quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cultura afro


INTRODUÇÃO

Mediante a lei 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade nos currículos de escolas públicas e privadas o ensino da História da África e da cultura negra em geral, agora ampliada pela Lei 11.465/2005 para a introdução da História indígena e da cultura desses povos nos currículos escolares. Apesar da obrigatoriedade da lei, temos que trabalhar a diversidade racial levando em conta o direito de cada cidadão .
    Se analisarmos a sociedade brasileira, vamos encontrar 45% de negros, sendo o Brasil o segundo maior país de população negra, perdendo apenas para Nigéria. Daí aimportância de reconhecer e conhecer as suas origens, para valorizar e respeitar a sua identidade.
 Então é necessário fazer esse resgate da cultura negra na formação da sociedade, visando sua contribuição nas áreas social,econômico   e política pertinente a história do Brasil.

OBJETIVO GERAL :        

·         Compreender a importância do legado cultural dos africanos e seus descendentes como patrimônio histórico e cultural do povo brasileiro, respeitando e valorizando suas manifestações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü  Levantar a discussão sobre as diferenças sociais e sua diversidade em escala mais próxima do aluno: seu dia a dia, seus colegas, seus interesses e costumes.
ü  Tornar a discussão sobre as diferenças e diversidades sociais interessante do ponto de vista do aluno, possibilitando o crescimento pessoal deste indivíduo como cidadão transformador da sociedade
ü  Reconhecera importância do papel dos afro-brasileiros e suas contribuições para a sociedade  brasileira.
ü  Apontar os traços culturais africanos que permanecem vivos no nosso dia a dia.
ü  Trabalhar a autoestima da criança negra, ajudando a ter orgulho de te pertencer a sua etnia  mas  acima de  tudo  a ter orgulho  se ser brasileira.
ü  Ressaltar a importância do trabalho dos escravos para a economia  brasileira.
ü  Explicar as razões histórico-culturais da existência da mentalidade discriminativa em relação aos  negros  brasileiros .
ü  Destacar a importância vivenciando o dia da Consciência Negra ( 20 de Novembro)

METODOLOGIA :

ü  Para atingir a metodologia  segue uma lista de recursos que poderão ser utilizados para abordar a temática. A mesma  será vivenciada durante o mês de novembro,tendo a culminância no dia 30 na própria escola ou na primeira semana de dezembro .Caberá a escola organizar a melhor forma de vivenciar e comunicar ao Departamento de Ensino para realizar as visitas.
RECURSOS UTILIZADOS:

ü  Projeção de vídeos /Pesquisas
ü  Interpretações de textos /Redação
ü  Exposições de trabalhos /Construção de mural
ü  Leitura de textos informativos, literários ,narrativos, descritivos ,visuais etc.
ü  Mapas /Cartazes /Fotos /Desenhos /Debates /Seminários
ü  Dramatização



PORTUGUÊS

ü  Escrita de textos sobre receitas afras e indígenas;
Trabalhar a etimologia  das  palavras de  origem  africana  que  hoje  são costumeiramente  falada  por  nós.
ü  Provérbios africanos /Produção de textos /Leitura e interpretação de textos /Poemas músicas

MATEMÁTICA / ARTES

ü  Grafismo  e Símbolos africanos  /Tabela dos  países da África
ü  Tabelas mostrando a quantidade de escravos que desembarcaram  no Brasil de (1836 a 1855.)

LÍNGUA ESTRANGEIRA  :

ü  Conhecer a  História  dos países  da  África  que  falam  inglês e espanhol

GEOGRAFIA / CIENCIAS  /  ARTES

TEMA: Bichos da África
ü  Sugestão de atividade  : dobraduras de animais ,localizações dos animais.
ü  Maquete dos quilombos e fazendas
ü  A localização da África
ü  Mapa  do  continente africano
ü  As línguas faladas na África
ü  Paisagens
ü  Pesquisa sobre aspectos físicos, econômicos e   humanos
ü  Moeda africana

LITERATURA:

Poemas de  Castro  Alves  e  Francisco Solano Trindad  (obras  literárias  de  destaque.)


HISTÓRIA:      

ü  O Povo Brasileiro.
ü  A história da África
ü  História da colonização do Brasil dos povos africanos
ü  Os costumes deixados pelos negros  empregados na nossa culinária bem como os costumes indígenas
ü  Cultura Afro indígena
ü  Os povos africanos os quilombos
ü  A formação do povo brasileiro
ü  A origem dos escravos
ü  A  luta  pela  liberdade
ü  Zumbi dos Palmares
ü  Os movimentos abolicionistas
ü  A lei áurea




RELIGIÃO

·         Conhecer a religião mais difundida na África
·         As religiões africanas
·         Sincretismo religioso


CIÊNCIAS: Flora e Fauna  africana


TEMAS TRANSVERSAIS

·         Painéisinterativos representando a fome na áfrica
·         Segregação racial
·         Preconceito / Racismo
·         Diversidade cultural  /  Etnia

ARTES /  EDUCAÇÃO FISICA :  (    TEMA   AFRICANISMO )

ü  Desfile de penteados afros
ü  Dobraduras,
ü  Mascaras africanas,
ü  Símbolos africanos;
ü  Confecção de instrumentos.
ü  Lutas: capoeira e historicidade
ü  Ritmos: Jongo, samba, maculelê, maracatu  e sua historicidade
ü  Capoeira
ü  Corporeidade
ü  Danças africanas
ü  Músicas
ü  Instrumentos musicais
ü  Artesanato
ü  Cartazes
ü  Cantores negros famosos
ü  Bandeiras dos países africanos


REFERÊNCIAS


·         MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SEPPIR: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais para o Ensinode História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília-DF: MEC/SEPPIR, 2004.

·         Livros Didáticos

·         Fonte : www.acordacultura.org.br

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