Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O VALOR DA CULTURA AFRO-INDÍGENA


PROJETO: O VALOR DA CULTURA AFRO-INDÍGENA
APRESENTAÇÃO:
 com o intuito de valorizar a importância da Cultura Afro-indígena,  desenvolveu no ano de 2012 o projeto "O Valor da Cultura Afro-indígena” tendo em vista que a escola, desenvolve junto com outras escolas municipais projetos que atendam propostas vindas do selo unicef, o que contribui muito para o desenvolvimento de nossas atividades no dia-a-dia escolar. Apresentamos o referido projeto para que todos os envolvidos direto ou indiretamente possam compreender o quanto é importante valorizar essas culturas que ao longo dos anos sofreram e sofrem com preconceitos e humilhações.
JUSTIFICATIVA: A cultura afro-indígena ao longo dos anos foi incorporando-se na sociedade e em todos os lugares imaginados pelo ser humano é possível encontrar povos que têm alguma descendência com povos negros e indígenas. Diante deste projeto procuramos conhecer a realidade em que nossa escola está inserida desenvolvendo atividades de forma interdisciplinar, de modo que o projeto possa ser inserido transversalmente no currículo escolar. Desta forma o presente projeto atende os dispositivos da Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008, que determinou a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e particulares do Brasil. Trabalhar este projeto proporcionou para nós (ESCOLA), conhecer e compreender a grande importância que a comunidade do frade representou e representa para a cultura afro-indígena. Pois, projetos como esse precisam ter continuidade para que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema:O VALOR DA CULTURA AFRO-INDÍGENA
COMPONENTES CURRICULARES: Todas as disciplinas da grade curricular 
OBJETIVO GERAL: • Valorizar a cultura negra e indígena e seus descendentes,
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar a existência de descendentes afro-indígenas na nossa comunidade com o intuito de direcionar ações pedagógicas voltadas para essas culturas;
Desenvolver atividades interdisciplinares voltadas para a cultura afro-indígena para que os envolvidos e visualizadores do projeto conheçam e se sensibilizem com a riqueza informações trazidas na nossa comunidade.
DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades das turmas e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário