PLANO DE AULA COM LIVRO DIDÁTICO
1. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO SELECIONADO
ÁREA: Letramento e Alfabetização Linguística
TÍTULO: Porta Aberta Letramento e Alfabetização Linguística 1º ano
AUTOR: Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança
COLEÇÃO: Porta Aberta: Letramento e Alfabetização Linguística
ANO: 2008
JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DESTE LIVRO: Este livro está disponível no PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) e foi escolhido por trazer atividades diversificadas, com embalagens, placas, parlendas, obras de arte, histórias em quadrinhos, histórias clássicas, atividades práticas a serem realizadas com o aluno. Também por trazerem personagens de diversas etnias e desenhos diversificados.
PLANO DE AULA
1. JUSTIFICATIVA
O livro didático é muito importante na prática pedagógica diária, pois pode servir de suporte teórico e prático para o aluno, bem como instrumento de apoio para o professor. Também traz conteúdos que podem ser trabalhados ou mesmo adaptados a realidade da turma. Trata-se, portanto, de uma forma de sistematização dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Então o livro didático, uma vez adequado e alinhado ao projeto pedagógico da escola, pode ser utilizado como uma estratégia mediadora entre a criança e o conhecimento, estimulando a expressão e a realização de pesquisas e trabalhos em diversas áreas do conhecimento além de contribuir com a formação de leitores.
Selecionou-se esta parte do livro por possibilitar um trabalho condizente com a realidade do aluno, onde pode-se partir de uma cantiga do dia-a-dia das crianças e trabalhar a família silábica da letra C, bem como atividades práticas, exercitando habilidades e competências necessárias a essa faixa etária. Através dessas atividades é possível desenvolver também o trabalho coletivo, a organização e o senso crítico, procurando promover o desenvolvimento integral da criança.
2. OBJETIVOS
· Promover a leitura e interpretação;
· Trabalhar a música no processo de alfabetização e letramento;
· Trabalhar música, ritmo e melodia;
· Trabalhar e expressão corporal e a motricidade fina;
· Relacionar som e grafia das palavras;
· Desenvolver a atenção, a concentração e a classificação;
· Despertar a criatividade e o gosto pela música;
· Fazer a correspondência entre a palavra oral e a escrita;
· Relacionar as palavras à família silábica da letra C e identificá-las nas respectivas palavras;
· Estimular o trabalho coletivo;
· Desenvolver o senso crítico e de organização.
3. ATIVIDADES
a) Fazer a brincadeira da “Canoa Virou”.
b) Apresentar o texto da brincadeira no livro didático (p. 80). Fazer a leitura individual e coletiva da cantiga. Dialogar sobre a cantiga e por fim copiá-la no caderno. Sugestões:
· Você conhece canoa?
· Para que serve?
· Onde é usada?
· Você já andou de canoa?
· Você conhece o mar?
· Pode-se utilizar canoa no mar?
· O que se utiliza para navegar no mar? Por quê?
· Onde tem mar?
c) Montar um painel com figuras de lagoas, lagos e rios: cada criança procura uma figura de lago, lagoa ou rio. Após será confeccionado uma dobradura da canoa que será colada nessa figura e para finalizar cada um cola essa figura num painel coletivo.
d) Atividades do livro da p. 81.
e) Dialogar sobre os tipos de animais: terrestres, aquáticos e aéreos. Após, solicitar que recortem figuras de animais e os classifiquem para confeccionar um painel coletivo desses animais.
f) Fazer as atividades do livro (p.82-83 e 84).
4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
· Leitura e interpretação
· Coordenação motora
· Música e ritmo
· Expressão corporal
· Motricidade fina
· Recorte e colagem
· Atenção, concentração e classificação
· Organização e interação coletiva
· Criatividade
· Lateralidade
· Confecção de painel coletivo e dobradura
OBSERVAÇÃO: Este planejamento é para uma aula, mas o professor deverá observar o ritmo da turma, respeitando suas habilidades e limites. Dessa forma, se a turma for mais lenta ou se o diálogo for intenso e participativo e tomar muito tempo, poderá ser muita atividade para uma só aula, assim o professor deverá concluir o trabalho em outro dia.
Oi, como p faço p imprimir este livro completo?
ResponderExcluir