PROJETO DE ARTES –
PROJETO: CAVERNA PRÉ-HISTÓRICA
OBJETIVO GERAL:
Levar o aluno a trabalhar habilidades
relacionadas as artes visuais e plásticas, e ao mesmo tempo conhecer a história
da arte rupestre;
JUSTIFICATIVA:
A atividade proposta é de levar o aluno
reconhecer e diferenciar elementos da arte rupestre, assim como conhecer os
elementos usados pelo homem pré-histórico e as culturas antigas.
Buscando despertar esse aluno de
forma criativa e dinâmica para desenvolver suas habilidades relacionadas a
artes visuais e plásticas, além da utilização de materiais retirados da
natureza como forma de demonstrar e vivenciar a realidade desse homem pré-histórico.
O projeto tem como finalidade a
reprodução de uma caverna na pré-história, onde os alunos criarão todo o
cenário do interior de uma caverna, com suas pinturas rupestres.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- Reconhecimento e valorização da
produção cultural da humanidade desde a
Pré-história.
- Produção de espaços que retratem
e elucidem as civilizações estudadas.
- Oportunizar que os alunos pesquisem
e reconheçam a contribuição cultural de cada civilização para a humanidade
nas diferentes áreas do conhecimento.
- Proporcionar ao visitante um
ambiente visual e informativo que contribua para sua maior formação sobre
as culturas apreciadas.
- Levar o aluno a perceber através
do seu envolvimento no trabalho a presença de todos os conteúdos escolares
e a importância de cada um dentro de um contexto amplo.
METODOLOGIA:
Usaremos diversas técnicas
metodológicas, porém todas voltadas em inserir de maneira objetiva e espontânea
os conteúdos didáticos da disciplina envolvida.
- Pesquisa em livros,
enciclopédias, revistas e Internet.
- Fitas de vídeo
- CD e cassetes
- Aulas expositivas
- Debates
- Aulas práticas
ESTRATÉGIAS
E PROCEDIMENTOS:
1º) Estabelecer para cada turma o tema geral a ser desenvolvido pela sala.
E em cada sala agrupar os elementos para
desenvolverem os sub-temas.
2º) Fornecer material didático e
bibliografias e webgrafias para pesquisas.
3º) Análise das pesquisas realizadas e
separação dos itens relevantes para confecção de cartazes e elementos
cenográficos.
4º) Discussão em plenária em sala de aula
para integração das pesquisas elaboradas por cada, equipe visando a unidade dos
trabalhos, enfocando as pesquisas.
5º) Direcionamento para busca de recursos
e materiais necessários para a execução do projeto.
6º) Acompanhamento da montagem dos
ambientes, conferindo a coerência entre o tema da sala e o cenário a ser
montado e outros acessórios pertinentes.
7º) Apresentação ao público escolar.
8º) Avaliação
AVALIAÇÃO
Durante todas as etapas do desenvolvimento do projeto
será observado o desempenho, o interesse, a participação, a integração, a
criatividade, a pontualidade dos alunos.
Será dada uma avaliação escrita e
individual em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário