Projeto afro descendente na Educação Infantil
“O jogo
simbólico ou de faz-de-conta, particularmente, é fermenta para da fantasia,
necessária à leituras não convencionais do mundo.Abre caminho para autonomia,a
criatividade, a exploração de significados e sentidos.”
ZILMA (2002.p.159)
Justificativa:
Na Educação Infantil é necessário desde cedo, dá condições as crianças
possibilidades de reflexão e atitudes positivas na sua própria identidade e as
suas singularidades. Portanto propor um projeto que aborde preconceito e à
discriminação racial é uma forma de refletir sobre a interação social e seus
valores, permitindo que as crianças convivam com as diferenças e compreenda as
relações raciais. A escola por ser um espaço social está aberta a diversidade e
deve abordar de uma forma lúdica dando oportunidades para que as crianças
possam lidar com as emoções reorganizando seus pensamentos através do faz de
conta.
Objetivo geral:
Reconhecer a sua própria identidade para que valorize a sua imagem e a do outro
desenvolvendo valores básicos e valorizando a diversidade racial.
Objetivos
específicos:
- Reconhecer a sua identidade
e ter uma imagem positiva de autoconfiança;
- Desenvolver diversas
atividades metodológicas a partir da leitura do livro a bonequinha preta;
- Valorizar a diversidade;.
- Combater o Bulliying racial
nos diversos espaços da escola;
- Desenvolver auto-estima
sobre suas características físicas;
- Refletir sobre questões:
amor, egoísmo e até a questão das nossas raças;
- Valorizar ações de
cooperação, respeito e solidariedade;
- Respeitar as características
de etnia;
- Usar os conhecimentos
construídos na escola em situações do seu cotidiano;
- Participar de situações de
comunicação oral;
- Apreciar atos de leitura
como fonte de conhecimento;
- Demonstrar cooperação de
situações de produção coletiva;
- Desenvolver a linguagem oral
para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
Procedimentos:
Levantamento
de conhecimentos prévios
Leitura
do livro A bonequinha preta de Alaíde Lisboa de Oliveira
Tecidos
para confecção da bonequinha nas cores: feltro preto, vermelho com bolinhas
brancas, feltro vermelho, lã preta e olho preto.
Apresentar
para o grupo a bonequinha preta
Produção
de texto coletivo
Confecção
de mural.
Registros
através de desenho
Realizar
piquenique da bonequinha preta
Montar um
quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo,
modelagem,
Utilizar
a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Fazer um
livrão de reconto, as crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as
cenas.
Fazer com
os alunos o aniversário da Bonequinha Preta.
Dramatizar
a história da Bonequinha Preta
Montar
uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto,
Montar um
painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e
teve início, meio e fim.
Fazer um
livro de visitas.
Avaliação
Observações e registros sistemáticos.
Os
registros serão feito em um caderno específico, onde será registrado
acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças do grupo e de determinadas
alunos ou alunas, dados e situações significativos acerca do trabalho realizado
e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.
Recursos:
Data show
Xerox do
Livro de literatura A Bonequinha Preta
Caixa de
som
DVD
Máquina
Digital
Microfone
Papel
metro
Lápis
piloto
Massa de
modelar
Tinta
guache
Bolas de
assopro
Papel
cartão cores variadas
Dez
folhas de papel cartão de cor preta
Fita
adesiva
Xerox
colorida
Lápis de
cor
Lápis de
cera
Retalhos
de pano
Bonecas
pretas e brancas
Ofício
colorido
Referências:
OLIVEIRA.
Alaíde Lisboa. A Bonequinha Preta. Editora: Editora Le
OLIVEIRA,
Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,
2002.
,
Nenhum comentário:
Postar um comentário