Secretaria de Educação Cultura e Esportes
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29 de Dezembro nº 57
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:Educando Para Um Futuro feliz
LEMBRETES
Caros
diretores e coordenadores
Chegou o início de um novo ano e este pode ser um
bom momento para a equipe avaliar as práticas escolares e redefinir o que vai
manter ou modificar. Para isso é importante avaliar as ações que a equipe
executou em 2012 e planejar as
atividades futuras. Para isso algumas ações
se faz necessário para a
realização de um trabalho com eficácia
.Segue algumas sugestões imprescindíveis .
Elaborar o Plano de Ação da Coordenação Pedagógica em
consonância com o Projeto Político Pedagógico escolar;Não esquecer de
colocar o Painel de Gestão.
Trabalhar
em parceria com o diretor e coordenador , contribuindo para uma administração
eficiente e eficaz
Zelar
pelo cumprimento do calendário escolar;
Vivenciar
na escola as datas comemorativas de
acordo com o calendário
anual.(Implementando os temas
transversais )
Motivar
e auxiliar os professores a fazerem o uso de diversas técnicas lúdicas como:
música, teatro, danças, poesias, coreografias, dramatizações, etc.
Propiciar
momentos na qual a família possa ser participante ativa no processo ensino aprendizagem;
Elaborar
gincanas educativas, visando à leitura, conhecimentos gerais e matemáticos;
Acompanhar
os casos de dificuldades de aprendizagem, procurando encaminhar junto à família
ou órgão competente .
Oportunizar
mensalmente ou ( quinzenalmente de acordo com as necessidades ) as reuniões
pedagógicas.
Dar
atenção individual e coletiva a todos envolvidos no Processo Ensino -
Aprendizagem;
Pesquisar
e acompanhar as causas da evasão, repetência e o rendimento escolar dos alunos;
Propiciar
o trabalho em conjunto por área, por séries, para analisar, discutir, estudar e
aperfeiçoar as questões pertinentes ao processo Ensino - Aprendizagem
(multidisciplinares);
Estimular
a criatividade dos professores e a integração do corpo docente;
Incentivar
os docentes em trabalhos de equipe, incrementando um trabalho coletivo,
coerente e articulado com a proposta pedagógica da escola.
Elaborar
, coordenar ,incentivar e valorizar
os Projetos Didáticos
Dar
suporte pedagógico ao professor, auxiliando-o a encontrar melhores estratégias
de ensino, favorecendo a aprendizagem significativa.
Estimular,
acompanhar e participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico, junto com
os demais segmentos da escola;
Coordenar as atividade
Pedagógicas; participar de reuniões , capacitações e programas de
formação continuada;
Trabalhar os dados estatísticos
dos resultados de desempenho do aluno, visando à melhoria do processo ensino e
aprendizagem;
Disponibilizar informações e
apoio às necessidades dos professores no planejamento curricular;
Promover na escola a
formação continuada dos professores;
Desenvolver o
Processo de Avaliação de desempenho como instrumento de acompanhamento
do trabalho desenvolvido, visando o aprendizado do aluno.
Registrar os avanços da
aprendizagem do aluno; Manter-se atualizado quanto às novas metodologias educacionais;
Trabalhar o Currículo
voltado para a realidade do aluno;
Elaborar apostilas de sugestões de
atividades de acordo com as áreas de ensino.
Estimular
a criatividade dos professores e a integração do corpo docente;Redirecionar as
aulas-atividades do professor trabalhando em conjunto trocando experiências.
Orientar Conselhos
de classe trazendo como
foco o aluno que
está apresentando
dificuldades ou problemas que prejudicam
a sua aprendizagem.
Definir o
perfil de saída
a ser alcançado pelos alunos
de cada série de
ensino.*Monitorar o planejamento
e registro de aulas ,
apresentado por cada
docente respectivamente.
Reunir (mensalmente ou
quinzenalmente) professores para discutir medidas para melhorar o desempenho dos alunos.
Promover Feira
de Conhecimento. Realizar oficinas
de leitura dramatizada.Estimular atividades que viabilizem a prática da
leitura e pesquisas, apresentando projetos ao
ar livre.
