Cultura
Afro – Brasileira
Objetivos:
Conhecer as culturas africanas, suas
crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais;
Explicar o que representou a
escravidão para o povo africano.
Pesquisar como vivem as comunidades
quilombolas no Brasil.
Verificar de que forma a cultura
africana influência a cultura brasileira.
Analisar a relação entre o negro e o
preconceito.
Valorizar a cultura negra e seus
afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
Entender valorizar a identidade da
criança negra;
Desmistificar o preconceito relativo
aos costumes religiosos e alimentares provindos da cultura africana;
Disciplina:
Língua portuguesa:
Propostas
de Conteúdos:
· Textos
literários;
· Estudo
de palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e glossário de
termos anti-racistas para construção de dicionários;
· Provérbios
africanos contidos nos símbolos;
· Reconto
de mitos;
· Contos
populares,
· Idiomas
Disciplina:
Redação
Propostas
de Conteúdos:
Análise
/releitura de obras e biografia de artistas, autores e cantores
negros;
Produção de
poesias / paródias;
Reconto de
histórias e ou canções populares preconceituosas ( Boi da Cara Preta).
Disciplina:
Inglês
Propostas
de Conteúdos:
Tradução de
palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e para construção de
dicionários, murais ou cartazes;
Letras de
músicas do afro-descendente jamaicano Bob Marley e de outros cantores negros e
textos em inglês sobre a vida de lideranças como os americanos Malcom X e
Martin Luther King.
Disciplina:
Historia
Propostas
de Conteúdos:
História da
África: A identidade afro – brasileira, os reinos da África, colonização e
descolonização da África;
Os
afro–brasileiros na sociedade;
Quilombos
ontem e hoje;
Personagens
ilustres negro;
Indumentária
Disciplina:
Geografia
Propostas
de Conteúdos:
Localização
do Continente africano e seus países no Mapa-múndi;
Delimitação
no Mapa do Brasil das áreas quilombolas.
Disciplina:
Matemática
Propostas
de Conteúdos:
Geometria,
através das figuras representadas por meio dos símbolos da cultura africana;
Construção
de tabelas e gráficos, relacionados aos dados estatísticos de mortalidade da
população negra no Brasil;
População
negra no Brasil, na Paraíba e no Município, de acordo com o Censo de 2010 /
IBGE.
Situações
problemas
Receitas /
Medidas
Disciplina:
Educação Física
Propostas
de Conteúdos:
Folguedos e
danças afro- brasileiras / instrumentos musicais;
Brincadeiras
Destaque no
esporte
Disciplina:
Ensino Religioso
Propostas
de Conteúdos: Religiões e cultos afro – brasileiro.
Disciplina:
Arte
Propostas
de Conteúdos:
Canções
populares: raggae, jazz, funk, pagode chorinho, rap, samba e outros que abordem
o tema.
Confecção
de objetos artesanais como máscaras, carrancas, vasos etc;
Confecção
de adornos: pulseiras, tornozeleiras, anéis, colares.,
Cores
Disciplina:
Ciências
Propostas
de Conteúdos:
Culinária
africana – receitas
Mamona
(mamoeiro, carrapateira ou rícino): Práticas fitoterápica , uso lubrificante e
biodiesel.
Saúde
população afro – descendente : pressão arterial elevada e anemia falciforme.
Melanina
Estratégias
Pedagógicas e atividades:
Leitura;
Declamação
de poesias;
Pesquisas;
Exibição de
filmes e vídeos: Kiriku e a feiticeira, Kiriku e os animais da
floresta, Vista minha pele( discriminação racial da vida de
adolescentes), Uma onda no ar ( a população de uma favela
encontra na comunicação, a arma contra a exclusão social e o
racismo), Um grito de liberdade (visão do Apartheid na África do Sul.
Luta contra o Racismo), Tudo aos domingos ( Tradições africanas
na vida das pessoas), O Contador de Histórias, Narciso (história
de dois meninos que encontram uma lâmpada mágica:o menino negro quer ser branco
e rico e o menino branco quer cantar rap com o s negros).Quando o
criolo dança ( entrevistas mostram situações vividas pelo negro no
cotidiano)
Confecção
de bonecas negras
Confecção
de símbolos ou objetos africanos, máscaras, carrancas
Desfile
da beleza negra
Teatro
Confecção
de livros, dicionários, murais, banners, cordel ou cartazes privilegiando a cultura
afro
Reflexão
sobre a imagem da população negra apresentada nas novelas da rede de televisão
Álbuns de
fotos com anotações
Músicas
Criação de
um jornal sobre a temática
Criação de
fantoches e bonecas de pano negras
Pesquisa e
apresentação de capoeira
Análise de
artistas e suas obras e criação de um folder para divulgação
Júri
simulado, a partir de enquetes, expressando situações de racismos expressadas
pelos alunos
Debates
Usar chages
para analisar criticamente fatos de discriminação e racismos
Reprodução
de desenhos usando escalas
Pesquisar
em materiais impressos u internet os símbolos da cultura africana
Confecção
de estamparia em tecidos ou papel, usando moldes vazados
Apresentar
a Lei 10.639 em cordel
Reescrita
de poesias ( As borboletas, de Vinícius de Morais...)
Apresentação
de histórias nas quais a cor preta tem destaque positivo, com
personagens negras representadas por qualidade e beleza: menina
bonita do laço de fita, O menino marrom, Biografia das cores, História da
preta, O menino Nito, Ana e Ana, Tranças de Bintou, Bruna e galinha Angola , As
pérolas de Cadja etc;
Coreografia,
dublagem e apresentação culturais de músicas,
como; Aquarela do Brasil , Canto das três raças – Clara Nunes,
Lavagem cerebral – Gabriel, o pensador, Mão de Limpeza – Gilberto Gil, Kizomba
– Martinho da Vila, Dia de graça – Candeia, Milagres do Povo - Caetano Veloso e
Gilberto Gil, Sorriso Negro – Dona Ivone Lara, Canta BRASIL – Alcyr Pires
Vermelho etc
Oficinas:
Tranças, música, filmes/vídeos, danças e Capoeira
Palavras
cruzadas, caça palavra,
Seminários
Leitura de
imagens
Leituras de
textos reflexivos, poéticos e informativos;
Leitura
compartilhada e dialogada de textos reflexivos
Pesquisa e
leitura em jornais e revistas sobre discriminação racial
(organizar
as informações no mural para conhecimento de todos).
· Leitura
e canto coletivo de músicas
· Dinâmica
de motivação sobre o tema
· Definir
um horário semanal para assistir filmes culturais afrodescendente ou que
enfoquem discriminação étnico-racial.
· Sugerir
filmes para que assistam
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