quinta-feira, 18 de abril de 2013

Planejamento na Ed. Infantil


Planejamento na Ed. Infantil


Nas áreas de conhecimento: Formação Pessoal e Social - Identidade e Autonomia, Música, Movimento e Artes Visuais, os objetivos e conteúdos serão os mesmos para todas as classes (Maternal, Pré I, Pré II e  Pré III). O grau de dificuldade para cada classe,  será analisado pelas professoras durante o decorrer das atividades. Isso será registrado em planejamento diário e ficará a disposição para supervisão.

Área do conhecimento: Formação Pessoal e Social

Identidade e Autonomia

Objetivos:
1.     Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
2.     Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;
3.     Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
4.     Brincar.
 
Conteúdos:
Fevereiro - Meu nome, seu nome
Março - Respeito às regras simples de convívio social
 
Abril - Independência
Maio - Interação - Cooperação - Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
Junho - Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda etc.
Agosto - Jogos e brincadeiras
Setembro - Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano.
Outubro - Respeito às características pessoais relacionadas ao genêro, etnia, peso, estatura, etc.
Novembro - Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo.
Dezembro - Procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.

Referência Bibliográfica:
REREFENCIAL Nacional para Educação Infantil. - MEC - 1999

Artes Visuais
Objetivos:
1.     O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e das capacidades estéticas das crianças.
2.     Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diversos materiais, explorando suas características e possibilidades de manuseio.
3.     Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (nacionais e internacionais).
4.     Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de construção e criação.


Conteúdos:


Durante todo o ano, trabalharemos:

·       Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar.
·       Criação de desenhos, pinturas, colagens à partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem.
·       Conhecer e reconhecer obras de pintores famosos como: Picasso, Monet etc.
·       Construção com sucatas sendo livre ou dirigida de acordo com o tema trabalhado no mês.
·       Modelagens usando massinha ou argila; sendo livre ou dirigida.
·       Recortes e colagens explorando assuntos tratados durante o mês, ampliação da linguagem e coordenação dos movimentos.
·       Pinturas usando tintas (guache, tinta plástica, giz de cera, canetinha, lápis de cor, anilina, etc.).


Fevereiro - Vincent Van Gogh

Março - Claude Monet

Abril - Michelangelo

Maio - Edward Hopper

Junho - Leonardo Da Vinci

Agosto - Salvador Dali

Setembro - Pablo Picasso

Outubro -  Paul Gauguin

Novembro - Paul Klee

Dezembro - Henrique Toulose - Lautrec


Referencia Bibliográfica:
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil - MEC - 1999


Música


Objetivos:
1.     Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais.
2.     Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
3.     Perceber e expressar sensações, sentimetnos e pensamentos por meio das músicas.
 
Conteúdos:

·       A exploração de materiais e a escuta de obras músicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical: o som e o silêncio.
·       Interpretação de músicas e canções diversas.
·       Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a música.


Fevereiro - Samba

 Março - Valsa

 Abril - Pagode

 Maio - Rock

 Junho - Sertaneja

 Agosto - Clássica

 Setembro - Romântica

 Outubro - Tecno-Music

 Novembro - MPB

 Dezembro - Natalinas


Referências Bibliográfica:
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil. - MEC - 1999


Movimento

Objetivos:
1.     Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
2.     Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos e o ritmo corporal nas brincadeiras; jogos e demais situações.
3.     Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando os seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras.


Conteúdos:

·       Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração com os outros.
·       Percepção das sensações, limites potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, etc.
·       As músicas, danças, brincadeiras e jogos serão dados de acordo com o tema trabalhado no mês.
·       Manipulação de materiais e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.


Fevereiro
·       Esquema corporal - andando ( de frente e de costas), batendo palmas, (com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, etc.); saltando (uma corda em movimento, com os pés juntos, amarelinha); correndo (com as mãos na cabeça, num pé só, em duplas de mãos dadas); marchando (em fila, no mesmo lugar).


Março
·       Jogos imitativos - imitar a mamãe (varrendo a casa; passando roupa, o papai pintando a parede);- trabalhar a discriminação auditiva (provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar, bater os pés no chão).


Abril
·       Brincadeiras ao ar livre: telefone sem fio, batata quente, macaquinho mandou, atravessando o rio, morto-vivo.


Maio
·       Brincadeiras com bola: bola rolada, gira roda, queimada, alerta, vai e vem, túnel, futebol, basquete.


Junho
·       Jogos e brincadeiras com sucatas e latas: perna de lata, andando com perna de latas, boliche, trilha de garrafas.


Agosto
·       Brincadeiras Folclóricas: corrida do saci, Mia - o gato, duro ou mole, mãe da rua, a corrente que pega a gente, quebra corrente, passa anel.

Setembro
·       Jogos e brincadeiras com raquetes: Pingue pongue, andar em linha reta ou zigue-zague, rebatendo a bola para o alto, rebatendo a bola na parede, em dupla com as raquetes rebatendo as bolas, rebater uma vez com a mão direita, outra com a esquerda.


Outubro
·       Cantigas de roda: Sambalelê, nesta rua, cana verde, capelinha de melão, o cravo brigou com a rosa, Terezinha de Jesus, alecrim, atirei o pau no gato.


Novembro
·       Jogos e brincadeiras com cordas: saltando as cordas, vai e vem com as cordas, corrida com corda, pula-pula com corda.

Dezembro
·       Jogos e brincadeiras com arcos: pulando arcos no chão, rolar o arco, acertar as garrafas, jogar para o alto e pegar, brincando de volante, entrar dentro do arco, fazer bambolê, corrida dos arcos.
 

Referência Bibliográfica:
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil. MEC – 1999

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