Planejamento na Ed. Infantil
Nas áreas de conhecimento: Formação Pessoal e Social - Identidade e Autonomia, Música, Movimento e Artes Visuais, os objetivos e conteúdos serão os mesmos para todas as classes (Maternal, Pré I, Pré II e Pré III). O grau de dificuldade para cada classe, será analisado pelas professoras durante o decorrer das atividades. Isso será registrado em planejamento diário e ficará a disposição para supervisão.
Área do conhecimento: Formação Pessoal e Social
Identidade e Autonomia
Objetivos:
1. Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
2. Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;
3. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
4. Brincar.
Conteúdos:
Fevereiro - Meu nome, seu nome
Março - Respeito às regras simples de convívio social
Abril - Independência
Maio - Interação - Cooperação - Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
Junho - Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda etc.
Agosto - Jogos e brincadeiras
Setembro - Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano.
Outubro - Respeito às características pessoais relacionadas ao genêro, etnia, peso, estatura, etc.
Novembro - Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo.
Dezembro - Procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.
Referência Bibliográfica:
REREFENCIAL Nacional para Educação Infantil. - MEC - 1999
Artes Visuais
Objetivos:
1. O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e das capacidades estéticas das crianças.
2. Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diversos materiais, explorando suas características e possibilidades de manuseio.
3. Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (nacionais e internacionais).
4. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de construção e criação.
Conteúdos:
Durante todo o ano, trabalharemos:
· Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar.
· Criação de desenhos, pinturas, colagens à partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem.
· Conhecer e reconhecer obras de pintores famosos como: Picasso, Monet etc.
· Construção com sucatas sendo livre ou dirigida de acordo com o tema trabalhado no mês.
· Modelagens usando massinha ou argila; sendo livre ou dirigida.
· Recortes e colagens explorando assuntos tratados durante o mês, ampliação da linguagem e coordenação dos movimentos.
· Pinturas usando tintas (guache, tinta plástica, giz de cera, canetinha, lápis de cor, anilina, etc.).
Fevereiro - Vincent Van Gogh
Março - Claude Monet
Abril - Michelangelo
Maio - Edward Hopper
Junho - Leonardo Da Vinci
Agosto - Salvador Dali
Setembro - Pablo Picasso
Outubro - Paul Gauguin
Novembro - Paul Klee
Dezembro - Henrique Toulose - Lautrec
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil - MEC - 1999
1. Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais.
2. Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
3. Perceber e expressar sensações, sentimetnos e pensamentos por meio das músicas.
Conteúdos:
· A exploração de materiais e a escuta de obras músicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical: o som e o silêncio.
· Interpretação de músicas e canções diversas.· Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a música.
Fevereiro - Samba
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil. - MEC - 1999
Objetivos:
1. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
2. Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos e o ritmo corporal nas brincadeiras; jogos e demais situações.
3. Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando os seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras.
· Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração com os outros.
· Percepção das sensações, limites potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, etc.
· As músicas, danças, brincadeiras e jogos serão dados de acordo com o tema trabalhado no mês.
· Manipulação de materiais e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Fevereiro
· Esquema corporal - andando ( de frente e de costas), batendo palmas, (com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, etc.); saltando (uma corda em movimento, com os pés juntos, amarelinha); correndo (com as mãos na cabeça, num pé só, em duplas de mãos dadas); marchando (em fila, no mesmo lugar).
· Jogos imitativos - imitar a mamãe (varrendo a casa; passando roupa, o papai pintando a parede);- trabalhar a discriminação auditiva (provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar, bater os pés no chão).
· Brincadeiras ao ar livre: telefone sem fio, batata quente, macaquinho mandou, atravessando o rio, morto-vivo.
· Brincadeiras com bola: bola rolada, gira roda, queimada, alerta, vai e vem, túnel, futebol, basquete.
· Jogos e brincadeiras com sucatas e latas: perna de lata, andando com perna de latas, boliche, trilha de garrafas.
· Brincadeiras Folclóricas: corrida do saci, Mia - o gato, duro ou mole, mãe da rua, a corrente que pega a gente, quebra corrente, passa anel.
Setembro
· Jogos e brincadeiras com raquetes: Pingue pongue, andar em linha reta ou zigue-zague, rebatendo a bola para o alto, rebatendo a bola na parede, em dupla com as raquetes rebatendo as bolas, rebater uma vez com a mão direita, outra com a esquerda.
· Cantigas de roda: Sambalelê, nesta rua, cana verde, capelinha de melão, o cravo brigou com a rosa, Terezinha de Jesus, alecrim, atirei o pau no gato.
· Jogos e brincadeiras com cordas: saltando as cordas, vai e vem com as cordas, corrida com corda, pula-pula com corda.
Dezembro
· Jogos e brincadeiras com arcos: pulando arcos no chão, rolar o arco, acertar as garrafas, jogar para o alto e pegar, brincando de volante, entrar dentro do arco, fazer bambolê, corrida dos arcos.
Referência Bibliográfica:
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil. MEC – 1999
Nenhum comentário:
Postar um comentário