segunda-feira, 15 de abril de 2013

Oficina: Textos

Oficina: Textos

TEXTOS INFORMATIVOS


Como se trabalha com muito texto informativo, aqui vai uma sequência didática de como lidar com o gênero. Pode-se aplicar essa sequência com qualquer texto informativo. As corujas é só um exemplo.
Sugestão: usar os texto informativos sobre África do blog.

TRABALHO – Leitura

OBJETIVO – Desenvolver estratégias de leitura:

-  Antecipar informações no texto.
-  Inferir informações no texto.
-  Checar informações no texto.
-   Selecionar informações no texto.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Leitura, estudo e análise do texto informativo – AS CORUJAS

I – Leitura do texto em dupla


- Distribuir o texto e pedir para cada dupla fazer a leitura do texto.
- Perguntar para a classe que tipo de texto é ( narrativo, poético, instrucional, informativo etc ), perguntar por que ?
- Fazer a leitura do texto em voz alta para os alunos.

II – Buscar informações no texto

- Pedir para as duplas localizar no texto três informações sobre as corujas.
- Grifar essas informações.

III – Listagem de informações

- Fazer o levantamento de informações com a classe na lousa.
- Pedir para que cada dupla dê uma informação que selecionou.
- Garantir que todas as duplas falem.
- Perguntar se mais alguma dupla tem informações.
- Esgotar todas as possibilidades.


IV – Checar informações
           
- Ler novamente o texto, mas agora  certificando que na listagem estão todas as informações.
- Ticar as informações na lousa com a classe.
- Completar a listagem com possíveis informações que ficaram de fora.

V – Selecionar informações
       
- Trazer uma ficha técnica de modelo para a classe – A preguiça.             
- Montar uma ficha técnica da coruja com a classe ( Animal, Características, Alimentação, Localização e Hábitos ).
- Antecipar e trabalhar com a classe cada definição da ficha técnica.
- Perguntar para que serve uma ficha técnica.
- Qual a diferença entre a listagem de informação e a ficha técnica.
- Selecionar com a classe as informações que a ficha técnica pede.
- Perguntar por onde é melhor começar a ficha técnica: pela localização, pela alimentação, pelas características? Conforme a resposta perguntar por que?
- Pintar na lista de informações a informação sobre a localização das corujas de amarelo.
            - Pintar a informação sobre a alimentação de azul claro.
- Pintar de verde claro as informações sobre hábitos da coruja.
- Transcrever as informações pintadas na ficha técnica da coruja.
- Discutir com a classe as informações que sobraram e quais delas podem ser definidas como características específicas da coruja.
- Selecionar as características específica e transcrever na ficha técnica.


VI – Elaboração de um texto informativo

            - A partir da ficha técnica montar um texto informativo dupla.

VII – Revisão do texto

- escolher um texto de uma dupla.
- apresentá-lo para classe e perguntar o que acharam do texto.
- definir com a classe o que pode ser mudado e por que?
- Ser fiel ao texto original, não deixando perder sua essência .
- Depois de reformulado ler os dois textos para a classe e perguntar a diferença entre os dois.

AÇÕES:

A cada passo descrito nos procedimentos metodológicos fazer o registro com os alunos no caderno ou em folhas, para que no final possa-se ter um roll de atividades.


Atenção


1ª aula - leitura do texto, levantamento de informações, checagem ticando as informções.
2ª aula - leitura e estudo da ficha técnica da preguiça, pintar na listagem as informações das corujas pertinentes à ficha técnica, montagem da ficha técnica da coruja.
3ª aula - a partir da ficha técnica, em dupla, montar um texto informativo sobre as corujas.
4ª aula- revisão de um dos texto coletivamente com a classe.

MATERIAIS UTILIZADOS:

Texto informativo – AS CORUJAS

Caderno de Português dos alunos
Folhas de fichário
Modelo de ficha técnica  - A PREGUIÇA
Ficha técnica da coruja – para ser preenchido

OBS: documentos em anexo no final.



                                                                AS CORUJAS

       A coruja é uma ave noturna diferente de todas as outras. Seus grandes olhos voltados para frente, e não para os lados como nas outras aves, fazem com que ela pareça concentrada em tudo o que vê. Ela também consegue girar o pescoço totalmente para trás.
       A coruja dorme de dia e sai à procura de alimento durante a noite. Ela se alimenta de pequenos roedores e alguns insetos que atacam as plantas. Por isso, ela é importante para a natureza e uma protetora natural da agricultura.
       A coruja enxerga e ouve muito bem. Pelo som, ela sabe exatamente onde está a presa e faz um ataque certeiro.
       Como todas as aves, a coruja tem o corpo coberto de penas. E suas penas são tão macias que ela não faz barulho ao voar.
       Existem mais de 100 espécies espalhadas pelo mundo todo, menos nos lugares muito frios.
       Seu tamanho varia de 10 a 50 centímetros.
       A coruja faz seu ninho em buracos de árvores e em barrancos, onde seus ovos ficam protegidos. Os filhotes demoram um mês para nascer e ficam no ninho ao lado da mãe até aprenderem a voar. Durante esse tempo, é o macho que alimenta tanto a mãe quanto os filhotes. E eles só saem para viver sozinhos quando estão maiores e mais fortes.

CONSUTORIA: Orieu Nogali, biólogo responsável pelo setor de aves do Zoológico de São Paulo.



           

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