INTRODUÇÃO
Mediante
a lei 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade nos currículos de escolas
públicas e privadas o ensino da História da África e da cultura negra em geral,
agora ampliada pela Lei 11.465/2005 para a introdução da História indígena e da
cultura desses povos nos currículos escolares. Apesar da obrigatoriedade da
lei, temos que trabalhar a diversidade racial levando em conta o direito de
cada cidadão .
Se analisarmos a sociedade brasileira,
vamos encontrar 45% de negros, sendo o Brasil o segundo maior país de população
negra, perdendo apenas para Nigéria. Daí aimportância de reconhecer e conhecer
as suas origens, para valorizar e respeitar a sua identidade.
Então é necessário fazer esse resgate da
cultura negra na formação da sociedade, visando sua contribuição nas áreas social,econômico e política pertinente a história do Brasil.
OBJETIVO GERAL :
·
Compreender a
importância do legado cultural dos africanos e seus descendentes como
patrimônio histórico e cultural do povo brasileiro, respeitando e valorizando
suas manifestações.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
ü Levantar a discussão
sobre as diferenças sociais e sua diversidade em escala mais próxima do aluno:
seu dia a dia, seus colegas, seus interesses e costumes.
ü
Tornar
a discussão sobre as diferenças e diversidades sociais interessante do ponto de
vista do aluno, possibilitando o crescimento pessoal deste indivíduo como
cidadão transformador da sociedade
ü Reconhecera importância do papel dos afro-brasileiros e suas contribuições
para a sociedade brasileira.
ü Apontar os traços culturais africanos que permanecem vivos no nosso dia a
dia.
ü Trabalhar a autoestima da criança negra, ajudando a ter orgulho de te pertencer
a sua etnia mas acima de
tudo a ter orgulho se ser brasileira.
ü Ressaltar a importância do trabalho dos escravos para a economia brasileira.
ü Explicar as razões histórico-culturais da existência da mentalidade discriminativa
em relação aos negros brasileiros .
ü Destacar a importância
vivenciando o dia da Consciência Negra ( 20 de Novembro)
METODOLOGIA :
ü
Para atingir a metodologia segue uma lista de recursos que poderão ser
utilizados para abordar a temática. A mesma será vivenciada durante o mês de
novembro,tendo a culminância no dia 30 na própria escola ou na primeira semana
de dezembro .Caberá a escola organizar a melhor forma de vivenciar e comunicar
ao Departamento de Ensino para realizar as visitas.
RECURSOS UTILIZADOS:
ü Projeção de vídeos /Pesquisas
ü Interpretações de textos /Redação
ü
Exposições de trabalhos /Construção de mural
ü
Leitura de textos informativos, literários
,narrativos, descritivos ,visuais etc.
ü
Mapas /Cartazes /Fotos /Desenhos /Debates /Seminários
ü
Dramatização
PORTUGUÊS
ü Escrita de
textos sobre receitas afras e indígenas;
Trabalhar a etimologia das palavras de origem africana que hoje são costumeiramente falada por nós.
Trabalhar a etimologia das palavras de origem africana que hoje são costumeiramente falada por nós.
ü Provérbios africanos /Produção de textos /Leitura e interpretação de
textos /Poemas músicas
MATEMÁTICA / ARTES
ü Grafismo
e Símbolos africanos /Tabela dos países
da África
ü Tabelas mostrando a quantidade de escravos que desembarcaram no Brasil de (1836 a 1855.)
LÍNGUA ESTRANGEIRA :
ü Conhecer a História dos países
da África que
falam inglês e espanhol
GEOGRAFIA /
CIENCIAS / ARTES
TEMA: Bichos da África
ü Sugestão
de atividade : dobraduras de animais
,localizações dos animais.
ü Maquete dos quilombos e fazendas
ü A localização da África
ü Mapa do continente africano
ü As línguas faladas na África
ü Paisagens
ü Pesquisa sobre aspectos físicos, econômicos e humanos
ü Moeda africana
LITERATURA:
Poemas
de Castro Alves
e Francisco Solano Trindad (obras
literárias de destaque.)
HISTÓRIA:
ü O
Povo Brasileiro.
ü
A história da África
ü
História da colonização do Brasil dos povos
africanos
ü
Os costumes deixados pelos negros empregados na nossa culinária bem como os
costumes indígenas
ü
Cultura Afro indígena
ü
Os povos africanos os quilombos
ü
A formação do povo brasileiro
ü
A origem dos escravos
ü
A luta pela
liberdade
ü
Zumbi dos Palmares
ü
Os movimentos abolicionistas
ü
A lei áurea
RELIGIÃO
·
Conhecer a religião mais difundida na África
·
As religiões africanas
·
Sincretismo religioso
CIÊNCIAS: Flora e Fauna
africana
TEMAS TRANSVERSAIS
·
Painéisinterativos representando a fome na áfrica
·
Segregação racial
·
Preconceito / Racismo
·
Diversidade cultural / Etnia
ARTES
/ EDUCAÇÃO FISICA : (
TEMA AFRICANISMO )
ü Desfile
de penteados afros
ü Dobraduras,
ü Mascaras
africanas,
ü Símbolos
africanos;
ü Confecção
de instrumentos.
ü Lutas:
capoeira e historicidade
ü Ritmos: Jongo,
samba, maculelê, maracatu e sua historicidade
ü
Capoeira
ü
Corporeidade
ü
Danças africanas
ü
Músicas
ü
Instrumentos musicais
ü
Artesanato
ü
Cartazes
ü
Cantores negros famosos
ü
Bandeiras dos países africanos
REFERÊNCIAS
·
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SEPPIR: Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais para o
Ensinode História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília-DF:
MEC/SEPPIR, 2004.
·
Livros Didáticos
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