SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO
PRAÇA
29 DE DEZEMBRO Nº 57
PROJETO
DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA
Cortês-2010
SUMÁRIO
· Apresentação
· Justificativa
· Objetivo Geral
· Objetivos Específicos
· Metodologia
· Público- Alvo
· Culminância
· Referências
· Anexos
“Uma prática de leitura que não desperte nem
cultive o desejo de ler, não é uma prática pedagógica.”
( AD )
Apresentação
A
leitura é o modo mais prazeroso e eficaz
de adquirir conhecimento. Não há
dúvida de que existem outros meios de informações porém , a leitura
possibilita uma intimidade maior com as idéias,
nos ensina a pensar e é pensando que se adquire cultura.
Justificativa
É com
intenção desse projeto, proporcionar aos nossos alunos o
despertar para a leitura, onde se faz necessário uma conscientização para aprender e reconhecer que é por meio da
leitura que se aprende a linguagem
escrita e que
isso é a
condição básica para
produzir textos de
qualidade.
Objetivo Geral
Desenvolver o
gosto pela leitura, não só
como fonte de prazer, como também compartilhar com os outros
algo de que
se goste.
Objetivos Específicos:
·
Despertar
no aluno o interesse em relação aos mais diferentes tipos de
textos e o desejo de lê-los por iniciativa própria.
·
Promover
a imaginação criativa
·
Tornar
a aula de leitura algo que quebre
a rotina diária
·
Tomar
conhecimento de dados sobre a vida e obra dos autores escolhidos.
·
Sensibilizar
e estimular o aluno para as artes literárias e dramatizações.
·
Escolher
livros para apreciar e ler.
·
Elaborar
um livro com poemas preferidos fazendo ilustrações.
·
Fazer
distinção entre textos poéticos dos
demais tipos de textos.
Metodologia:
·
Para atingir
as metas , a
metodologia empregada segue
uma linha de
ação que podem
ser realizadas conforme
indicado abaixo.
·
A
socialização das atividades produzidas irão ser apresentadas em praça
pública, onde estaremos pondo em
evidência a oralidade como forma de incentivo e expressividade.
·
Além
das apresentações em palco, cada escola
apresentará seu stand de
acordo
com o que foi trabalhado
durante os dias
propostos pelo projeto.
·
O
projeto poderá ser
vivenciado e apresentado
por meio
de várias sugestões
como :
Sugestões
· Produções de textos
· Confecção
de livrinhos
· Ilustrações
de poesias
· Confecção de cartazes
· Gêneros
textuais diversificados
· Poemas
textos em forma
de teatro
· Apresentação
de Paródias
· Textos musicais
· Biografia de autores diversos
· Fábulas
· Cineminha
· Reporteca
· Danças
· Literatura
de Cordel
· Fantoches
· Embolada
Quem
ler viaja pelo mundo sem sair do lugar
Público –Alvo:
·
Professores
·
Alunos
·
Comunidade escolar
·
Comunidade externa
Duração do projeto:
19 a 27
de outubro de 2010
Culminância do
projeto: Dia 01 de 11
de 2010
Local de apresentação :
Centro da cidade
“O futuro de um país
depende de homens e livros.”
Outubro
_2010
Secretaria Municipal
de Educação
PROGRAMAÇÃO
Escola Andrea Aguiar: Abertura
do Projeto
Fazer a Coreografia da música : Um bom Livro de Xuxa
Francisca Rocha
: Jogral sobre a
importância da leitura
(sugestão:
fazer as plaquinhas com as citações )
Senador Antônio Farias:
Dramatizar um poema.
Padre Borges: Peça ( A linda rosa juvenil )
Antônio
Emídio: Música Marmelada do sitio do Pica- pau
Amarelo (alunos caracterizados)
Mário Domingues : Dramatização de uma Fábula
Creches : Turma do Chaves
Santa
Teresinha : O Buraco do
Tatu (Poema de Sérgio Caparelli).Cada estrofe um aluno citando
caracterizando o texto.
Carlos de
Lima : Ilustração
do Poema (As borboletas.)Alunos caracterizados.
Escola
Santo Antônio: Dramatizar o poema
os catadores de
papel de ( Roseana Murray) .
Escola
Cansa Cavalo: Fantoches
Escola
Capivarinha : Literatura de
Cordel
Escola
Engenho Cobras e Capivara : Embolada
Escola
Engenho Pitombeiras: Paródia
Escola
Engenho These: Textos Musicais
“O melhor de cada um, garante o melhor de
todos.”(AD)
DISTRIBUIÇÕES DAS
BARRACAS
Escola
Andréa Aguiar: Apresentar
uma biblioteca
Francisca
Rocha : Barraca
dos Gêneros Textuais
Senador
Antônio Farias: Biografia dos autores
Padre
Borges: Meninos
caracterizados com de acordo com
a peça Linda Rosa Juvenil.
Antônio
Emídio: Comidas típicas do Sítio do Pica - Pau Amarelo
Mário Domingues :
Barraca das Fábulas
Creches : Turma do Chaves
Santa
Teresinha : Poema Ilustrado
Carlos de
Lima : Barraca dos Poemas
Escola
Santo Antônio: Material reciclável
Escola
Cansa Cavalo: Fantoches
Escola
Capivarinha : Cordel
Escola
Engenho Cobras e Capivara : Embolada
Escola
Engenho Pitombeiras: Paródias
Escola
Engenho These :Textos
Musicais
O conhecimento é a única realidade que se
multiplica quando é dividido .
Cortês,2010
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29
DE DEZEMBRO Nº 57
PROJETO
Viajando
pelo mundo da literatura infanto juvenil
·
ELABORAÇÃO DO
PROJETO : VALDINERE ALVES COLABORAÇÃO: equipe técnica
Apoio
principal para a realização do projeto: Professores/diretores/coordenadores
Equipe técnica da secretaria:
Secretária
de Educacação:Antonino Matias Gomes do Nascimento
Seccretária adjunta: Iranilza Oliveira
Diretora
de Administração: Luciana Alves
Diretora
de Ensino : Valdinere Alves
Coordenadora
do SE LIGA :Maria Auxicleide
Coordenadora
do Alfabetizar: Ione Barbosa
Coordenadora
da Educação Infantil: Neila Flávia
Coordenadora
da Escola Ativa
:Gerlane dos Santos
Coordenador
de Eventos : Arlindo
Coordenadora
do EJA : Maria Jovenita
Coordenadora
do PAR: Raquel de Lima
CORTÊS,
2010
Secretaria Municipal
de Educação de Cortês
Praça 29 De
Dezembro nº 57
Dia 29 de outubro
:Dia Nacional do livro e
da Biblioteca.
“Quem tem
um livro na mão ,tem mil idéias na cabeça.”
OUTUBRO DE 2010
REFERÊNCIAS
ARAGÃO
,José
Carlos.Quando Os Bichos Faziam Cena.Editora Planeta do Brasil - Rio de Janeiro 2005
LIMA ,Regina Villaça .Dia - a - dia do
professor : Oficina de textos Belo Horizonte: Editora FAPI,2001
MORAIS, Vinícius de . A Arca de Noé.Poemas
Infantis-São Paulo: Companhia das Letras,1991.
MURRAY,
Roseana .A
Bailarina e outros poemas .1ª
edição -são Paulo: FTD,2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário