Religiosidade Africana
A religiosidade africana reconhece a existência do Deus da Criação, mas não define o deus.
Os
povos afirmam que Deus é invisível, que é uma outra maneira de afirmar
que não conhece o deus em nenhuma forma física. Subseqüentemente, em
nenhuma parte da África nós encontramos as imagens ou as representações
físicas desse deus, criador do universo..
No
geral, os povos africanos consideram que o universo, está divido em
duas porções: o visível e o invisível. Os seres humanos vivem no nível
visível, o deus e os seres espirituais vivem no nível invisível. Há uma
ligação entre os dois mundos. O deus e os seres espirituais que fazem
sua presença no nível físico; e as pessoas se projetam para o nível
espiritual através de deus e os divinizados. O religiosidade africana é
muito sensível na questão sobre a dimensão espiritual.
Os
seres espirituais explicam o "espaço antológico" entre seres humanos e
Deus. Estes podem ser reconhecidos de formas diferentes, de que
principais são: os divinizados e espíritos. Os divinizados foram
criados por Deus, e alguns são também personificados de fenômenos e de
objetos naturais principais tais como montanhas, lagos, rios,
terremotos, trovão, etc.. Os espíritos podem ser considerados em duas
categorias: divinos celestiais (céu) e do mundo. Os espíritos "divinos"
são aqueles associados com os fenômenos e os objetos "divinos" tais como
o sol, as estrelas, cometas, chuva e tempestades. E os "da terra" são
em parte aqueles associados com os fenômenos e os objetos da terra, e em
parte aqueles que são das pessoas após a morte (Egungun).
Um Deus, que é criador de tudo”.
Naturalmente
nós não podemos dizer como ele é. Mas os povos africanos não reconhecem
nenhum outro ser da mesma natureza ou o outro igual como se haveria,
mais de um deus, seria deus de qualquer outra coisa, outro ser, é menos
do que o deus e não pode ser chamado Deus Africano, pois a religiosidade não entende a idéia que:
Não
poderia ser mais de um deus que fez os homens e a terra, que criou o
céu e as montanhas, as águas e a luz, as estrelas e a lua, que ainda
cria bebês.. Em todo o argumento, o ato da criação, por exemplo, é
atribuído ao um deus no singular, o “Deus da Criação”
A
religiosidade africana tem muito para dizer sobre Deus. O monoteísmo
africano focaliza Deus como sendo o criador e toda a sustentação eterna
de todas as coisas.
A
opinião na existência de outros seres espirituais além de Deus é
difundida. Foram criados por Deus e são sujeitos a Deus. Podem ser
considerados em duas categorias: aqueles associaram com a natureza e as
aquelas que são restos de seres humanos após a morte. Os espíritos da
natureza são personificações de objetos e de fenômenos celestes ou da
terra: as estrelas, o sol, trovão, chuva e tempestades, montanhas,
terremotos, lagos, cachoeiras, e cavernas. Nós indicamos que a morte não
aniquila as pessoas. Simplesmente, após a morte, as pessoas vêem em
forma de espíritos e continuam a viver no mundo em uma vida paralela
onde se relacionam, em especial aos membros de sua família que onde são
citados ainda pelo nome. Alguns desses espíritos são envolvidos na
divinização.
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