Utilizar os erros
nas avaliações gerais para
replanejar novos métodos
de ensino-aprendizagem.
Premiar com medalhas
e certificados alunos e
professores padrão no final do
ano letivo.
Realizar oficinas
de leitura dramatizada.
Enviar relatórios
das atividades vivenciadas nas escolas .
Monitorar o registro
do diário de classe
Realizar reuniões de
planejamento nas escolas
em que atuam .
Realizar palestras
nas escolas com o intuito de trazer a família para
escola.
Destacar a importância da
realização de reuniões de pais e
mestres .
Acompanhar o rendimento dos
alunos para o replanejamento de ações de intervenção Organização do mapeamento
do rendimento por turma bimestralmente;
Promover atividades (eventos,
palestras) de cunho educativo, social e cultural para os pais. Atendimento aos pais
de forma individualizada; Estabelecer parceria com os responsáveis a fim de
obter melhores resultados com relação ao comportamento e ao rendimento escolar
Identificar as necessidades e
as dificuldades relativas ao desenvolvimento do processo educativo da escola
Orientação da elaboração dos instrumentos avaliativos junto aos docentes;
Análise dos registros
avaliativos .Discutir os resultados das avaliações; Pautar os momentos de
planejamento nos resultados da avaliação; Realizar estudos relacionados a práticas
avaliativas;
Reflexão sobre a importância do
planejamento de ações que garantam o desenvolvimento das capacidades
pertinentes à avaliação da Prova Brasil.
Trabalhar os descritores
do SAEPE
e Prova Brasil por
meio de oficinas*Promover encontros
pedagógicos com coordenadores e
professores para trabalhar os
descritores
PROVA BRASIL O QUE É AVALIADO?
Ao contrário do que muitos pensam, a Prova Brasil não se preocupa em avaliar o
aluno individualmente, e sim o sistema de ensino de cada escola, promovendo um
balanço da situação educacional no país. A prova, aplicada em alunos do
primeiro e último ano do Ensino Fundamental, não engloba todo o conteúdo do
currículo escolar, mas sim as competências que alunos das faixas etárias em
questão devem dominar.
PROVA BRASIL: Enquanto a prova de matemática foca
competências relacionadas a tratamento da informação, grandezas, medidas,
espaço, forma, números e operações, a prova de língua portuguesa visa avaliar o
aluno no que diz respeito à capacidade de leitura, absorção, interpretação e
crítica.
PROVA BRASIL QUAL É A DIFERENÇA
ENTRE O SAEB E A PROVA BRASIL? Muitos confundem as avaliações por serem
complementares. Ambas são desenvolvidas pelo Inep/MEC e têm como objetivo
diagnosticar a qualidade de ensino no país. A base das provas é a mesma e foca
as disciplinas de língua portuguesa e matemática, a diferença esta
essencialmente na aplicação.
PROVA BRASIL: Enquanto o Saeb é uma avaliação por amostra,
ou seja, nem todas as turmas e estudantes de 4ª e 8ª séries (5º e 9º ano) do
ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio participam - apenas os sorteados
- a Prova Brasil é destinada a todos os alunos de 4ª e 8ª séries (5º e 9º ano)
do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede rural e urbana. Além disso, a
Prova Brasil disponibiliza os resultados por escola, município e estado, ao
contrário do Saeb.
PROVINHA BRASIL Criada em
consonância com o objetivo do PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação- de
viabilizar ações que contribuam para a equidade e qualidade da Educação Básica
brasileira.É aplicada aos alunos que estão iniciando o 2º Ano ou 2ª Etapa do 2º
Ciclo. SAEB ( Sistema de Avaliação da Educação Básica ) E PROVA BRASIL: são
dois exames complementares que compõem o Sistema de Educação Básica.Alguns Conceitos
MATRIZ DE REFERÊNCIA : é a base
de referência para a elaboração dos itens dos testes do Saeb e Prova Brasil;
ITEM: é a denominação adotada para as questões que compõem a prova; DESCRITOR :
é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidos
pelo aluno
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