CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
Considere
a Lei Federal 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e responda
às questões de número 1 e 2.
1.
Analise as duas afirmativas abaixo.
A LDB, em seu artigo 3º, estabelece alguns
princípios segundo os quais o ensino será ministrado no Brasil. Um desses princípios
é a implantação de uma concepção pedagógica única em todo o país.
2.
Em seu artigo 4º, a LDB determina que o Estado deve garantir o ensino
fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram
acesso na idade própria. É correto afirmar que:
A)
Apenas a primeira afirmativa é verdadeira
B)
Nenhuma das duas afirmativas é verdadeira.
C)
Apenas a segunda afirmativa é verdadeira.
D)
Ambas as afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não complementa a primeira.
E)
Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
3
Quando a equipe pedagógica de uma escola estava organizando o calendário escolar
para o ano de 2011, a diretora pediu atenção para o artigo 24 da LDB, que
determina, para os níveis fundamental e médio, a seguinte regra:
A)
carga horária anual – mínimo de oitocentas horas / total anual de dias de
efetivo trabalho escolar – mínimo de duzentos dias, incluído o tempo reservado
aos exames finais
B)
carga horária anual – mínimo de setecentas e vinte horas / total anual de dias
de efetivo trabalho escolar – mínimo de cento e oitenta dias, excluído o tempo
reservado aos exames finais anual de dias de efetivo trabalho escolar – depende
da carga horária diária de trabalho escolar
D)
carga horária anual – mínimo de novecentas e sessenta horas / total anual de
dias de efetivo trabalho escolar – mínimo de duzentos dias, incluído o tempo reservado aos exames
finais
E)
carga horária anual – mínimo de oitocentas horas / total anual de dias de
efetivo trabalho escolar – mínimo de duzentos dias, excluído o tempo reservado
aos exames finais
4.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) analisam a necessidade de um ré
equacionamento do papel da educação no mundo contemporâneo, em função das novas
relações entre conhecimento e trabalho decorrentes do intenso desenvolvimento
científico e tecnológico, especialmente do advento da informática. Nesse
contexto, os PCN apresentam algumas orientações que devem ser consideradas na
concepção e construção dos projetos educacionais. Dentre os objetivos abaixo,
aquele que contraria essas orientações dos PCN é:
A)
Favorecer a formação dos estudantes em termos de sua capacitação para a
aquisição e o desenvolvimento de novas competências.
B)
Desenvolver nos alunos a capacidade de iniciativa e inovação e, mais do que
nunca, a possibilidade de “aprender a aprender”.
C)
Incentivar o desenvolvimento das potencialidades dos alunos para o trabalho
individual, com prioridade sobre o trabalho coletivo.
D)
Explorar a aprendizagem de metodologias capazes de priorizara construção de
estratégias de
verificação
e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.
E)
Desenvolver o sentimento de segurança dos alunos em relação às suas próprias
capacidades, favorecendo a interação de modo orgânico e integrado em trabalhos
de equipe.
5
As Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Ensino Fundamental(DCNEF) – Parecer CNE/CEB 04/98 relaciona alguns
princípios gerais que devem nortear as ações pedagógicas das escolas. Um desses
princípios está diretamente relacionado com “o reconhecimento das nuances e das
variações no comportamento humano”.
Trata-se
do princípio da:
A)
sensibilidade B) autonomia C) criatividade D) responsabilidade E) criticidade
6.
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – considera que houve prática de
“ato infracional” quando se registra, por parte de criança ou adolescente,
qualquer conduta descrita como crime ou contravenção penal.
O
artigo 105 do ECA estabelece as medidas aplicáveis pela autoridade competente
quando o ato infracional é praticado por uma
criança. Dentre as medidas citadas abaixo, a única que, neste caso, não
pode ser aplicada é:
A)
requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime
hospitalar ou ambulatorial
B)
prestação de serviços à comunidade
C)
orientação, apoio e acompanhamento temporários
D)
colocação em família substituta
E)
encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade
7.
