PROJETO ALIMENTAÇÃO
JUSTIFICATIVA
A escola exerce uma grande influência sobre
as crianças e os adolescentes, contribuindo enormemente para a formação de seus
valores. Ela representa o lugar ideal para o desenvolvimento de programas de
promoção da saúde, como o de Alimentação Saudável. Após observação em horário
de merenda, percebemos a difícil aceitação de alguns alimentos, por uma boa
arte de alunos. Sentimos então, a necessidade de orientá-las para que sejam
capazes de valorizar e buscar uma alimentação balanceada, visando a melhor
qualidade de vida, a conscientização sobre a relação entre boa saúde,
alimentação e higiene.
OBJETIVOS GERAIS
·
Reconhecer a importância de uma boa alimentação.
·
Desenvolver a habilidade de coletar dados sobre
os alimentos.
·
Investigar o valor nutritivo dos alimentos.
·
Identificar e diferenciar frutas, legumes e
verduras.
·
Reconhecer derivados de diversos alimentos.
·
Conhecer os profissionais que atuam
especificamente na área de alimentação.
·
Conhecer a origem de diversos alimentos.
·
Conscientizar os sobre a importância da higiene
em relação aos alimentos.
·
Identificar o reino vegetal.
·
Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão
oral e a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
PERÍODO E DURAÇÃO DO PROJETO
O
Projeto será desenvolvido no decorrer do 2º semestre
PÚBLICO ALVO
Alunos do Pré e equipe escolar.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Linguagem Oral e
Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes.
METODOLOGIA /
ATIVIDADES
·
Roda de conversa
·
Desenho
·
Pintura
·
Gráficos
·
Listas
·
Experiências (salada de frutas, sucos, etc.)
·
Leituras
·
Dramatizações
·
Murais
·
Construção de cartazes
·
Jogos da memória
·
Leitura de diferentes tipos de texto
·
Pesquisa (em sala e em casa)
·
Musicas
·
Escrita espontânea
·
Manuseio de alimentos
·
Cruzadinha
·
Caça-palavras
·
Filmes
·
Teatro
·
Observações e registro
·
Confecção de caderno de receitas
·
Produção de texto = cardápio
RECURSOS
NECESSÁRIOS
·
Papéis diversos
·
Revistas
·
Tesoura, cola, canetinha, lápis de cor.
·
Livros
·
Frutas
·
Verduras
·
Sementes
·
Panfletos
COMPETÊNCIAS
·
Conscientização;
·
Saber ouvir com atenção;
·
Criar hábitos sociais;
·
Observação e identificação;
·
Investigação;
·
Adquirir, avaliar e transmitir informações;
·
Respeito e cuidado;
·
Cooperação e trabalho em equipe.
AVALIAÇÃO
O Projeto será avaliado sempre que for necessário, de forma
contínua a partir da participação, desempenho, cooperativismo, integração do
grupo, disponibilidade e, principalmente, o engajamento efetivo durante o
desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as
circunstâncias e necessidades apresentadas.
CULMINÂNCIA
Apresentação e exposição dos trabalhos
realizados em sala e da Horta escolar.
Muito legal seu blog. Visite o blog: desafiosmate.blogspot.com para trocar experiências
ResponderExcluir