quinta-feira, 11 de abril de 2013

Textos


ATIVIDADE COM UMA PROPAGANDA DA SOUZA CRUZ "ECOLOGIA"

1.Conhecimento prévio:
1)   Para você o que é ecologia?
2)   Como está o nosso planeta?
3)   O que é clube?
4)   Você sabe o que é o clube da árvore e qual seu objetivo?
5)   Quem é a Souza Cruz?
6)   Qual é o objetivo da Souza Cruz em relação às árvores?



2. Interpretação Oral:
1)   O que é apresentado na foto?
2)   Como está o pássaro?
3)   O que é imitar?
4)   Qual é a única alternativa apontada pelo texto para salvar o planeta?
5)   Qual é o exemplo ecológico dado pelas aves para salvar o planeta?
6)   Explique a seguinte expressão: “propagação de sementes”.
7)   De que outra forma posso dizer a frase: “são inúmeras as espécies vegetais”?
8)   O que é sobrevivência?
9)   O que são espécies?
10)               Para que é usada a palavra inúmeras com relação aos vegetais?
11)               O que é disseminação de sementes?
12)               De que forma as aves realizam essa disseminação?
13)               O que é retomado pela palavra exemplo?
14)               Por que motivo o Clube da árvore escolheu as aves como tema para suas atividades?
15)               Segundo o texto, quem é o grande ecologista?
16)               Como ele é?
17)               No final do texto há duas palavras que possuem idéias contrárias, quais são?
18)               O que indica o verbo deparar com relação ao pronome você?

3.Interpretação escrita
1)   O que apresenta a mensagem publicitária?
2)   Qual é a relação que há entre as aves e a ecologia? Explique.
3)   Como nós podemos seguir o exemplo ecológico das aves?
4)   Qual é o objetivo do Clube da Árvore?
5)   Escreva palavras que lembram ecologia?
6)   Na sua opinião, é importante conscientizar as pessoas em relação a ecologia? Comente.

4.Produção textual
·         Crie uma propaganda publicitária onde uma empresa está lançando apelo a população para que preserve o meio ambiente.

terça-feira, 25 de outubro de 2011


ATIVIDADE COM O TEXTO: "O MENINO MALUQUINHO"

1.Conhecimento prévio:
1)   Você conhece algum Menino Maluquinho?
2)   Para você que atitudes teria um menino impossível?
3)   Você já fez alguma maluquice?
4)   O que você acha que é ser uma pessoa subversiva?
5)   Qual o seu comportamento na Escola que você estuda?
6)   Que tipos de bomba você já ouviu falar?

2. Predição:
Você já ouviu falar no Menino maluquinho?
Ele é um personagem muito engraçado, que aparece em livros, jornais, revistas de histórias em quadrinhos e até mesmo no cinema. Vamos ler agora o texto “O Menino maluquinho” e conhecer algumas de suas maluquices?



3. Interpretação Oral:
1)   Na linha 2, o que quer dizer: “Ter o olho maior que a barriga”?
2)   O que quer dizer as expressões “Fogo no rabo e vento nos pés”?
3)   O que significa ter pernas enormes?
4)   No texto, quem queria abraçar o mundo? E como?
5)   O que quer dizer a palavra sótão?
6)   Qual o significado de macaquinhos no sótão?
7)   Substitua a palavra impossível, pelo mesmo significado.
8)   Que palavra pode substituir a palavra “sabido” (linha 11)?
9)   Qual a única coisa que o Menino Maluquinho não sabia fazer?
10)               Com que tipo de bomba o menino chegou em casa?
11)               Em que época do ano, ele chegou em casa com uma bomba?
12)               Para qual pessoa da família ele falou primeiro da bomba?
13)               O que gritou o avô para o menino?
14)               O que gritou a avó para o menino?
15)               O que falou a babá?
16)               Em que lugar explodiu a bomba?
17)               Por que o pai do menino se sentiu aliviado?
18)               Que susto ele pregou na sua casa?
19)               O que ele fez sem a ordem do pai e da mãe?
20)               Que nota ele tirou nas provas e no comportamento?
5.Produção textual
·         Crie uma história com o Menino Maluquinho aprontando na sua Escola.
·         Invente um diálogo entre um menino bem comportado e outro inquieto.
·         Elabore um desenho com o menino fazendo algumas maluquices.
·         Monte uma página de história em quadrinhos com o personagem “Menino Maluquinho”.
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................

4.Interpretação escrita:
1)   Diga do que fala o texto?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2)   Quais as características o Menino Maluquinho?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3)   O que ele mais gostava de fazer? Por quê?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4)   Que tipo de bomba a família do menino achou que ele ia explodir?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5)   Por que o menino estudava para tirar dez nas provas?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6)   Que outros sustos o menino gostava de pregar?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

7)   Quais as pessoas que moravam em sua casa?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

8)   Que outro título você daria ao texto?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

9)   O que você aprendeu com essa história?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

sábado, 22 de outubro de 2011


ATIVIDADE COM O TEXTO: "E DESLIGARAM A TV"

1.Conhecimento prévio:
1)   Você assiste televisão? Quais os programas? São importantes? Por quê?
2)   Você mora numa casa ou em apartamento? Qual a diferença?
3)   Você conhece o mar?
4)   Como ele é?
5)   Como você costuma se divertir?
6)   Se você pudesse se transformar em um animal, que animal você gostaria de ser?

2. Predição:
Vamos ler um texto que tem como título: E desligaram a TV.
No texto aparece uma família, uma televisão, um apartamento e o mar.
O que você acha que vai acontecer?



3. Interpretação Oral:
1)   O que é apresentado na foto?
2)   Onde morava a família Cinza?
3)   Qual é a palavra do texto que diz que todos assistem televisão?
4)   Que palavra pode substituir a palavra “enamorada” (linha 19) sem mudar o sentido do texto?
5)   O que conheceram quando chegaram na praia?
6)   Que palavra pode substituir a palavra “deixaria” (linha 11) sem mudar o sentido do texto?
7)   Em que bicho cada um se transformou?
8)   O que eles conheceram de novo?
9)   O que aconteceu quando o carro da família parou?
10)               Quantas e quais são os componentes da família Lula?
11)               Segundo o texto, quem convidou a todos para passarem o fim de semana? Por quê?
12)               Eles sentem saudade da cidade, do apartamento, do carro e da televisão?
13)               A TV continua ligada no apartamento?
14)               Quais as palavras que referem-se a família no texto?

5.Produção textual
·         Dramatização
·         Entrevista, pesquisa sobre quais os programas que são assistidos com mais freqüência por professores, agricultores, donas de casas, etc. analisando as questões positivas e negativas que oferecem.

4.Interpretação escrita:
1)   Diga do que fala o texto?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2)   A família de Lula fez uma boa troca, deixando a cidade para viver em contato com a natureza?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3)   Será que a família vivia de fato quando passava o dia todo vendo televisão?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4)   Qual a relação de TV e cidade?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5)   Qual a ideologia da televisão?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6)   A televisão aproxima as pessoas da família fazendo com que haja diálogo entre eles? Comente.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7)   Na linha 35, que palavra pode substituir “esquecida” sem mudar o sentido da frase?
...................................................................................................................

8)   Leia “...Numa grande cidade”. Qual o contrario da palavra grande?
...................................................................................................................
9)   Há uma contradição de idéia nas linhas 1 e 2 do texto. Cite-a.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

10)               No início do texto há duas palavras que indicam lugar, quais são?
...................................................................................................................

11)               Qual a palavra do texto que comprova que a televisão ficou desligada?
.................................................................................................................

quarta-feira, 19 de outubro de 2011


ATIVIDADE COM O TEXTO: "O PATO POLIGLOTA"

A partir do texto ou do livro "O pato poliglota".

1.Conhecimento prévio:
1)   Você sabe o que é poliglota?
2)   Pato, você conhece?

2. Predição:
1)   O texto que vamos ler tem como título “O pato poliglota”. O que vocês acham que pode acontecer?
2)   Poliglota é quem fala várias línguas. Que línguas será que o pato fala?
3. Interpretação Oral:
1)   Ela não suspeitava que ia dar confusão. Que palavra pode substituir “suspeitava” sem modificar o sentido da frase?
2)   Qual motivo da alegria da menina?
3)   Por que o cão e o gato brigavam?
4)   “Quem procura acha”. O que essa frase nos diz?
5)   O que a menina fez para modificar a situação?
6)   Na linha o encontramos a palavra “modificar” por que palavra podemos substituí-la sem alterar o sentido da frase?
7)   O que levou a menina a sentir ciúmes do cão e do gato (linhas 30, 31 e 32)?
8)   Como ela resolveu isso?
9)   A quem se refere o “ela” (linha 33) do texto?
10)               Leia: “Em noites de serenata...Como se fosse um deles”. O que significa “serenata” e a quem se refere o “deles”?
11)               Que palavra pode substituir “papos” (linha 30 e 31)?
12)               Na linha 36 há uma palavra que indica tempo, localize-a.

4.Produção textual
·         Ilustre o texto.
·         Leia: “Daí pra frente se entretinham em longos papos”. Crie esses papos.
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................

5.Interpretação escrita:
1)  Diga do que fala o texto?
...................................................................................................................................................................................................................... ...........................................................................................................

2)  Com quantos bichos o pato se comunica?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................

3)  Que bichos eram esses?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................

4)  A mãe de que bicho procurou o pato para melhor entender seus filhos?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................

5)  “Quá-quá” era  a língua original de que bicho?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................

6)  Qual a escola que o pato freqüentou para se comunicar com as cigarras?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................

7)  Por que você acha que acontecem brigas entre nós?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................

8)  Saber se comunicar é importante? Por quê?
...........................................................................................................
...........................................................................................................
...........................................................................................................


ATIVIDADE COM O TEXTO: "O VERDE"

O Verde

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
Estranha é a cabeça das pessoas.
Uma vez, em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época de floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar um lugar-comum, ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores; esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos desta cidade. percebi certo dia que a arvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte, sem uma folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a arvore, e o técnico concluiu: fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na arvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da arvore com um regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com calma, os olhos brilhando, agressivos e irritados:
-Matei mesmo essa maldita árvore.
-Por quê?
-Por que na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.

1) Escreva de que trata o texto.
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
2) Leia: “Estranha é a cabeça das pessoas”. O que quer dizer a expressão?
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
3) “árvore incrível”. Que palavra pode substituir incrível sem mudar o sentido?
...................................................................................................................
4) A quem se refere o termo “ela” linha 3 do texto?
...................................................................................................................
5) Observe: “...fomos até ela, indagamos...” Que palavra pode substituir indagamos?
...................................................................................................................
6)Escreva uma frase com a palavra acima:
...................................................................................................................
...................................................................................................................
7) Segundo o texto, a arvore era considerada um símbolo para os moradores. Por quê?
...................................................................................................................
...................................................................................................................
8) O que ela simbolizava?
...................................................................................................................
...................................................................................................................
9) “É um ciclo...” O que quer dizer ciclo?
...................................................................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário