Educar é Semear

Educar é Semear

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Reunião de pais


Quem eu sou faz a diferença!”


Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos
seus alunos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua
vida de mestra.
Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada
um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.
Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que
dizia: 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Mais adiante, resolveu propor
um projeto para a turma, para que todos pudessem ver o impacto que o
reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade.
Deu aos alunos mais três fitas azuis para cada um, com os mesmos
dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu
conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente. Mas
que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem
homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao fim de
uma semana.
Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa
próxima, o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira.
Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe
as outras duas fitas dizendo:
'Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e
gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-
lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também
possa homenagear a uma outra pessoa, e manter este processo vivo.
Mas depois, por favor, me conte o que percebeu ter acontecido..'
Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe,
que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez
seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio
criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo
subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se lhe
permitiria colocá-la nele. O chefe surpreso disse: 'É claro.'
Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração, o
executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: - Leve esta
outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito. E
explicou sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a
ele próprio.
No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho
de 14 anos e o fez sentar-se diante dele. E disse: - A coisa mais
incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos
executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio
criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou
esta fita que diz que 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Deu-me uma fita
a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse
merecedora de igual reconhecimento.
Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu
escolheria e pensei em você. Gostaria de homenageá-lo, meu filho.
Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita
atenção a você. As vezes grito com você por não conseguir notas
melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas
por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha
frente. Simplesmente, sabe, para dizer a você, que você faz uma
grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais
importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu o amo!
O menino, pego de surpresa, desandou a chorar sem parar,
convulsivamente. Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas: - Pai,
poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de
despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia
decidido suicidar-me e lhes pedindo perdão. Pretendia me matar
enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. A
carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela
mesmo.
Assustado, o pai foi ao quarto do jovem e encontrou a carta cheia de
angústia e de dor. O homem foi para o trabalho no dia seguinte
completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que
cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um
fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou  muitos outros a
planejarem suas carreiras e nunca esqueceu de lhes dizer que todos e
cada um haviam feito uma grande diferença em sua vida, sendo um
deles seu próprio filho.
A consequência desse projeto é que cada um dos alunos que
participou dele aprendeu uma grande lição. De que 'Quem você é,faz
sim, uma Grande Diferença'.
Você não precisa passar isso adiante para ninguém... Nem para duas
nem para duzentas pessoas. Por outro lado, se quiser, pode enviar
para aquelas pessoas que significaram ou significam algo para você,
sejam quantas forem. Ou por outro lado, simplesmente sorria quando
ouvir esta mensagem porque você é muito importante. Quem você é  faz muita diferença.
Eis aqui a sua fita azul!

Nenhum comentário:

Postar um comentário