quinta-feira, 11 de abril de 2013

PROJETO: CAVERNA PRÉ-HISTÓRICA



PROJETO DE ARTES –



PROJETO: CAVERNA PRÉ-HISTÓRICA

OBJETIVO GERAL:

             Levar o aluno a trabalhar habilidades relacionadas as artes visuais e plásticas, e ao mesmo tempo conhecer a história da arte rupestre;

JUSTIFICATIVA:

             A atividade proposta é de levar o aluno reconhecer e diferenciar elementos da arte rupestre, assim como conhecer os elementos usados pelo homem pré-histórico e as culturas antigas.

 Buscando despertar esse aluno de forma criativa e dinâmica para desenvolver suas habilidades relacionadas a artes visuais e plásticas, além da utilização de materiais retirados da natureza como forma de demonstrar e vivenciar a realidade desse homem pré-histórico.

O projeto tem como finalidade a reprodução de uma caverna na pré-história, onde os alunos criarão todo o cenário do interior de uma caverna, com suas pinturas rupestres.

                                                                                                                                    

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  • Reconhecimento e valorização da produção cultural da humanidade desde a  Pré-história.
  • Produção de espaços que retratem e elucidem as civilizações estudadas.
  • Oportunizar que os alunos pesquisem e reconheçam a contribuição cultural de cada civilização para a humanidade nas diferentes áreas do conhecimento.
  • Proporcionar ao visitante um ambiente visual e informativo que contribua para sua maior formação sobre as culturas apreciadas.
  • Levar o aluno a perceber através do seu envolvimento no trabalho a presença de todos os conteúdos escolares e a importância de cada um dentro de um contexto amplo.

METODOLOGIA:

            Usaremos diversas técnicas metodológicas, porém todas voltadas em inserir de maneira objetiva e espontânea os conteúdos didáticos da disciplina envolvida.
  • Pesquisa em livros, enciclopédias, revistas e Internet.
  • Fitas de vídeo
  • CD e cassetes
  • Aulas expositivas
  • Debates
  • Aulas práticas


ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS:


1º) Estabelecer para cada turma  o tema geral a ser desenvolvido pela sala.
      E em cada sala agrupar os elementos para desenvolverem os sub-temas.
2º) Fornecer material didático e bibliografias e webgrafias para pesquisas.
3º) Análise das pesquisas realizadas e separação dos itens relevantes para confecção de cartazes e elementos cenográficos.
4º) Discussão em plenária em sala de aula para integração das pesquisas elaboradas por cada, equipe visando a unidade dos trabalhos, enfocando as pesquisas.
5º) Direcionamento para busca de recursos e materiais necessários para a execução do projeto.
6º) Acompanhamento da montagem dos ambientes, conferindo a coerência entre o tema da sala e o cenário a ser montado e outros acessórios pertinentes.
7º) Apresentação ao público escolar.
8º) Avaliação

AVALIAÇÃO

          Durante todas as etapas do desenvolvimento do projeto será observado o desempenho, o interesse, a participação, a integração, a criatividade, a pontualidade dos alunos.
         Será dada uma avaliação escrita e individual em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário