Diagnóstico da fase de aquisição da escrita
É fundamental que no início das aulas seja realizada uma avaliação diagnóstica ou sondagem, para partirmos do que nossos alunos já sabem, tornando assim, nosso ensino muito mais significativo e coerente.
Para 1º e 2º anos, logo nas primeiras semanas de aula, os professores já podem realizar “a sondagem”.
Organizar uma lista de palavras com o mesmo tema. A lista deve ser iniciada com as palavras polissílabas, depois as trissílabas, dissílabas e monossílabas, por último uma frase referente a lista utilizada. A sondagem deve ser realizada individualmente.
Como realizar a sondagem: Numa folha de sulfite, pedir ao aluno que escreva o seu nome. Abaixo do nome a professora dita a palavra inteira, não em sílabas. O aluno escreve e o professor solicita a leitura da palavra. O aluno lê apontando com o dedo o que escreveu.
Ao término da sondagem, o professor registra no ditado, a forma como o aluno leu (global e/ou silabicamente), a fase de escrita em que se encontra e outras informações importantes. A cada bimestre deve ser realizada uma nova sondagem para verificar os avanços dos alunos.
Ao término da sondagem, o professor registra no ditado, a forma como o aluno leu (global e/ou silabicamente), a fase de escrita em que se encontra e outras informações importantes. A cada bimestre deve ser realizada uma nova sondagem para verificar os avanços dos alunos.
Exemplos:
Lista de animais
DINOSSAUROCAMELO
RATO
RÃ
Frase: O RATO SAIU DA TOCA.
Lista de material escolar
CADERNO
LÁPIS
GIZ
Frase: O LÁPIS CAIU NO CHÃO.
Características:
1. Escreve compondo sílabas foneticamente corretas;
2. Desconsideram a segmentação entre palavras;3. Hipercorreção: exagera no uso de acentos e pontuação.
Intervenções:
1. Consultar dicionário;
2. Revisão de textos;3. Quadro de regularidades;
4. Forca;
5. Segmentar pequenos textos (parlendas, quadrinhas etc).
6.Pintar lacuna entre palavras
2. Ora compõe sílabas, ora não compõe na mesma palavra.
3. Faz maior uso de consoante.
4. Acredita que algumas consoantes se bastam para a composição da sílaba. Exemplo: B = BE.
1. Cruzadinhas;
2. Forca;
3. Texto lacunado;
4. Pedir para a criança ler o que escreveu;
5. Ler para a criança o que ela escreveu do modo que ela escreveu.
Características:
1. Percebe a relação entre a oralidade e a escrita;
3. Pode ou não fazer uso de valor sonoro;
4. Determina mínimo de letras.
Intervenções:
1. Trabalhar com nomes dos alunos;
2. Textos de memória (parlenda, cantigas, listas etc);1. Trabalhar com nomes dos alunos;
3.Cruzadinhas e textos lacunados para perceber o número de letras das palavras;
4. Atividades para contar as letras e as sílabas das palavras;
5. Atividade para alterar vogais e manter as consoantes. Exemplo: BOLA- BOLO -BELA
HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA
Características:
1. Utilizam números, letras e psedo-letras;2. O critério de qualidade é forte;
3. Não compreendem que a escrita é a representação da fala;
4. Realismo nominal (quanto maior o objeto representado, maior o número de caracteres) Exemplo: A formiga é pequena por isso escrevem com menos letras, enquanto que o boi é grande então eles escrevem com mais letras.
Intervenções:
1.Trabalhar com o o nome próprio e dos outros;2.Leitura de textos que saibam de memória pelo professor e pelo aluno (parlendas, cantigas, trava-línguas etc.);
3. Oferecer lista de palavras com lacunas/ figuras;
4. Cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens.
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