Disciplina: Artes
(Significa na linguagem Bororo “Fazer Arte”)
(Significa na linguagem Bororo “Fazer Arte”)
OBJETIVOS GERAIS:
Promover uma discussão acerca da diversidade étnica, social
e cultural no Brasil.
Perceber a formação social de um grupo, seus hábitos e sua
integração com o mundo que o cerca. A relação do homem com o seu habitat, com
seu grupo, utilizando dos recursos de que dispõe para a sua sobrevivência.
Compreender as relações de tempo, espaço e cultura e sua
influência na identidade social do povo brasileiro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Trazer o grupo para uma reflexão sobre o “diferente” e o
“igual”.
Levantar questões comportamentais pertinentes à diversidade
social e cultural no Brasil.
Perceber que faz parte deste contexto social e que
carrega heranças desta diversidade.
Visitar aldeias indígenas;
Mostrar como os povos indígenas viviam, vivem e como
produzem sua arte;
Dar ao aluno, a possibilidade de vivenciar e experimentar,
as etapas de construção do grafismo indígena de forma a concretizar o estudo e
contextualizar a produção artística;
Produzir artes indígenas: grafismo do corpo e cerâmica;
trançados.
JUSTIFICATIVA
A cultura indígena esta presente no nosso dia a dia, como:
na fala, no alimento, entre outros. Está inserido cultura urbana de forma
direta e indireta. E é importante que saibamos sobre seu modo de viver, suas
tradições, seus hábitos e crenças. Estima-se que atualmente existam cerca de
300 mil índios em território brasileiro, número este que nos faz refletir
quando pensamos nos quase 6 milhões que existiam em nosso país antes da chegada
dos colonizadores.Segundo os estudos da Escola Vesper:
“ O encontro de raças caracterizou-se por um grande
massacre não só de vidas, mas de uma belíssima cultura. Extinguiu-se línguas,
mitos, costumes, conhecimentos, técnicas e artefatos. Sem dúvida um patrimônio
cultural que jamais será recuperado. Na realidade podemos afirmar que desde a
chegada dos portugueses no Brasil até os dias de hoje, tem havido uma luta
constante contra o índio. Luta na qual só existe um ganhador. A vitória é
daquele que se julga civilizado.”
Notamos que em certas localidades onde há pouca aproximação
e contato com as tribos, os tribos são enaltecidos. E quando há um grande
contato os índios , a sociedade é pouca valorizada, e muitas vezes, desprezada
pela sociedade urbana.
Faz-se necessário a compreensão de que os índios abrangem
populações muito diferentes entre si, que a categoria não se define somente por
oposição aos brancos ou como um grupo homogêneo. É necessário entendê-los e
respeitá-los. Suas organizações são diferenciadas do ponto de vista de
costumes, organização, estruturas habitacionais, línguas, porte físico e vários
outros aspectos. Enfim é necessário compreender estas diferenças, conhecê-los a
fundo para buscar as soluções que garantam sua prosperidade futura e
assegurem-lhe o direito de viver de acordo com seus costumes.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1º MOMENTO: Produção textual sobre o conhecimento prévio dos
alunos sobre a cultura indígena no Brasil.
2º MOMENTO: Assistir o vídeo sobre “O povo Brasileiro”
de Darcy Ribeiro para discussão sobre os índios de hoje e ontem.
3º MOMENTO: Leitura do capítulo do livro “História da arte”
de Graça Proença e realização das atividades.
4º MOMENTO: Pesquisar no site http://pib.socioambiental.org/ptuma
tribo indígena e apresentá-la na próxima aula. Enfatizando grafismo e seus
significados.(sugestão:pintar alguém do grupo e explicar o significado da
pintura)
5º MOMENTO: Arte indígena: Grafismo corporal e cerâmica;
Produção de grafismo em papel A4. Origem da tintura.
6º MOMENTO: Lendas indígenas: Leitura e representação
e produção textual.
7º MOMENTO: Arte indígena: Trançados e tecelagem
(vídeo).Teoria e produção em papel americano.
8º MOMENTO: Música e dança indígena .Vídeo da dança(Se
possível produção de coreografia)
9º MOMENTO: Reprodução dos grafismos em telha ou jarros de
barro.
Sites
Bibliografia
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