A
Importância do Planejamento
O
planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que
as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades
reais. Existem três tipos de planejamento escolar: o plano da escola, o plano
de ensino e a sequência ou projeto didático.
O
primeiro traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema
educacional mais amplo. O plano de ensino se divide em tópicos que definem
metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo. A sequência
didática é a previsão de conteúdo de um conjunto de aulas e o projeto um
trabalho mais longo e complexo.
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor.
Por
isso a idéia de planejar precisa estar sempre presente e fazer parte de todas
as atividades — senão prevalecerão rumos estabelecidos em contextos estranhos à
escola e/ou ao professor. Para José Fusari, da Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento. "Se a escola é
o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não podemos agir só com
base no improviso", diz.
"Ensinar requer intencionalidade e
sistematização." O poder de improvisação é sempre necessário, mas não pode
ser considerado regra.
Trabalho coletivo
Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Isso não quer dizer que o produto final venha a ser um documento complicado. Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e flexível.
Trabalho coletivo
Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Isso não quer dizer que o produto final venha a ser um documento complicado. Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e flexível.
E não adianta
elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Avalie o que sua
turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Só assim você poderá planejar com
base em necessidades reais de aprendizagem. Esteja aberto para acolher o
aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e
caminhar junto com a classe.
Planejar requer:
Planejar requer:
pesquisar
sempre;ser criativo na elaboração da aula;estabelecer prioridades e
limites;estar aberto para acolher o aluno e sua realidade; ser flexível para
replanejar sempre que necessário.
Leve sempre em
conta:as características e necessidades de aprendizagem dos alunos;os objetivos
educacionais da escola e seu projeto pedagógico;o conteúdo de cada série;os
objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;as condições objetivas de trabalho.Com
base nisso, defina:o que vai ensinar;como vai ensinar;quando vai ensinar;o que,
como e quando avaliar.
José Fusari,
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