Educação Infantil
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Objetivo Geral Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos.
Objetivos Específicos
Expressar seus desejos, sentimentos e vontades, agindo com progressiva autonomia.
Desenvolver o sentimento de pertinência ao grupo.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Desenvolver relações sócio-afetivas.
Brincar.
Participar da organização da rotina diária.
Identificar-se no seu papel sexual.
Começar a fazer e respeitar regras simples.
Reconhecer e preservar os diversos materiais (coletivos / individuais).
Envolver-se em relação de troca e cooperação.
Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado do corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Familiarizar-se com hábitos e atitudes que permitam a prevenção de acidentes cotidianos.
Trabalhar individualmente e em pequenos grupos.
Conteúdo
Comunicação e expressão de sentimentos, desejos, necessidades, preferências e opiniões.
Reconhecimento progressivo do próprio corpo.
Iniciativa para resolver pequenos problemas.
Identificação e respeito às características das pessoas (gênero, etnia, peso, estatura).
Interesse e participação nas brincadeiras e na exploração de diferentes brinquedos.
Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos, nas ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras simples de convívio social.
Utilização adequada dos materiais de uso individual e coletivo.
Procedimentos relacionados à alimentação, à higiene das mãos e das várias partes do corpo, ao vestuário e uso do sanitário.
Interesse em experimentar novos alimentos.
Identificação de situações de risco utilizando procedimentos básicos de prevenção a acidentes e auto-cuidado.
Participação em trabalhos produzidos individualmente e em pequenos grupos.
MOVIMENTO
Objetivo Geral Permitir às crianças atuarem sobre o meio físico, social e cultural, expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades de seu corpo.
Objetivos Específicos
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Expressar ritmo por meio dos movimentos do corpo: cantar, dançar etc.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.
Experimentar situações que possa executar movimentos articulados do corpo na ação, utilizando equilíbrio, força, velocidade e impulso.
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.
Perceber igualdades e diferenças na manipulação de materiais, explorando suas possibilidades.
Conteúdo
Reconhecimento progressivo do corpo humano.
Expressão de estruturas rítmicas com o corpo.
Exploração dos gestos, mímicas faciais e do movimento global.
Percepção das sensações, limites, potencialidades do próprio corpo.
Exploração de diferentes posturas corporais, onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.
Coordenação e controle da motricidade gráfica e das habilidades motoras finas, por meio da manipulação de materiais, aperfeiçoando mecanismos de preensão, encaixe e o traçado.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivo Geral Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
Objetivos Específicos
Interagir e expressar-se em situações que exijam a comunicação oral.
Ampliar o universo da representação por meio da linguagem falada/dramatizada, expressão de vivência ecessidades da própria criança, descoberta de palavras novas, ampliação do vocabulário infantil, ouvir, falar e completar.
Interessar-se pela leitura.
Familiarizar-se gradativamente com a leitura e a escrita.
Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
Estabelecer diálogos.
Ler placas, símbolos, marcas, rótulos e figuras.
Ler e registrar atividades por meio de símbolos individuais e coletivos.
Criar e utilizar códigos de grupo (gestuais, gráficos, sonoros, frases simbólicas).
Construir textos.
Vivenciar situações para a aquisição da base alfabética.
Conteúdo
Uso da linguagem oral para comunicar-se.
Estimulação da fala por: interação com o outro; gestos, sinais, mímicas; objetos, figuras, gravuras.
Observação e manuseio de diversos materiais impressos.
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Participação em situações que envolvam a necessidade de explicar, argumentar suas idéias, pontos de vista e elaborar perguntas e respostas.
Interpretação e narração de fatos e histórias em seqüência.
Diferenciação de letras e números.
Reconto de histórias e criação de novas versões, com ou sem ajuda, utilizando ou não estímulos visuais.
Participação em situações que envolvam o trabalho com textos de diferentes gêneros (contos; poemas; poesias; informativos: jornal, panfleto, bula, receita, cartaz etc; parlendas; trava-línguas; histórias).
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais (parlendas; trava-línguas; adivinhações; quadrinhas; poemas; poesias; canções).
Participação em situações que as crianças leiam , ainda que não o façam de maneira convencional (placas, símbolos, rótulos, marcas, figuras).
Valorização da leitura como fonte de prazer e conhecimento.
Desenho como representação gráfica.
Escrita como representação da fala.
Conhecimento e prática da escrita: do próprio nome; do nome de seus colegas; de palavras e textos.
Reconhecimento, identificação e nomeação de letras.
Construção de textos coletivos, ditados oralmente ao professor.
Respeito pela produção própria e alheia.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivo Geral Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, interagindo sobre os acontecimentos, buscando informações, confrontando idéias e atuando como agente multiplicador.
Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
Objetivos Específicos
Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e ao mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Conhecer as propriedades dos objetos e substâncias.
Perceber as etapas de transformação das plantas, animais, objetos e ambiente.
Classificar e seriar animais, plantas e materiais diversos.
Conhecer noções básicas de higiene, nutrição e segurança dos seres vivos.
Valorizar o sentimento de pertinência à escola, à cidade e ao país.
Conhecer e vivenciar valores humanos.
Conteúdo
Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado (habitação, transporte/trânsito, vestuário, profissões, comunicação, costumes, rua/ bairro/cidade, moeda, serviços do bairro/cidade).
Observação do meio ambiente nos seus aspectos físicos e geográficos (rios, mar, vegetação, montanhas, construções, mangues etc).
Manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
Participação na coleta de objetos para reciclagem e/ou reaproveitamento nas atividades.
Conhecimento e exploração de algumas propriedades dos objetos e substâncias por meio da experimentação (temperatura, peso, tamanho, forma, odor, cor, som, consistência, textura, espessura, luz, mistura, transformação, estados da matéria, , força magnética) e de relação de causa e efeito.
Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características, necessidades e cuidados básicos.
Exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (percepção auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
Percepção de cuidados com o corpo e participação em atividades de higiene e nutrição, valorizando o bem-estar físico, mental e social.
Conhecimento dos fenômenos da natureza.
Conhecimento da origem da escola e seu patrono.
Conhecimento e valorização dos símbolos nacionais.
Valorização da pesquisa como fonte de conhecimento.
MATEMÁTICA
Objetivo Geral Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, estratégias, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema, utilizando a linguagem corporal, oral e matemática.
Objetivos Específicos
Explorar objetos em suas diferentes características.
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Estabelecer relação temporal.
Experimentar e discriminar as relações espaciais.
Conteúdo
Manipulação e exploração de objetos para identificação de características e propriedades (textura, peso, cor, forma, altura, espessura, tamanho).
Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, encaixar; igualdades e diferenças; comparar, classificar, ordenar, sequenciar, seriar, quantificar).
Utilização de noções de medida de tempo em diferentes contextos (antes, depois; ontem, hoje, amanhã; dia, noite; manhã, tarde, noite; velho, novo; dia, semana, mês, ano).
Utilização de noções simples de cálculo como ferramenta para resolver problemas de adição, subtração, em situações de vida prática.
Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ ou registros não convencionais.
Identificação e comparação de números (quantidades) e numerais (escritas numéricas).
Utilização de unidades de medida convencionais e não convencionais.
Identificação e/ou representação da posição e localização de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente (dentro, fora; perto, longe; primeiro, último, no meio, entre).
Identificação e representação de formas e figuras geométricas.
Exploração e identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço (para frente, para trás; para cima, para baixo, para o lado).
Reconhecimento e prática da escrita numérica.
ARTES VISUAIS
Objetivo Geral Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação e ampliem o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.
Objetivos Específicos
Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies.
Trabalhar individualmente e em pequenos grupos, cuidando dos materiais individuais e coletivos.
Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas.
Criar e produzir trabalhos de arte, utilizando as diversas linguagens, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Explorar diversos movimentos gestuais, visando representações gráficas.
Conteúdo
Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
Cuidado com os materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
Criação de: desenho; pintura; colagem; modelagem.
Produções a partir de técnicas diversas, tais como: perfuração, dobraduras, recortes, fantoches, construções etc.
Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários, tais como: uso correto do lápis, giz de cera, pincel, cola, tintas e dos diversos materiais.
Reconhecimento de suas produções e das dos outros.
Observação de elementos de linguagem visual ( forma, cor, volume e textura, ponto, linha, contraste, luz e sombra ).
Respeito e valorização das produções artísticas individuais e coletivas e de obras de arte presentes na cultura.
Apreciação de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
Vivência da linguagem cênica, por meio de jogos teatrais, dramáticos e simbólicos.
Identificação de cores e exploração de suas diversas misturas.
Exposição de produções artísticas dos alunos na escola.
MÚSICA
Objetivo Geral Explorar a linguagem musical por meio da produção, apreciação e reflexão, atendendo às necessidades de expressão da criança em sua esfera afetiva, estética e cognitiva.
Objetivos Específicos
Perceber as variações de ritmo por meio da dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos.
Explorar os sons ambientais, de instrumentos, de materiais e os sons produzidos pelo próprio corpo.
Perceber a relação som e silêncio no ambiente.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Escutar e apreciar obras musicais variadas.
Conteúdo
Atividades lúdicas como brincadeiras cantadas, acalantos, brincos com palmas e movimentos corporais.
Escuta e apreciação de obras musicais (regionais/folclóricas/eruditas/variadas).
Exploração da linguagem musical com a voz, o corpo e diferentes materiais sonoros.
Jogos de estimulação da percepção auditiva (som/ausência de som).
Identificação de diferentes ritmos musicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário