Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Educar é um trabalho que requer a união da escola, a família e a comunidade.


Educar é um trabalho que requer a união da escola, a família e a comunidade.

            Quando chegam na escola, no primeiro dia de aula, todas as crianças trazem no semblante o desejo de conhecer o novo, de explorar as possibilidades e potenciais.
            A tendência do aluno é sempre gostar do professor. Trata-se de uma experiência diferente e o que é diferente, encanta, seduz.
            Compete ao educador manter essa chama acesa para que o sonho não esmoreça. Paulo Freire costuma dizer que o mais nobre papel do professor é de gerenciar sonhos. E completava:
“Professor é aquele que gosta de viver”
Gostar de viver é essencial para quem tem esse nobre mister de educar.
Professores, diretores, funcionários, pais e mães...
Educadores por excelência. Personagens que devem atuar juntos num palco onde convivem artistas extremamente talentosos:
Alunos e alunas que produze, ensaiam e interpretam uma parte importante do texto de suas vidas. A união e o respeito entre esses atores é o que propicia um bom andamento mágico desse espetáculo do aprendizado.
Nosso desejo é que, nesse primeiro dia de aula, os professores sejam receptivos aos alunos que chegam com a energia peculiar dos que têm sede de conquistas, sonhos, ideais. É preciso que os professores, por sua vez, preservem a atenção e o entusiasmo. É preciso que se interessem por conhecer o nome e a história de cada aprendiz.     Da mesma forma, é necessário que os pais não deleguem unicamente à escola a missão de educar, porque, por melhor que seja, nunca vai suprir a carência deixada por uma família ausente. Educar é um trabalho que requer união entre a escola, a família e a comunidade.
Acreditamos que a educação é composta por gestos e ações simples. Atitudes que ajudam a escola a ser mais participativa, envolvente. Basta lembrarmos dos exemplos do passado. Todos vivenciamos experiências novas e maravilhosas com os professores que tivemos ao longo da vida. E o exemplo contribui para que não precisemos repetir os erros daqueles que não tiveram a coragem de ser afetivos e imitar carinhosamente aqueles que nos tocam a alma.
Grandes educadores de hoje contam histórias de seus mestres do passado. Ruben Alves fala de Dona Clotilde, Inácio de Loyola Brandão fala de Joaquim Pinto Machado Júnior, O Machadinho...
Já o saudoso Marcos Rey elegeu seu próprio pai como o mais original contador de histórias de sua vida. Professores deixam marcas indeléveis. Marcas que se perpetuam na memória e também no coração. Assim, que nesse primeiro dia de aula, cada mestre sinta no peito a mesma emoção do seu primeiro dia como professor. Dia em que apresentou frente a uma platéia muito atuante e especial. Esperamos que todos esses personagens reais sejam capazes de sentir o mesmo frio na barriga que o grande ator Paulo Autram de sentir quando sobe ao palco e inicia, emocionado mais uma peça de teatro.
Por tudo isso, a todos aqueles que se dedicam ao instigante espetáculo da educação: uma excelente aula... hoje e em todos os dias desse ano, que simboliza, nos dizeres do poeta, mais um “milagre de renovação”.


SEJA BEM VINDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário