Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 25 de abril de 2013

DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA



SECRETARIA  MUNICIPAL  DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO  Nº 57


                             PROJETO      
             
     DESPERTANDO O PRAZER  PELA LEITURA

                                      
                     Cortês-2010
                                      
                                            
                                           SUMÁRIO

·       Apresentação
·       Justificativa
·       Objetivo  Geral
·       Objetivos Específicos
·       Metodologia
·       Público- Alvo
·       Culminância
·       Referências
·       Anexos
                       

“Uma  prática de leitura que não desperte nem cultive o desejo de ler, não é uma prática pedagógica.”
                                                               (  AD )

                                      

                                              Apresentação
  

            A leitura é o modo mais  prazeroso e eficaz de adquirir    conhecimento. Não há dúvida de que existem outros meios de informações porém ,  a  leitura possibilita uma intimidade maior com as idéias,  nos ensina a pensar e é pensando que se adquire  cultura.

  
                                          Justificativa

       É  com  intenção  desse  projeto, proporcionar aos nossos alunos o despertar para a leitura, onde se faz necessário uma conscientização   para aprender e reconhecer que é por meio da leitura  que se aprende a   linguagem  escrita  e   que  isso  é   a   condição   básica  para   produzir   textos    de   qualidade.


Objetivo   Geral

    Desenvolver   o  gosto   pela    leitura, não  só  como  fonte de prazer,  como também compartilhar com os  outros  algo  de  que   se  goste.

Objetivos   Específicos:

·       Despertar no aluno o interesse em relação aos mais diferentes tipos  de  textos  e o desejo de lê-los  por iniciativa própria.
·       Promover a imaginação criativa
·       Tornar a aula de leitura  algo  que quebre  a rotina diária
·       Tomar conhecimento de dados sobre a vida e obra dos autores escolhidos.
·       Sensibilizar e estimular o aluno para as artes literárias e dramatizações.
·       Escolher livros para apreciar e ler.
·       Elaborar um livro com poemas preferidos fazendo ilustrações.
·       Fazer distinção  entre textos poéticos dos demais tipos de textos.

Metodologia:

·       Para  atingir  as  metas  , a  metodologia  empregada  segue  uma  linha  de  ação  que  podem  ser  realizadas  conforme  indicado  abaixo.

·       A socialização das atividades produzidas irão ser apresentadas em praça pública,  onde estaremos  pondo em  evidência a oralidade como forma de incentivo e  expressividade.


·       Além das apresentações em palco, cada escola   apresentará   seu  stand  de  acordo  com  o  que  foi   trabalhado  durante   os    dias   propostos  pelo   projeto.

·       O projeto  poderá   ser   vivenciado   e   apresentado    por     meio    de  várias    sugestões  como :


                            Sugestões  

·       Produções de textos
·       Confecção  de  livrinhos  
·       Ilustrações     de  poesias
·       Confecção de cartazes
·       Gêneros   textuais    diversificados
·       Poemas  textos   em   forma  de  teatro
·       Apresentação   de   Paródias
·       Textos  musicais
·       Biografia de autores diversos
·       Fábulas
·       Cineminha
·       Reporteca
·       Danças
·       Literatura     de   Cordel
·       Fantoches 
·       Embolada
                                                  

         Quem ler viaja pelo mundo sem sair do lugar



Público –Alvo:   

·       Professores  
·       Alunos 
·       Comunidade   escolar 
·       Comunidade   externa

Duração   do  projeto:    19   a  27  de  outubro de 2010
Culminância  do projeto:   Dia  01 de 11  de 2010
Local de apresentação :   Centro da cidade

                                      
                                            
                    O futuro de um país depende de homens e livros.”

                                           Outubro _2010
           

Secretaria   Municipal  de   Educação       
                                           
PROGRAMAÇÃO

Escola Andrea Aguiar:  Abertura  do  Projeto
Fazer a  Coreografia  da música : Um bom Livro de  Xuxa
Francisca  Rocha  :  Jogral   sobre a importância da  leitura
 (sugestão: fazer as plaquinhas   com as  citações )
Senador Antônio Farias:     Dramatizar  um  poema.
Padre Borges:  Peça   (   A  linda rosa juvenil    )
Antônio Emídio:   Música Marmelada do sitio do Pica- pau Amarelo (alunos  caracterizados)
Mário Domingues :      Dramatização de uma Fábula
Creches :      Turma  do  Chaves
Santa Teresinha :  O  Buraco do Tatu (Poema de Sérgio Caparelli).Cada estrofe um aluno   citando  caracterizando  o  texto.
Carlos de Lima :  Ilustração    do  Poema   (As borboletas.)Alunos  caracterizados.
Escola  Santo Antônio:  Dramatizar o   poema   os  catadores  de  papel   de ( Roseana Murray) .
Escola  Cansa Cavalo:     Fantoches
Escola   Capivarinha  :  Literatura de Cordel
Escola  Engenho Cobras e   Capivara  :  Embolada    
Escola Engenho  Pitombeiras:    Paródia
Escola Engenho These: Textos  Musicais
         “O melhor de cada um, garante o melhor de todos.”(AD)

            
                  DISTRIBUIÇÕES  DAS  BARRACAS
 
Escola Andréa  Aguiar:   Apresentar uma biblioteca
Francisca  Rocha  :  Barraca dos Gêneros Textuais
Senador Antônio Farias:     Biografia dos autores
Padre Borges:  Meninos  caracterizados com  de acordo com a peça Linda Rosa Juvenil.
Antônio Emídio:   Comidas típicas do Sítio do Pica - Pau  Amarelo
Mário Domingues :     Barraca das Fábulas 
Creches :      Turma   do  Chaves
Santa Teresinha :   Poema  Ilustrado
Carlos de Lima :   Barraca dos  Poemas
Escola  Santo Antônio:  Material reciclável
Escola  Cansa Cavalo:  Fantoches
Escola   Capivarinha  : Cordel
Escola  Engenho Cobras e   Capivara  : Embolada
Escola Engenho  Pitombeiras: Paródias
Escola Engenho  These  :Textos Musicais

O  conhecimento é a única realidade que se multiplica quando é dividido .                         
                                     
         
                                         Cortês,2010

 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29  DE DEZEMBRO  Nº 57

                                                  PROJETO 
Viajando pelo mundo da literatura infanto juvenil                                              
·        ELABORAÇÃO  DO PROJETO :  VALDINERE ALVES      COLABORAÇÃO: equipe técnica

Apoio principal para a realização do projeto:                      Professores/diretores/coordenadores
                Equipe técnica da secretaria:
Secretária de Educacação:Antonino Matias Gomes do Nascimento
Seccretária  adjunta: Iranilza  Oliveira
Diretora  de  Administração: Luciana Alves
Diretora de Ensino  :  Valdinere Alves
Coordenadora do SE LIGA  :Maria Auxicleide
Coordenadora do Alfabetizar: Ione Barbosa
Coordenadora da Educação Infantil: Neila Flávia
Coordenadora da  Escola  Ativa   :Gerlane dos Santos
Coordenador de  Eventos : Arlindo 
Coordenadora do EJA : Maria Jovenita
Coordenadora do PAR: Raquel de Lima


                                          
                                                  CORTÊS, 2010       

Secretaria  Municipal  de Educação de Cortês
Praça 29 De Dezembro nº  57


         



Dia  29 de outubro :Dia Nacional  do  livro  e da   Biblioteca.
          “Quem tem um livro  na  mão ,tem  mil idéias  na  cabeça.”
                         
                                OUTUBRO  DE 2010
                                        
                                    REFERÊNCIAS

ARAGÃO ,José Carlos.Quando Os Bichos Faziam Cena.Editora Planeta do Brasil -  Rio de Janeiro 2005

LIMA ,Regina Villaça .Dia - a -  dia do professor : Oficina de textos Belo Horizonte: Editora FAPI,2001

MORAIS, Vinícius de . A  Arca de Noé.Poemas Infantis-São Paulo: Companhia das Letras,1991.

MURRAY,  Roseana .A  Bailarina  e outros poemas .1ª edição -são Paulo: FTD,2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário