeu com essa história?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
:
sábado, 22 de outubro de 2011
ATIVIDADE COM O TEXTO: "E DESLIGARAM A TV"
1.Conhecimento prévio:
1) Você assiste televisão? Quais os programas? São importantes? Por quê?
2) Você mora numa casa ou em apartamento? Qual a diferença?
3) Você conhece o mar?
4) Como ele é?
5) Como você costuma se divertir?
6) Se você pudesse se transformar em um animal, que animal você gostaria de ser?
2. Predição:
Vamos ler um texto que tem como título: E desligaram a TV.
No texto aparece uma família, uma televisão, um apartamento e o mar.
O que você acha que vai acontecer?
3. Interpretação Oral:
1) O que é apresentado na foto?
2) Onde morava a família Cinza?
3) Qual é a palavra do texto que diz que todos assistem televisão?
4) Que palavra pode substituir a palavra “enamorada” (linha 19) sem mudar o sentido do texto?
5) O que conheceram quando chegaram na praia?
6) Que palavra pode substituir a palavra “deixaria” (linha 11) sem mudar o sentido do texto?
7) Em que bicho cada um se transformou?
8) O que eles conheceram de novo?
9) O que aconteceu quando o carro da família parou?
10) Quantas e quais são os componentes da família Lula?
11) Segundo o texto, quem convidou a todos para passarem o fim de semana? Por quê?
12) Eles sentem saudade da cidade, do apartamento, do carro e da televisão?
13) A TV continua ligada no apartamento?
14) Quais as palavras que referem-se a família no texto?
5.Produção textual
· Dramatização
· Entrevista, pesquisa sobre quais os programas que são assistidos com mais freqüência por professores, agricultores, donas de casas, etc. analisando as questões positivas e negativas que oferecem.
4.Interpretação escrita:
1) Diga do que fala o texto?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2) A família de Lula fez uma boa troca, deixando a cidade para viver em contato com a natureza?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3) Será que a família vivia de fato quando passava o dia todo vendo televisão?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4) Qual a relação de TV e cidade?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5) Qual a ideologia da televisão?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6) A televisão aproxima as pessoas da família fazendo com que haja diálogo entre eles? Comente.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7) Na linha 35, que palavra pode substituir “esquecida” sem mudar o sentido da frase?
...................................................................................................................
8) Leia “...Numa grande cidade”. Qual o contrario da palavra grande?
...................................................................................................................
9) Há uma contradição de idéia nas linhas 1 e 2 do texto. Cite-a.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
10) No início do texto há duas palavras que indicam lugar, quais são?
...................................................................................................................
11) Qual a palavra do texto que comprova que a televisão ficou desligada?
.................................................................................................................
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
ATIVIDADE COM O TEXTO: "O PATO POLIGLOTA"
A partir do texto ou do livro "O pato poliglota".
1.Conhecimento prévio:
1) Você sabe o que é poliglota?
2) Pato, você conhece?
2. Predição:
1) O texto que vamos ler tem como título “O pato poliglota”. O que vocês acham que pode acontecer?
2) Poliglota é quem fala várias línguas. Que línguas será que o pato fala?
3. Interpretação Oral:
1) Ela não suspeitava que ia dar confusão. Que palavra pode substituir “suspeitava” sem modificar o sentido da frase?
2) Qual motivo da alegria da menina?
3) Por que o cão e o gato brigavam?
4) “Quem procura acha”. O que essa frase nos diz?
5) O que a menina fez para modificar a situação?
6) Na linha o encontramos a palavra “modificar” por que palavra podemos substituí-la sem alterar o sentido da frase?
7) O que levou a menina a sentir ciúmes do cão e do gato (linhas 30, 31 e 32)?
8) Como ela resolveu isso?
9) A quem se refere o “ela” (linha 33) do texto?
10) Leia: “Em noites de serenata...Como se fosse um deles”. O que significa “serenata” e a quem se refere o “deles”?
11) Que palavra pode substituir “papos” (linha 30 e 31)?
12) Na linha 36 há uma palavra que indica tempo, localize-a.
4.Produção textual
· Ilustre o texto.
· Leia: “Daí pra frente se entretinham em longos papos”. Crie esses papos.
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
5.Interpretação escrita:
1) Diga do que fala o texto?
...................................................................................................................................................................................................................... ...........................................................................................................
2) Com quantos bichos o pato se comunica?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................
3) Que bichos eram esses?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................
4) A mãe de que bicho procurou o pato para melhor entender seus filhos?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................
5) “Quá-quá” era a língua original de que bicho?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................
6) Qual a escola que o pato freqüentou para se comunicar com as cigarras?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................
7) Por que você acha que acontecem brigas entre nós?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................
8) Saber se comunicar é importante? Por quê?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................
ATIVIDADE COM O TEXTO: "O VERDE"
O Verde
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
|
Estranha é a cabeça das pessoas.
Uma vez, em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época de floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar um lugar-comum, ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores; esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos desta cidade. percebi certo dia que a arvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte, sem uma folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a arvore, e o técnico concluiu: fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na arvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da arvore com um regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com calma, os olhos brilhando, agressivos e irritados:
-Matei mesmo essa maldita árvore.
-Por quê?
-Por que na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.
|
1) Escreva de que trata o texto.
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
2) Leia: “Estranha é a cabeça das pessoas”. O que quer dizer a expressão?
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
3) “árvore incrível”. Que palavra pode substituir incrível sem mudar o sentido?
...................................................................................................................
4) A quem se refere o termo “ela” linha 3 do texto?
...................................................................................................................
5) Observe: “...fomos até ela, indagamos...” Que palavra pode substituir indagamos?
...................................................................................................................
6)Escreva uma frase com a palavra acima:
...................................................................................................................
...................................................................................................................
7) Segundo o texto, a arvore era considerada um símbolo para os moradores. Por quê?
...................................................................................................................
...................................................................................................................
8) O que ela simbolizava?
...................................................................................................................
...................................................................................................................
9) “É um ciclo...” O que quer dizer ciclo?
...................................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário