A
cultura afro-brasileira e Indígena no cotidiano escolar
No
início do ano letivo, as escolas se preocupam em organizar o planejamento por
projeto, unidades, disciplinas ou outra forma que atenda a linha pedagógica
seguida, sempre com a intenção de viabilizar a proposta pedagógica. É o momento
em que todas as atenções se voltam para o currículo oficial, seja a escola da
rede pública ou privada. Sendo assim, é pertinente observar as mudanças
legislativas que implicam na reorganização dos currículos, como é o caso da Lei
nº 11.645, de março de 2008, que alterou a Lei nº 9.394 de 1996, já modificada
pela Lei nº 10.639, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e
inclui, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática
"História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" (a lei 11.645 foi
necessária para corrigir a lei anterior que incluía apenas a história e a
Cultura Afro-Brasileira, deixando de lado a cultura indígena).Portanto, para
estar atualizado, o conteúdo programático deverá incluir diversos aspectos da
história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a
partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e
dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura
negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade
nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e
política, pertinentes à história do Brasil.
O
currículo oficial estabelece ainda que os conteúdos referentes à história e
cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no
âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística
e de literatura e histórias brasileiras. Dada à importância dessa abordagem
curricular, escolhemos como tema dessa quinzena: A cultura afro-brasileira e
Indígena no cotidiano escolar.
Objetivos
- Contribuir para que o planejamento escolar atenda à legislação vigente;
- Contribuir para que os educandos aceitem a diversidade da nossa população.
Orientação Pedagógica
Para aproximar a comunidade educativa dessas culturas e em apoio às atividades curriculares, a equipe pedagógica poderá promover exposições sobre a arte e artesanato tanto da cultura negra como da indígena. Se for possível, uma visita a tribos indígenas ou comunidades quilombolas também seria muito enriquecedor e estaria contribuindo para o fortalecimento do pilar educacional “Aprender a ser”.
Sugestões de atividades
Português, Geografia, História e Biologia
Objetivos
- Contribuir para que o planejamento escolar atenda à legislação vigente;
- Contribuir para que os educandos aceitem a diversidade da nossa população.
Orientação Pedagógica
Para aproximar a comunidade educativa dessas culturas e em apoio às atividades curriculares, a equipe pedagógica poderá promover exposições sobre a arte e artesanato tanto da cultura negra como da indígena. Se for possível, uma visita a tribos indígenas ou comunidades quilombolas também seria muito enriquecedor e estaria contribuindo para o fortalecimento do pilar educacional “Aprender a ser”.
Sugestões de atividades
Português, Geografia, História e Biologia
Essas
disciplinas podem promover pesquisas cujos resultados poderiam ser apresentados
numa linha de tempo na qual os focos poderiam ser: período e região em que o
índio foi escravizado; período e regiões em que o tráfico de escravos africanos
teve início e se fortaleceu no Brasil. Poderia se fazer um levantamento da
influência vocabular indígena e africana na língua portuguesa para publicação
de um glossário. Verificar como esses povos contribuíram para a culinária
brasileira – o resultado dessa pesquisa poderia ser transformado em um livro de
receitas virtual que apresente, também, uma tabela de calorias e da
contribuição desses alimentos para uma dieta saudável.
Português, História e Matemática
Utilizando mapas e dados disponibilizados pelo IBGE pode–se verificar a atual situação do negro no Brasil nos aspectos socioeconômico. Com os dados coletados, pode-se construir tabelas e gráficos referentes à sua região. Fazer um paralelo entre os dias de hoje e os séculos passados é interessante para o desenvolvimento da relação causa / consequência.
Literatura e Artes
Apresentar escritores negros e suas obras, filmes, reportagens, documentários que abordam a temática dos negros e índios é muito importante para a formação de opinião sobre esses povos e melhorar o entendimento da importância deles para cultura e o desenvolvimento do país. Conhecer traços do nosso folclore poderá auxiliar na construção do conhecimento relativo aos aspectos da miscigenação do povo brasileiro.
Português, História e Matemática
Utilizando mapas e dados disponibilizados pelo IBGE pode–se verificar a atual situação do negro no Brasil nos aspectos socioeconômico. Com os dados coletados, pode-se construir tabelas e gráficos referentes à sua região. Fazer um paralelo entre os dias de hoje e os séculos passados é interessante para o desenvolvimento da relação causa / consequência.
Literatura e Artes
Apresentar escritores negros e suas obras, filmes, reportagens, documentários que abordam a temática dos negros e índios é muito importante para a formação de opinião sobre esses povos e melhorar o entendimento da importância deles para cultura e o desenvolvimento do país. Conhecer traços do nosso folclore poderá auxiliar na construção do conhecimento relativo aos aspectos da miscigenação do povo brasileiro.
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