Educar é Semear

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quinta-feira, 11 de abril de 2013

Retrato de corpo inteiro dos ex-donos do Brasil: os índios



Projeto para 5ª série
Retrato de corpo inteiro dos ex-donos do Brasil: os índios
Trata-se de um rico texto sobre os índios brasileiros que pode ser usado como situação desencadeadora para um projeto interdisciplinar.
História – O massacre dos índios na época da chegada de Cabral. As teses que explicam a origem dos nossos antepassados. Existe preconceito nos dias de hoje com relação ao índio brasileiro? Como foi iniciada a ocupação do nosso continente pelos índios? A cultura indígena antes e depois da chegada do europeu ao Brasil. Os papeis sociais dos integrantes da comunidade indígena. Comparação quanto à organização dos diferentes povos (indígenas, europeus, africanos). Por que não deu certo no Brasil índio como escravo?
Geografia – Localização das tribos indígenas brasileiras nas diversas regiões geográficas. Fósseis. Pinturas rupestres. Sítios arqueológicos no Brasil. Alimentação. Atividades agrícolas. Relação entre os produtos confeccionados pelos povos indígenas e a natureza. A migração dos índios da Ásia até o Brasil. As reservas indígenas são respeitadas hoje no Brasil? Como são a educação e a cultura indígena hoje? Comparação entre os mapas elaborados pelos índios e os nossos mapas. A extração da madeira nas reservas indígenas. Como é a religião indígena. Meios de transporte indígena.
Sugestão de textos: Os descobridores da América. Revista Super-Interessante (fev/1999).
Ciências: Alimentação. O respeito que o índio tem pelo corpo humano. A cura de "doenças" por meio de ervas medicinais (estudo das ervas, montagem de um herbário). A culinária indígena. Estudo do calculo da idade de um achado arqueológico por meio de substancias químicas (carbono 14, urânio – tório e termoluminescencia). Como era a higiene dos índios.
Língua Portuguesa e Literatura: Obras literárias como: O Guarani (José de Alencar); Cem Noites Tapuias, Iracema (José de Alencar); Referencial Curricular Nacional para escolas indígenas (RCNEI): criação de textos poéticos sobre os índios Pesquisas sobre o cotidiano da aldeia (MEC). Criação de paródias sobre a atual situação do índio brasileiro. O significado das palavras indígenas. Os meios de comunicação não-verbal das tribos entre si.
Sugestão para leitura: A língua do Brasil. Revista Superinteressante/ dez/ 1998; livro Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil (Padre José de Anchieta/1595); estudo e analise de sambas-enredos homenageando os índios (Pau-Brasil, dos Acadêmicos da Santa Cruz – 2000. Cana-de-açúcar, da Imperatriz Leopoldinense – 2001; Ouro da Mangueira – 1976).
Sugestões de musicas: Baila comigo (Baby Consuelo e Pepeu Gomes); Baila Comigo (Rita Lee); Tribo dos Carajás (Martinho da Vila); Samba-enredo da Porto da Pedra (São Gonçalo) – Índios coroados – 2002.
Arte: Confecção de utensílios, instrumentos musicais e adornos utilizados pelos índios (material reciclável). Arquitetura das ocas. O significado das cores nas aldeias indígenas. Confecção de tintas extraídas de plantas. O que identificam os traços, as formas e as cores impressos na pele indígena? Qual é o significado da dança e da musica os rituais e nas festas indígenas? Confecção de máscara indígenas: desenhos rupestres. Montagem de um caderno com receitas da culinária indígena. Montagem de um "minimuseu" como artefatos indígenas, gravuras. Dramatização. Construção de maquetes de choças.
Sugestão de filme: Dança com lobos; O Guarani; O último dos moicanos; Tainá 1 e 2; Pocahontas; A missão.
Matemática: Traçar a linha do tempo comparando a vida dos nossos alunos com a dos índios. O uso de Matemática em receitas indígenas (frações e operações). Montagem de um calendário natural comparado com o nosso calendário. Mosaicos e simetria com artesanatos indígenas. Construção do relógio do sol (ângulo e uso do transferidor). Construção de uma taba

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