quinta-feira, 11 de abril de 2013

Letramento e Alfabetização Linguística


PLANO DE AULA COM LIVRO DIDÁTICO


1. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO SELECIONADO

ÁREA: Letramento e Alfabetização Linguística
TÍTULO: Porta Aberta Letramento e Alfabetização Linguística 1º ano
AUTOR: Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança
COLEÇÃO: Porta Aberta: Letramento e Alfabetização Linguística
ANO: 2008
JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DESTE LIVRO: Este livro está disponível no PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) e foi escolhido por trazer atividades diversificadas, com embalagens, placas, parlendas, obras de arte, histórias em quadrinhos, histórias clássicas, atividades práticas a serem realizadas com o aluno. Também por trazerem personagens de diversas etnias e desenhos diversificados.



PLANO DE AULA


1. JUSTIFICATIVA

O livro didático é muito importante na prática pedagógica diária, pois pode servir de suporte teórico e prático para o aluno, bem como instrumento de apoio para o professor. Também traz conteúdos que podem ser trabalhados ou mesmo adaptados a realidade da turma. Trata-se, portanto, de uma forma de sistematização dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Então o livro didático, uma vez adequado e alinhado ao projeto pedagógico da escola, pode ser utilizado como uma estratégia mediadora  entre a criança e o conhecimento, estimulando a expressão e a realização de pesquisas e trabalhos em diversas áreas do conhecimento além de contribuir com a formação de leitores.
Selecionou-se esta parte do livro por possibilitar um trabalho condizente com a realidade do aluno, onde pode-se partir de uma cantiga do dia-a-dia das crianças e trabalhar a família silábica da letra C, bem como atividades práticas, exercitando habilidades e competências necessárias a essa faixa etária. Através dessas atividades é possível desenvolver também o trabalho coletivo, a organização e o senso crítico, procurando promover o desenvolvimento integral da criança.

2. OBJETIVOS

·         Promover a leitura e interpretação;
·         Trabalhar a música no processo de alfabetização e letramento;
·         Trabalhar música, ritmo e melodia;
·         Trabalhar e expressão corporal e a motricidade fina;
·         Relacionar som e grafia das palavras;
·         Desenvolver a atenção, a concentração e a classificação;
·         Despertar a criatividade e o gosto pela música;
·         Fazer a correspondência entre a palavra oral e a escrita;
·         Relacionar as palavras à família silábica da letra C e identificá-las nas respectivas palavras;
·         Estimular o trabalho coletivo;
·         Desenvolver o senso crítico e de organização.

3. ATIVIDADES

a) Fazer a brincadeira da “Canoa Virou”.
b) Apresentar o texto da brincadeira no livro didático (p. 80). Fazer a leitura individual e coletiva da cantiga. Dialogar sobre a cantiga e por fim copiá-la no caderno. Sugestões:


·         Você conhece canoa?
·         Para que serve?
·         Onde é usada?
·         Você já andou de canoa?
·         Você conhece o mar?
·         Pode-se utilizar canoa no mar?
·         O que se utiliza para navegar no mar? Por quê?
·         Onde tem mar?

 

 c) Montar um painel com figuras de lagoas, lagos e rios: cada criança procura uma figura de lago, lagoa ou rio. Após será confeccionado uma dobradura da canoa que será colada nessa figura e para finalizar cada um cola essa figura num painel coletivo.

d) Atividades do livro da p. 81.

e) Dialogar sobre os tipos de animais: terrestres, aquáticos e aéreos. Após, solicitar que recortem figuras de animais e os classifiquem para confeccionar um painel coletivo desses animais.
f) Fazer as atividades do livro (p.82-83 e 84).



4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

·         Leitura e interpretação
·         Coordenação motora
·         Música e ritmo
·         Expressão corporal
·         Motricidade fina
·         Recorte e colagem
·         Atenção, concentração e classificação
·         Organização e interação coletiva
·         Criatividade
·         Lateralidade
·         Confecção de painel coletivo e dobradura


OBSERVAÇÃO: Este planejamento é para uma aula, mas o professor deverá observar o ritmo da turma, respeitando suas habilidades e limites. Dessa forma, se a turma for mais lenta ou se o diálogo for intenso e participativo e tomar muito tempo, poderá ser muita atividade para uma só aula, assim o professor deverá concluir o trabalho em outro dia.

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