Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Projeto Interdisciplinar Ajudando o Meio Ambiente


Projeto Interdisciplinar Ajudando o Meio Ambiente
  Reciclar é bom,  Reutilizar é melhor e  Reduzir é melhor ainda.”
Período: Abril, maio e Junho de 2013
Público alvo: alunos dos 6º s aos 9ºs anos
Apresentação
As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso, pelo homem, dos recursos naturais disponíveis. Neste projeto abordaremos a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos vivenciem isso em seu cotidiano. Para tanto utilizaremos uma metodologia interdisciplinar voltada a atingir os objetivos propostos e consequentemente os discentes serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento deste projeto.
Introdução
“É preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como composto orgânico ou reciclada e o problema da produção de materiais não degradáveis.” (PCN’s, 2001)
Justificativa
Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da Terra são patrimônio de toda a humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens. O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno,  relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar dos alunos. (PCN’s, 2001).
Objetivo geral
            Sensibilizar os alunos para serem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.
Objetivos específicos
·         Refletir criticamente sobre o significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania;
·         Utilizar a linguagem escrita como instrumento de aprendizagem;
·         Utilizar a leitura como meio de transformação;
·         Utilizar a arte como elemento sensibilizador;
·         Estabelecer a diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
·         Reconhecer a importância de materiais recicláveis.

Metodologia
Trabalharemos com atividades que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e do senso crítico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude.
A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e procedimentos utilizados para envolver completamente o aluno, ou seja, abarcar tanto o seu lado racional como o emocional – o que deve ser considerado em um plano de ação.
         Português
·         Leituras diferenciadas: textos, notícias, poemas, letras de músicas como: “Chovendo na roseira” (Tom Jobim) e “Planeta Água” (Guilherme Arantes);
·         Leitura coletiva do livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo” de Samuel Murgel Branco;
·         Leitura do poema “Paraíso” de José Paulo Paes. Dividir a classe em quatro grupos para discutirem cada um dos itens: o que você faria: Se a rua fosse sua,
Se a mata fosse sua, Se o rio fosse seu;
·         Procurar em jornais notícias que mostrem problemas ambientais e desenvolver uma atividade de reflexão com a classe.
·         Elaborar cartazes para serem expostos nas dependências da escola;
·         Produção de textos sobre o tema: Reciclagem.
Ciências
·         Os alunos desenvolverão atividades variadas sobre o livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo” de Samuel Murgel Branco. Acessar:
·         Atividades em grupo sobre doenças que podem ser causadas pelo acúmulo de lixo. Para desenvolverem este ítem, os alunos necessitarão fazer, antecipadamente, uma pesquisa sobre o assunto;
·         Confecção de trabalhos com materiais recicláveis;
·         Passeio ecológico com observação da realidade ambiental.
Obs.:Os  licenciandos participantes do PIBID aplicarão algumas das atividades propostas, na aula de Ciências da Profa. Lilia Thomaz (coordenadora do PIBID na Escola Joel Job)
Artes
·         Oficina de reutilização em que os alunos poderão criar com garrafas pet, caixas, etc.
·         Desenhos variados sobre o tema Reciclagem.
História
·         Trabalhar o capítulo VI da Constituição Brasileira sobre o Meio Ambiente fazendo comparações com reportagens de jornais ou revistas sobre a situação atual do meio ambiente.
Matemática
·         Estudo das formas geométricas com materiais reciclados.
·         Gráfico feito com os alunos sobre o tempo que a natureza leva para absorver os detritos.
Geografia
·         O problema do lixo no mundo.
·         Passos básicos para reciclar
·         Percurso dos recicláveis.
·         O que reciclar
Inglês
·         Canção “Reduce, Reuse e Recycle”
As atividades mencionadas acima têm por finalidade desenvolver nos alunos uma sensibilização sobre as questões ambientais e principalmente sobre o lixo e as formas de Reciclagem, Reutilização e Redução.
Avaliação
   1).Observar a participação dos alunos na realização das atividades;
  2).Os trabalhos efetuados serão avaliados, fotografados e inseridos no blog da
coordenadora da escola Maria Rosa Alveshttp://www.jjfmariarosa.blogspot.com.br/ e
 no blog do PIBID  http://jjpibid.blogspot.com.br/


Referência bibliográfica

Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. – 3ª edição – Brasília, 2001
Guimarães, M. A dimensão Ambiental na Educação. Campinas,SP: Papirus, 1995
Músicas – letras, retiradas do site http://www.vagalume.com.br/ : Chovendo na roseira (Tom Jobim), Planeta Água (Guilherme Arantes) Planeta azul (Chitãozinho e Xororó)
Poemas.- Paraíso (José Paulo Paes), Sou natureza e Separe (Berenice Gehlen Adams)
Livro paradidático “O saci e a Reciclagem do Lixo” de Samuel Murgel Branco (

Nenhum comentário:

Postar um comentário