Educar é Semear

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quarta-feira, 17 de abril de 2013

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS


CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Considere a Lei Federal 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e responda às questões de número 1 e 2.

1. Analise as duas afirmativas abaixo.
 A LDB, em seu artigo 3º, estabelece alguns princípios segundo os quais o ensino será ministrado no Brasil. Um desses princípios é a implantação de uma concepção pedagógica única em todo o país.

2. Em seu artigo 4º, a LDB determina que o Estado deve garantir o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. É correto afirmar que:

A) Apenas a primeira afirmativa  é verdadeira
B) Nenhuma das duas afirmativas é verdadeira.
C) Apenas a segunda afirmativa é verdadeira.
D) Ambas as afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não complementa a primeira.
E) Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.

3 Quando a equipe pedagógica de uma escola estava organizando o calendário escolar para o ano de 2011, a diretora pediu atenção para o artigo 24 da LDB, que determina, para os níveis fundamental e médio, a seguinte regra:

A) carga horária anual – mínimo de oitocentas horas / total anual de dias de efetivo trabalho escolar – mínimo de duzentos dias, incluído o tempo reservado aos exames finais

B) carga horária anual – mínimo de setecentas e vinte horas / total anual de dias de efetivo trabalho escolar – mínimo de cento e oitenta dias, excluído o tempo reservado aos exames finais anual de dias de efetivo trabalho escolar – depende da carga horária diária de trabalho escolar

D) carga horária anual – mínimo de novecentas e sessenta horas / total anual de dias de efetivo trabalho escolar – mínimo de duzentos  dias, incluído o tempo reservado aos exames finais

E) carga horária anual – mínimo de oitocentas horas / total anual de dias de efetivo trabalho escolar – mínimo de duzentos dias, excluído o tempo reservado aos exames finais

4. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) analisam a necessidade de um ré equacionamento do papel da educação no mundo contemporâneo, em função das novas relações entre conhecimento e trabalho decorrentes do intenso desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente do advento da informática. Nesse contexto, os PCN apresentam algumas orientações que devem ser consideradas na concepção e construção dos projetos educacionais. Dentre os objetivos abaixo, aquele que contraria essas orientações dos PCN é:
A) Favorecer a formação dos estudantes em termos de sua capacitação para a aquisição e o desenvolvimento de novas competências.
B) Desenvolver nos alunos a capacidade de iniciativa e inovação e, mais do que nunca, a possibilidade de “aprender a aprender”.
C) Incentivar o desenvolvimento das potencialidades dos alunos para o trabalho individual, com prioridade sobre o trabalho coletivo.
D) Explorar a aprendizagem de metodologias capazes de priorizara construção de estratégias de
verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.
E) Desenvolver o sentimento de segurança dos alunos em relação às suas próprias capacidades, favorecendo a interação de modo orgânico e integrado em trabalhos de equipe.

5  As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental(DCNEF) – Parecer CNE/CEB 04/98 relaciona alguns princípios gerais que devem nortear as ações pedagógicas das escolas. Um desses princípios está diretamente relacionado com “o reconhecimento das nuances e das variações no comportamento humano”.
Trata-se do princípio da:
A) sensibilidade  B) autonomia   C) criatividade  D) responsabilidade   E) criticidade

6. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – considera que houve prática de “ato infracional” quando se registra, por parte de criança ou adolescente, qualquer conduta descrita como crime ou contravenção penal.
O artigo 105 do ECA estabelece as medidas aplicáveis pela autoridade competente quando o ato infracional é praticado por uma  criança. Dentre as medidas citadas abaixo, a única que, neste caso, não pode ser aplicada é:

A) requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial
B) prestação de serviços à comunidade
C) orientação, apoio e acompanhamento temporários
D) colocação em família substituta
E) encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade

7. Com base no texto de Lopes, “Concepções pedagógicas e emancipação humana: um estudo crítico”, é correto afirmar que a  denominada “pedagogia tradicional”:

A) diferencia os homens apenas por sua capacidade de ocupar essa ou aquela posição no contexto da divisão do trabalho
B) leva em consideração a realidade social, pois é a consciência dos homens que determina o seu ser
C) considera que o homem é portador de uma essência mutável,
cabendo à educação criar as condições para a sua plena emancipação
D) prioriza o “como agir” em relação ao “o que ensinar”, de modo que o educador e o conhecimento perdem importância
E) defende que o homem não pode ser compreendido senão pela referência histórica em que se encontra inserido

8 Analise, abaixo, algumas considerações sobre desenvolvimento e aprendizagem.
- O clima psicológico de liberdade favorece o pleno desenvolvimento do indivíduo.
- Todo o processo educativo deve centrar-se na criança, não no professor, nem no conteúdo programático.
- O professor é um facilitador da aprendizagem, pois ninguém pode ensinar a outra pessoa diretamente – só facilitar seu aprendizado.
- As principais características do educador devem ser a empatia e a autenticidade. Considerado “o pai da não diretividade” no processo ensino/ aprendizagem, o terapeuta e educador cujo pensamento está
resumidamente expresso acima é:
A) Célestin Freinet            B) Paulo Freire
C) Anísio Teixeira              D) Carl Rogers                       E) Frederic Skinner

9 Toscano, ao analisar o processo social da “assimilação”, destaca como uma de suas características importantes:

A) a ênfase na eliminação das diferenças, ficando em segundo plano  o fortalecimento das semelhanças entre as partes envolvidas
B) nunca ocorrer a substituição de uma cultura por outra, pois as modificações de comportamento dos indivíduos não são definitivas.
C) a possibilidade sempre presente de as partes envolvidas voltarem a ser o que eram anteriormente, ao contrário do acontece na acomodação
D) a substituição de um traço cultural por outro, pois a assimilação implica profundas modificações na atitude e no comportamento dos indivíduos
E) não ocorrer entre grupos sociais, sendo um processo sempre consciente, que altera as relações funcionais somente entre pessoas.

10 .Luckesi, em Filosofia a da Educação, analisa a forma como cada uma das correntes ou tendências pedagógicas articula seus respectivos procedimentos de ensino, que servem de mediação para seus objetivos filosóficos e políticos. Nesse contexto, a denominada “Pedagogia Tecnicista”, que defende que os alunos devem
aprender, no mais curto espaço de tempo, as condutas consideradas necessárias, lança mão de procedimentos de ensino que:

A) possibilitam controle efetivo dos resultados, como a instrução programada, os módulos instrucionais e os pacotes de ensino
B) impedem que o professor desempenhe um papel diretivo no desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem
C) priorizam a exortação moral e a exposição, geralmente oral, dos conhecimentos considerados relevantes
D) possibilitam ao aluno a aquisição de meios de aprendizagem do mundo e da experiência cotidiana em que está inserido
E) viabilizam a retomada da vivência dos alunos, pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico

30. Hoffmann, em Avaliação: Mito e Desafio, aponta características que distinguem a concepção de avaliação em uma visão “liberal” da avaliação em uma visão “libertadora”. Nesse contexto, considere as características listadas abaixo.

I - ação individual e competitiva
II - concepção investigativa e reflexiva
III- ação coletiva e consensual
IV- concepção classificatória e sentenciva
V- cooperação entre os elementos da ação educativa Segundo a autora, dentre as características citadas, são adequadas a uma visão “libertadora” de avaliação apenas as de número:
A) I e II
B) II , III e IV
C) III , IV e V
D) I e IV
E) II  III e V

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