Secretaria
de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento
de Ensino
Datas
Comemorativas de Abril
01 – Dia da Mentira
02 – Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil
07 – Dia Nacional do Jornalista e Dia Mundial da Saúde
08 – Dia Mundial do Combate ao Câncer
13 – Dia do Hino Nacional _ (1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831)
15 – Dia da Conservação do Solo e Dia do Desarmamento Infantil
18 – Dia Nacional da Literatura Infantil e Dia de Monteiro Lobato
19 – Dia do Índio
19 – Dia do Exército Brasileiro
21 – Tiradentes – Feriado /Dia do Policial Civil/ Dia do Policial Militar
22 – “Descobrimento do Brasil”
22 – Dia da Força Aérea Brasileira
22 – Dia do Internacional do Planeta Terra
26 – Dia da 1ª Missa no Brasil
26 – Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão
27 – Dia da Empregada Doméstica
27 – Dia do Engraxate
28 – Dia da Educação
28 – Dia da Sogra
02 – Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil
07 – Dia Nacional do Jornalista e Dia Mundial da Saúde
08 – Dia Mundial do Combate ao Câncer
13 – Dia do Hino Nacional _ (1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831)
15 – Dia da Conservação do Solo e Dia do Desarmamento Infantil
18 – Dia Nacional da Literatura Infantil e Dia de Monteiro Lobato
19 – Dia do Índio
19 – Dia do Exército Brasileiro
21 – Tiradentes – Feriado /Dia do Policial Civil/ Dia do Policial Militar
22 – “Descobrimento do Brasil”
22 – Dia da Força Aérea Brasileira
22 – Dia do Internacional do Planeta Terra
26 – Dia da 1ª Missa no Brasil
26 – Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão
27 – Dia da Empregada Doméstica
27 – Dia do Engraxate
28 – Dia da Educação
28 – Dia da Sogra
Secretaria
de Educação Cultura e Desporto
Praça
29 de Dezembro nº 57
Departamento
de Ensino
Roteiro de Abril
Observa-se
que as turmas, de um modo em geral, não têm hábito de leitura. Diante dessa
realidade torna-se necessário formular uma sequência de atividades de leituras
que despertem nos alunos o interesse e o prazer pela leitura, pois a leitura
tem grande importância para o desenvolvimento do indivíduo em seu contexto
social, tendo como ponto de partida, as histórias infanto-juvenis, visando,
assim, despertar a curiosidade e o gosto do aluno pela leitura.
Objetivo
Geral
Despertar
o gosto pela leitura, de forma com que cada estudante se conscientize da função
e importância da leitura para seus estudos e o conhecimento
Objetivos
Específicos:
Reforçar
o prazer da leitura pelo esforço de aprender e melhorar os estudos;
Incentivar
alunos para o hábito da leitura,
Estimular
o gosto pelo contar e ouvir histórias;
Perceber
a leitura como um processo dinâmico;
Recriar
histórias através de textos orais e escritos.
Como
estamos no mês de abril e neste mês comemora-se o dia de Monteiro Lobato iremos
trabalhar uma sequência didática durante esta semana e no final cada escola
fará sua culminância de acordo com as possibilidades.
Sequência Didática:
1º
dia : 22 de abril :
Segunda - feira
· Apresentação
da Biografia de Monteiro Lobato
· Leitura
de texto retirado da obra de Monteiro Lobato
· Atividades
de vocabulário compreensão e interpretação de texto
· Montagem
da linha do tempo referente a vida do
autor
2º Dia: 23
de abril : Terça - feira
· Análise da Biografia
de autor
·
Leitura
do texto da obra de Monteiro Lobato
·
Estudo
do vocabulário compreensão e interpretação do texto
·
Produção
escrita: narração recontar a história modificando alguns elementos da narrativa,
por exemplo, a conclusão
· Estudos
gramaticais fonemas e letras.
3º Dia : 24 de Abril Quarta- feira
· TEXTO ( Escolher
algum do autor )
·
Estudo
do vocabulário, compreensão e interpretação do texto
·
Dramatização
da leitura
·
Elaboração
de mural vida e obra de Monteiro Lobato
· Variedade
lingüística: Jeca Tatu
4º Dia : 25
de Abril : Quinta - feira texto
Narrativo Fábula
·
Leitura
de uma fábula recontada por Monteiro Lobato
·
Debate
sobre a moral da história
·
Compreensão
e interpretação do texto
·
Onomatopeia
a fala dos animais
·
Redação:
Uma fábula empregando onomatopeia
·
Produção
de texto
5º Dia
: 26 de Abril : Sexta-feira
· Oficina de
arte
·
Confecção
de máscaras ,vestimentas, fantoches etc dos
personagens do Sítio do Picapau Amarelo
·
Exposição
dos trabalhos produzidos pelos alunos e exibição de peças
· Dramatizações etc
Observação
Pode-se
empregar
na confecção dos trabalhos
material reciclável como garrafas
de refrigerantes, jornais caixas de margarinas ,retalhos de tecido
etc
.De
acordo com a criatividade do professor e disponibilidade do aluno.
Secretaria
de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento de Ensino
Roteiro
das Atividades Para o Mêsde Abril
Mês
|
Atividades
|
07 de Abril
|
Dia Mundial da Saúde:Compreender
conceitos e procedimentos básicos sobre atividade física, exercício, saúde e
qualidade de vida e como eles se relacionam.
*Participar de um programa de exercícios físicos.
*Identificar
práticas para se ter uma boa higiene pessoal e coletiva.
*Analisar de maneira crítica as desvantagens de se ter uma má alimentação. *Mostrar a importância do saneamento básico em áreas habitadas.
Segundo
aspectos contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar
que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene.
Ressalta-se ainda que, é na infância que se dá inicio a tomada de consciência
acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com embasamento nos
conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se trabalhar
aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal em crianças da
Educação Infantil.
|
08 de Abril
|
Dia Mundial do Combate ao Câncer : O câncer é
a segunda doença que mais mata as pessoas no Brasil, em especial câncer de
pele, e a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas da importância de
consultar sempre médicos e estar sempre cuidando da saúde.
|
13 de Abril
|
Dia do Hino Nacional :
Como ponto
de partida para o desenvolvimento desta "consciência cívica",valorizamos
a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e
informação, no processo pedagógico do aluno. Não podemos deixar morrer as
nossas tradições. O nosso Hino Nacional é muito grandioso e o mais bonito nos
seus sentimentos.
|
18 DE Abril
|
Dia de Monteiro Lobato : O dia 18 de
abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem
à Monteiro Lobato.“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada
por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no
mundo literário. Portanto daremos enfoque a Monteiro Lobato uma vez que este
mês a temática está focado em leitura .
|
19 de Abril
|
Dia do Índio : Segundo o PCN, é preciso
que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos
socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer
discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças,
de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. O Dia do
Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes.
Objetivos:
·
Conhecer um pouco da história dos índios;
·
Conhecer,analisar e debater os hábitos e
costumes dos indígenas;
·
Refletir sobre a relação: brancos x índios;Estimular
a comemoração do dia do índio;
|
22 de Abril
|
Descobrimento
do Brasil: é preciso relativizar a ideia de que ocorreu um descobrimento a 22
de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse das terras brasileiras
pelo reino de Portugal, o que significa a integração do país no contexto da
história europeia e global.
|
Bom
trabalho a todos : Valdinere Alves
e equipe
Secretaria de Educação Cultura e
Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento de Ensino
INFORMES
DE ABRIL
Informamos que as Avaliações da I etapa ocorrerão no período de 15 à 19 de abril. Vale ressaltar que as novas
oportunidades ocorrerão gradativamente durante às aulas.
ATENÇÃO
· As
escolas que funcionam de 1º ao 5º ano as
avaliações serão realizadas após o intervalo.
·
As Creches e a Escola Carlos Lima as
atividades procedem em horário normal.
·
As escolas que funcionam de 6º ano ao
9º ano nesta semana as aulas terão 10 minutos a menos . Então as avaliações iniciarão na
terceira aula.
·
O professor ao terminar a avaliação ficará
fazendo a correção.
· No dia 30 de abril será o Conselho
de classe . O mesmo será realizado após o intervalo.
A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO CLASSE
A finalidade do Conselho de Classe é diagnosticar
problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos
docentes. Na prática acaba por avaliar alguns alunos e/ou turmas e a própria
prática pedagógica da escola. Para realizar o Conselho de Classe devemos dar
ênfase aos seguintes aspectos:
· O
aproveitamento da turma
· Maior
dificuldade enfrentada pela turma que impede o desenvolvimento da mesma;
· Problemas
de ordem pedagógica e sugestões para amenizar tal situação;
· Problemas
de ordem disciplinar e sugestões para amenizar tal situação;
· Problemas
de dificuldade de relacionamento e sugestões;
· Pontos
positivos da turma e alunos talentosos do bimestre.
· Rever
o planejamento para ver se está atendendo as necessidades dos alunos
· Vale
ressaltar que o conselho de classe terá início após o
intervalo.
Valdinere Alves
O PROFESSOR DE CRIANÇA É COMPARADO A UM
JARDINEIRO
"Quanto maior
cuidado o jardineiro dedica às suas plantas, mais bonitas elas se tornam. É
preciso cuidar da terra, afofá-la, chegar bem junto ao caule, regar
constantemente, retirar os bichinhos que danificam, podar no tempo certo, enfim
estar sempre atento ao seu crescimento.
Assim são nossas crianças. Precisam de
cuidados especiais. Outra coisa muito importante a se notar no trato com as
flores, é que o jardineiro acompanha o crescimento natural delas.
Não se sabe de algum
jardineiro que, vendo um botão de rosa, comece a forçá-la para torná-la uma
flor antes do tempo. Este exemplo serve para nós em relação às crianças.
Elas crescem, desenvolvem-se e amadurecem no
tempo próprio. Esta é a maneira correta e eficiente para se conseguir jovens
sadios e equilibrados.
Muitas pessoas querem
que as crianças comecem a sentir, pensar e agir, da mesmo maneiro que os
adultos.
Porém, o que acontece
é que criam uma imensidão de problemas, por esta falta de conhecimento.
Trate de seus alunos
e dê-lhes o ensino acessível ao seu entendimento e a sua capacidade de
compreensão. Desta forma os objetivos propostos serão alcançados.
Não devemos nunca,
porém,esquecer de pedir ajuda ao nosso Deus, pois sem Ele nada podemos
fazer.”
Ao ler o texto,
acima, concluo que: Cada criança tem o seu tempo e é única, devemos respeitar o
tempo e a individualidade de cada uma.
Autor
Desconhecido
Nenhum comentário:
Postar um comentário