Educar é Semear

Educar é Semear

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Textos


RETRATO

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
— Em que espelho ficou perdida
a minha face?


MEIRELES, Cecília: poesia. Por Darcy Damasceno.
Rio de Janeiro, Agir, 1974. p 19-20.


1. O tema do texto é

(A) a consciência súbita sobre o envelhecimento.
(B) a decepção por encontrar-se já fragilizada.
(C) a falta de alternativa face ao envelhecimento.
(D) a recordação de uma época de juventude.
(E) a revolta diante do espelho.

2. No verso: Eu não tinha estas mãos sem forças... Podemos inferir:
(A) as forças das mãos acabaram por causa da idade.
(B) as mãos não tinham forças na juventude.
(C) as mãos tinham forças na juventude.
(D) as forças das mãos não se acabaram.

3. Responda a pergunta do poema, use a criatividade.
___________________________________________________

4. Identifique os adjetivos usados no poema.

Atividade - pronomes


1. Leia a tirinha, retire os pronome e classifique-os.
____________________________________________________________

2 Circule o pronome relativo e indique o seu antecedente:
a) Não conheço ninguém que o possa ajudar.
b) Era um homem que tinha muita coragem.
c) Mal podia esconder a doença que o consumia.
d) Este é o poema do qual lhe falei.
e) Visitei a cidade onde nasceu Manuel Bandeira.
3. Una os períodos com um pronome relativo;
a) Este é o moço. Eu lhe falei do moço.
b) Este é o moço. Eu me encontrei com o moço.
c) Este é o moço. Eu procurei pelo moço.
d) Este é o moço. Devo entregar a encomenda para o moço.

Trabalhando com tirinhas - gramática aplicada


1 Leia a tirinha e responda:
a)Quantos períodos tem no segundo quadrinho?

b) Podemos dizer que os períodos são simples ou compostos? Justifique sua resposta.

c)Pode-se classificar a fala de Cebolinha no 3 quadrinho como período composto? Justifique sua resposta.

d) Qual o tipo textual predominante na tirinha?

e) Faça a correção ortográfica da fala do Cebolinha, depois classifique as orações em coordenadas ou subordinadas.

Atividade escrita - trovadorismo

1. Sobre as cantigas medievais, assinale a alternativa incorreta:
a) As cantigas de amor se caracterizam por apresentar eu lírico masculino, apaixonado por uma mulher inacessível, pois ela pertence a uma classe superior a sua.

b) As cantigas de amigo, apesar de ter sido escritas por homens, apresentam o eu lírico feminino, sofrendo pela ausência de seu namorado.

c)As cantigas de maldizer se caracterizam por apresentar uma sátira indireta, sutil, irônica, evitando citar o nome da pessoa satirizada.

d) Nas cantigas de amor o cenário é cortês, local onde vive a sua senhora.

e)Nas cantigas de amigo o estribilho ou refrão e o paralelismo são frequentes.


2. Assinale a alternativa incorreta com relação ao trovadorismo.

a) O pensamento da epóca era teocêntrico, isto é, Deus como o centro do Universo.

b) A língua adotada na época trovadoresca era o galego-português, originária da Galiza, na penísula ibérica.

c) As cantigas de amor exploram o amor platônico , já que o eu lírico é um homem apaixonado por uma mulher inacessível.

d) As cantigas líricas e satíricas foram organizadas nos cancioneiros.

e) O trovadorismo foi um movimento exclusivamente poético, não dando qualquer espaço para a prosa.

Atividade escrita - Termo Integrante

Atividade Escrita - Termo Integrante

1. Assinale a análise correta do termo destacado em: Essa é minha mãe.
( ) predicado verba l ( ) predicado nominal ( ) sujeito

2. Eu faço o possível para virar uma formiga. O verbo destacado pode ser classificado como:
( )Transitivo direto ( ) transitivo indireto ( ) verbo de ligação

3. 1) Durante o carnaval, fico agitadíssimo. (predicado verbal
2) Durante o carnaval, fico em casa. (predicado nominal)
3) Durante o carnaval, fico vendo o movimento das ruas. (predicado nominal)
Assinale a certa:

a) 1 e 2 b) 2 e 3 c)1 e 3 d) Todas estão corretas

4. "- Muito bom dia, senhora,
Que nessa janela está;
sabe dizer se é possível
algum trabalho encontrar?"
(João Cabral de Melo Neto)

No verso "Que nessa janela está", o verbo é:

a) transitivo direto. b) v. de ligação, c) intransitivo d) transitivo indireto.

5. Em uma das alternativas abaixo, o predicativo inicia o período. Assinale-a.
a) A dificílima viagem será realizada pelo homem.
b) Em suas próprias inexploradas entranhas descobrirá a alegria de conviver.
c) Humanizado tornou-se o sol com a presença humana.
d) Depois da dificílima viagem, o homem ficará satisfeito?
e) O homem procura a si mesmo nas viagens a outros mundos.

6. Achei aquele creme importado para espinha. O destaque indica:
a) predicado nominal.
b) predicado verbo-nominal.
c) predicado verbal.
d) adjunto adverbial.

Atividade de Revisão - Termo Integrante - 8º ano

1. Leia as orações abaixo e classifique-as em: (a) Predicado nominal (b) Predicado verbal

a) ( ) Vera voltou para casa pela manhã.
b) ( ) O rapaz estudou a lição do dia.
c) ( ) Os olhos da criança estavam roxos
d) ( ) O gato de porcelana virou um monte de cacos.
e) ( ) O sol ficou radiante.
f) ( ) Ao vencedor deram as batatas.
g) ( ) A estória parecia confusa.

2. Retorne a questão anterior e sublinhe os verbos e classifique-os em: Transitivo, Intransitivo ou Verbo de Ligação.


3. Leia: O leão parecia contente. A garoto contente olhava para o leão.
a) Qual o sujeito de cada oração?
b) Qual a oração em que o termo triste liga-se ao sujeito por intermédio de um verbo?
c) Classifique o predicado das orações.
d) O período é simples ou composto? Justifique sua resposta.

Atividade escrita - verbo

1. Leia a noticia:

Técnico da Venezuela intimida Neymar no intervalo e causa tumulto

a) Mesmo sem saber quem é Neymar podemos saber sua ocupação? Justifique sua resposta.

b) E qual seria esta ocupação?

c) Quantos verbos (ou formas verbais) há na notícia e em que tempo estão?

d) Essa manchete pode ser organizada em sintagmas.

Técnico da Vennezuela intimida Neymar no intervalo e causa tumulto



como podem ser classificados cada um desses sintagmas: nominal ou verbal? Justifique.

e ) Os verbos da manchete são regulares ou irregulares? Justifique.

f) Em que voz esta o verbo intimidar?

Atividade Escrita - Conjunções

1. Leia os versos:

" Meu sertão continua ao deus-dará
Mas se existe Jesus no firmamento
Cá na terra isto tem que se acabar"
( Gilberto Gil)

a) Que tipo de relação é estabelecida pela conjunção mas?

b) Que outra conjunção poderia ocupar o lugar de mas sem alterar o sentido do texto?

2. Nas questões que seguem, ocorrem duas frases isoladas. Estabeleça entre elas uma relação de coordenação, indicando o tipo de relação. Faça as modificações que julgar necessárias.
a) Ele prometeu um vestido para maria. Ele não cumpriu a promessa.

b) As pessoas acompanham a procissão. As pessoas acreditam nas coisas lá do céu.

c) Vá na frente. Irei depois.

d) Preste atenção. Trata-se de um assunto muito importante.

3. A seguir temos pequenos textos cujos elementos de conexão entre as orações coordenadas foram suprimidos. Sua tarefa será organizá-los, restabelecendo as relações de coordenação.

a) O trânsito estava caótico. / Ninguém chegou atrasado à reunião.

b) Por favor, devolva-me o livro. / Estou precisando dele.

c) " Há muitos tipos de colírios destinados ao tratamento de diferentes doenças dos olhos. Os olhos são órgãos de muita sensibilidade. O uso de qualquer tipo de colírio, sem orientação e controle médico, poderá causar mais problemas do que resultados positivos." ( Manual da boa visão)

d) " Nunca me esqueço de um consórcio de moto que eu fiz quando tinha 17 anos. Estava começando a ganhar dinehiro. Acabei gastando mais do que podia. A cada mês o valor aumentava. fui sorteada. Tirei a moto. As parcelas nunca mais acabavam. Hoje os consórcios podem ter mudado. Eu nunca mais fiz um." ( Meu dinheiro, maio 2001. p.11)

In: Projeto radix - Ernani e Floriana p. 45
Atividade

1. As afirmações abaixo referem-se ao Romantismo, exceto uma. Assinale-a.
a) Tem característica básica a expressão do "eu",do mundo interior do artísta.
b) Teve início na Alemanha e na Inglaterra, no século XVIII.
c) Representou um período decisivo no desenvolvimento da literatura brasileira.
d) Sua fase mais importante no Brasil coincidiu com a permanência de D. João VI no Rio de Janeiro.

2. Ator que muito contribuiu para o desenvolviemnto da arteteatral no Brasil durante o Romantismo.
a) José de ALencar
b) Gonçalves de Magalhães
c)João Caetano
d) Martins Pena

3. Apresentamos a seguir quatro afirmações sobre o indianismo romântico . Leia-as com atenção e escreva C (certo) e E (errado) em cada uma delas.

a)O índio foi visto como motivo artístico e não como figura histórica; daí a forma idealizada com que foi representado na literatura.

b) A descrição do índio nas obras românticas reflete fielmente a realidade histórica da época, só depois do Romantismo é que ele passou a ser idealizado.

c) A corrente indianista pode ser vista como uma espécie de resposta brasileira no medievalismo dos escritores europeus da época.

d) José de Alencar e Vonçalves Dias são os dois autores indianistas mais importantes do Romantismo.

In: Douglas Tufano. Gramática e Literatura Brasileira, pág. 233

Nenhum comentário:

Postar um comentário