Com base no texto de Lopes, “Concepções pedagógicas e emancipação humana: um
estudo crítico”, é correto afirmar que a
denominada “pedagogia tradicional”:
A)
diferencia os homens apenas por sua capacidade de ocupar essa ou aquela posição
no contexto da divisão do trabalho
B)
leva em consideração a realidade social, pois é a consciência dos homens que
determina o seu ser
C)
considera que o homem é portador de uma essência mutável,
cabendo
à educação criar as condições para a sua plena emancipação
D)
prioriza o “como agir” em relação ao “o que ensinar”, de modo que o educador e
o conhecimento perdem importância
E)
defende que o homem não pode ser compreendido senão pela referência histórica
em que se encontra inserido
8
Analise, abaixo, algumas considerações sobre desenvolvimento e aprendizagem.
-
O clima psicológico de liberdade favorece o pleno desenvolvimento do indivíduo.
-
Todo o processo educativo deve centrar-se na criança, não no professor, nem no
conteúdo programático.
-
O professor é um facilitador da aprendizagem, pois ninguém pode ensinar a outra
pessoa diretamente – só facilitar seu aprendizado.
-
As principais características do educador devem ser a empatia e a autenticidade.
Considerado “o pai da não diretividade” no processo ensino/ aprendizagem, o
terapeuta e educador cujo pensamento está
resumidamente
expresso acima é:
A)
Célestin Freinet B) Paulo
Freire
C)
Anísio Teixeira D) Carl
Rogers E) Frederic
Skinner
9
Toscano, ao analisar o processo social da “assimilação”, destaca como uma de
suas características importantes:
A)
a ênfase na eliminação das diferenças, ficando em segundo plano o fortalecimento das semelhanças entre as
partes envolvidas
B)
nunca ocorrer a substituição de uma cultura por outra, pois as modificações de
comportamento dos indivíduos não são definitivas.
C)
a possibilidade sempre presente de as partes envolvidas voltarem a ser o que
eram anteriormente, ao contrário do acontece na acomodação
D)
a substituição de um traço cultural por outro, pois a assimilação implica
profundas modificações na atitude e no comportamento dos indivíduos
E)
não ocorrer entre grupos sociais, sendo um processo sempre consciente, que
altera as relações funcionais somente entre pessoas.
10
.Luckesi, em Filosofia a da Educação, analisa a forma como cada uma das
correntes ou tendências pedagógicas articula seus respectivos procedimentos de
ensino, que servem de mediação para seus objetivos filosóficos e políticos.
Nesse contexto, a denominada “Pedagogia Tecnicista”, que defende que os alunos
devem
aprender,
no mais curto espaço de tempo, as condutas consideradas necessárias, lança mão
de procedimentos de ensino que:
A)
possibilitam controle efetivo dos resultados, como a instrução programada, os
módulos instrucionais e os pacotes de ensino
B)
impedem que o professor desempenhe um papel diretivo no desenvolvimento do
processo ensino/aprendizagem
C)
priorizam a exortação moral e a exposição, geralmente oral, dos conhecimentos
considerados relevantes
D)
possibilitam ao aluno a aquisição de meios de aprendizagem do mundo e da
experiência cotidiana em que está inserido
E)
viabilizam a retomada da vivência dos alunos, pela apropriação ativa dos
conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico
30.
Hoffmann, em Avaliação: Mito e Desafio, aponta características que distinguem a
concepção de avaliação em uma visão “liberal” da avaliação em uma visão
“libertadora”. Nesse contexto, considere as características listadas abaixo.
I
- ação individual e competitiva
II
- concepção investigativa e reflexiva
III-
ação coletiva e consensual
IV-
concepção classificatória e sentenciva
V-
cooperação entre os elementos da ação educativa Segundo a autora, dentre as
características citadas, são adequadas a uma visão “libertadora” de avaliação
apenas as de número:
A)
I e II
B)
II , III e IV
C)
III , IV e V
D)
I e IV
E)
II III e V
Nenhum comentário:
Postar um comentário