Educar é Semear

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quarta-feira, 17 de abril de 2013

Disciplina: Artes


Disciplina: Artes
(Significa na linguagem Bororo “Fazer Arte”)
OBJETIVOS GERAIS:
Promover uma discussão acerca da diversidade étnica, social e cultural no Brasil.
Perceber a formação social de um grupo, seus hábitos e sua integração com o mundo que o cerca. A relação do homem com o seu habitat, com seu grupo, utilizando dos recursos de que dispõe para a sua sobrevivência.
Compreender as relações de tempo, espaço e cultura e sua influência na identidade social do povo brasileiro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Trazer o grupo para uma reflexão sobre o “diferente” e o “igual”.
Levantar questões comportamentais pertinentes à diversidade social e cultural no Brasil.
Perceber  que faz parte deste contexto social e que carrega heranças desta diversidade.
Visitar aldeias indígenas;
Mostrar como os povos indígenas viviam, vivem e como produzem sua arte;
Dar ao aluno, a possibilidade de vivenciar e experimentar, as etapas de construção do grafismo indígena de forma a concretizar o estudo e contextualizar a produção artística;
Produzir artes indígenas: grafismo do corpo e cerâmica; trançados.
JUSTIFICATIVA
A cultura indígena esta presente no nosso dia a dia, como: na fala, no alimento, entre outros. Está inserido cultura urbana de forma direta e indireta. E é importante que saibamos sobre seu modo de viver, suas tradições, seus hábitos e crenças. Estima-se que atualmente existam cerca de 300 mil índios em território brasileiro, número este que nos faz refletir quando pensamos nos quase 6 milhões que existiam em nosso país antes da chegada dos colonizadores.Segundo os estudos da Escola Vesper:
“ O encontro de raças caracterizou-se por um grande massacre não só de vidas, mas de uma belíssima cultura. Extinguiu-se línguas, mitos, costumes, conhecimentos, técnicas e artefatos. Sem dúvida um patrimônio cultural que jamais será recuperado. Na realidade podemos afirmar que desde a chegada dos portugueses no Brasil até os dias de hoje, tem havido uma luta constante contra o índio. Luta na qual só existe um ganhador. A vitória é daquele que se julga civilizado.”
Notamos que em certas localidades onde há pouca aproximação e contato com as  tribos, os tribos são enaltecidos. E quando há um grande contato os índios , a sociedade é pouca valorizada, e muitas vezes, desprezada pela sociedade urbana.
Faz-se necessário a compreensão de que os índios abrangem populações muito diferentes entre si, que a categoria não se define somente por oposição aos brancos ou como um grupo homogêneo. É necessário entendê-los e respeitá-los. Suas organizações são diferenciadas  do ponto de vista de costumes, organização, estruturas habitacionais, línguas, porte físico e vários outros aspectos. Enfim é necessário compreender estas diferenças, conhecê-los a fundo para buscar as soluções que garantam sua prosperidade futura e assegurem-lhe o direito de viver de acordo com seus costumes.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1º MOMENTO: Produção textual sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre a cultura indígena no Brasil.
2º MOMENTO: Assistir o vídeo sobre  “O povo Brasileiro” de  Darcy Ribeiro para discussão sobre os índios de hoje e ontem.
3º MOMENTO: Leitura do capítulo do livro “História da arte” de Graça Proença e realização das atividades.
4º MOMENTO: Pesquisar no site http://pib.socioambiental.org/ptuma tribo indígena e apresentá-la na próxima aula. Enfatizando grafismo e seus significados.(sugestão:pintar alguém do grupo e explicar o significado da pintura)
5º MOMENTO: Arte indígena: Grafismo corporal e cerâmica; Produção de grafismo em papel A4. Origem da tintura.
6º MOMENTO:  Lendas indígenas: Leitura e representação e produção textual.
7º MOMENTO: Arte indígena: Trançados e tecelagem (vídeo).Teoria e produção em papel americano.
8º MOMENTO: Música e dança indígena .Vídeo  da dança(Se possível produção de coreografia)
9º MOMENTO: Reprodução dos grafismos em telha ou jarros de barro.

 Sites
 Bibliografia






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