Apresentador: O apresentador deverá falar sobre a importância de
se trabalhar o tema na escola, sobre a lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que
define as orientações sobre o estudo da História afro-brasileira e da história
da África e dos africanos e a da importância do dia Nacional da Consciência
Negra.
Cena 01:
Professor:
Bom dia turma! Hoje, dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da
Consciência Negra, pois nesse mesmo dia morreu...
Aluno 1:
“Oô fessô”, com licença! Me desculpe! Mas sai ano, entra ano e ouço falar de
dia da Consciência Negra, mas nunca consegui entender por que esse dia é tão
importante, nem feriado é.
Aluno 2:
Então deixa o professor explicar, uai!
Aluno 3:
Sai pra lá, puxa saco!
Todos:
Murmurinho de briga.
Professor:
Calma, calma turma!
Aluno 1:
(Levanta a mão) Desculpa professor, eu não queria arrumar confusão, eu sou novo
nessa escola, mas por onde passei, nesse dia eu só via uns cartazes com imagens
de escravos, algumas frases e nada mais.
Professor:
Infelizmente mesmo sendo tão importante, poucos dão valor a este dia, na
maioria das vezes porque não conhecem o seu significado histórico.
Aluno 4:
Mas se o dia é para ser comemorado hoje, pra que falar em história, essas
coisas que aconteceram a centenas de anos e não nos serve para nada?
Professor:
Engano seu meu jovem, se nós podemos comemorar esse dia é por causa da luta
histórica dos negros, desde aqueles que chegaram nos navios “tumbeiros”, os que
sofreram nos quase quatro séculos de escravidão no Brasil, até os que buscam um
espaço nessa sociedade de hoje.
Aluno 5:
(Levanta a mão) Navios tumbeiros? Mas não são Navios Negreiros, professor?
Aluno 4:
E a escravidão? Foi tão dura assim?
Professor:
Acredito que a escravidão foi muito mais dura e perversa que os livros nos
contam, imagine só: você está trabalhando tranqüilo em sua aldeia, junta a sua
família, e de repente chega um grupo de pessoas e capturam vocês, os espancam,
amarram a todos, os fazem andar quilômetros até chegarem a um porto e os
colocam em um navio cheia de gente estranha...
Aluno 5:
Os Navios negreiros?
Professor:
Sim! Isso mesmo! Navios negreiros! Mas também são chamados de tumbeiros, pois
boa parte das pessoas que foram amontoadas em seu porão, frio e fedorento, eram
alimentadas com uma comida horrível e escassa, muitas dessas pessoas não
sobreviviam a esta viagem, morriam de doenças ou até suicidavam-se e não
chegaram ao seu desconhecido destino, na verdade era só o começo do inferno.
Aluno 2:
Então professor? Quer dizer que todos os negros no Brasil são descendentes de
escravos?
Professor:
Não! “Não são descendentes de escravos! São descendentes de seres humanos que
foram escravizados.” É bom lembrar que os indígenas também sofreram muito com a
escravidão.
Aluno 3:
Então parece que eles sofreram bastante mesmo!
Professor:
A condição do escravo sempre foi de humilhação, dor, sofrimento e violência.
Acredito que vocês possam imaginar isso!
Fechamento da Cena 01: Se possível utilizar um vídeo
mostrando o navio negreiro (Cena do filme Amistad) e imagens de escravos no
Brasil, utilizar a música “Retirantes” da novela Escrava Isaura e ao mesmo
tempo entrariam alguns alunos representando escravos sendo açoitados e
humilhados.
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