PROJETO: CULTURA AFRO-INDÍGENA:
CONHECER PARA RESPEITAR
1 TÍTULO DO PROJETO
Cultura Afro-brasileira e
indígena: conhecer para respeitar.
DISCIPLINAS
· História
· Língua
Espanhola
· Língua
Portuguesa
· Matemática
TEMAS ABORDADOS
TEMAS ABORDADOS
· História
nacional/regional local sobre a cultura dos africanos e dos indígenas na
constituição da nação brasileira.
· Quilombos;
· Revolta
dos Maiês;
· Revolta
da Chibata e todas as formas de negociação e conflito;
· Negro
no Brasil;
· Desapropriação
de terras dos povos indígenas;
· Filme:
Escritores da liberdade;
· Diversidade
cultural;
· Preconceito/
pré-conceitos;
· Medidas
de Área, Comprimento e Volume;
· Cotas;
· Raça
e etnia.
6 MÍDIAS DISPONÍVEIS
· Quadro
branco e canetão;
· Material
impresso;
· Data
show;
· Computador;
· Aparelho
de CD, Pen drive;
· TV
E DVD;
· Câmera
digital;
· Filmadora;
· Cartolinas
e pincéis atômicos;
· Programas
utilizados: Movie maker e Power Point.
7 OBJETIVOS
7.1 Objetivo Geral
Preservar, incentivar e valorizar as manifestações culturais dos
descendentes da imigração Africana e dos habitantes brasileiros população
indígena.
7.2 Objetivos específicos
· Desmistificar
ideias e concepções (pré) adquiridas e geralmente carregadas de sentidos
negativos e desvalorativos;
· Efetuar pesquisa
visando o conhecimento sobre as diversificadas etnias;
· Construir um novo olhar
sobre a história nacional/regional local e ressaltar a contribuição dos
africanos e indígenas na constituição da nação brasileira;
· Estudar os
remanescentes de quilombos, sua cultura material e imaterial e as resistências
do povo negro (Quilombos, Revolta dos Maiês, Canudos, Revolta da Chibata e
todas as formas de negociação e conflito); do significado da data 20 de
novembro, repensando o 13 de maio;
· Resgatar a
trajetória do negro no Brasil;
· Verificar como se
deu a evolução econômica, cultural, política, social indígena;
· Esclarecer sobre
a desapropriação de terras por povos indígenas;
· Pesquisar o
Sistema econômico utilizados porpovos africanos e indígenas;
· Ler, interpretar
e produzir textos de gêneros distintos sobre a temática abordada;
· Debater sobre textos
propostos aos alunos, solicitar que produzam textos dissertativos sobre temas
como: o racismo no Brasil; a presença do negro na mídia; políticas afirmativas,
cotas; mercado de trabalho, etc.
· Analisar implicações de
carga pejorativa atribuída ao termo negro e outras expressões do vocabulário.
· Propiciar acesso
aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...
· Produzir paródias em
Língua Portuguesa e Espanhola a partir dos conhecimentos adquiridos;
· Produzir vídeo
utilizando o Movie Maker, a paródia construída em LE cantada e a paródia em LP
como legenda, também podem ser utilizadas fotos e imagens na produção do vídeo;
· Efetuar pesquisa
estatística, População e Amostra, Dados, Tabelas e Gráficos.
· Produzir cartazes
sobre o tema em Língua Portuguesa e Espanhola;
· Aplicar o conhecimento
na resolução de situações-problema e análise de gráficos de diferentes funções
envolvendo questões afro-brasileiras e indígenas;
· Análise dos
dados do IBGE sobre a composição da população brasileira e por cor, renda e
escolaridade no país e no município.
· Estudar medidas de
Área, Comprimento e Volume (Cultura Africana e Indígena: quantificação, peso,
altura, distância, tempo, capacidade, entre outras).
8 JUSTIFICATIVA
Vivemos em uma sociedade plural
e democrática, sendo assim precisamos respeitar os diferentes grupos e culturas
que a constituem. O estudo da História Africana e Indígena busca sanar
esta lacuna nos sistemas educacionais brasileiros.
A falta de conhecimento acerca
da cultura afro-brasileira e indígena traz consequências desastrosas sobre a
população brasileira, já que cria um ambiente de exclusões étnicas, os quais
denominamos de racismos. Existe um processo de criação de credos sobre a
inferioridade do negro e do indígena, desta forma a ausência desse estudo, em
primeiro lugar, retira a oportunidade dos Afro-brasileiros e indígenas em
construírem uma identidade positiva sobre as nossas origens.
Este projeto tem o intuito de preservar, incentivar e valorizar as manifestações culturais dos descendentes da imigração Africana e dos habitantes brasileiros população indígena, bem como, aplicar a Lei 11.645/03/2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” que aborda os diversos aspectos da história e da cultura desses povos na formação da identidade brasileira.
Este projeto tem o intuito de preservar, incentivar e valorizar as manifestações culturais dos descendentes da imigração Africana e dos habitantes brasileiros população indígena, bem como, aplicar a Lei 11.645/03/2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” que aborda os diversos aspectos da história e da cultura desses povos na formação da identidade brasileira.
9 METODOLOGIA
· Aula
expositiva e dialógica;
· Exposição
de filme, documentário e clipe;
· Elaboração
de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de
exercícios;
· Utilização
de recursos midiáticos (giz, quadro, apostila, TV, DVD, Computador, Som,
Internet, etc);
· Aula
prática no Laboratório de Informática: Como usar o Movie Maker;
· Dinâmicas;
· Apresentações
de paródias;
· Debates;
· Seminários.
10 RESULTADOS PARCIAIS E
ESPERADOS
· Aceitação
e participação dos educandos;
· Envolvimento
dos educadores;
· Resultados
positivos quanto ao conhecimento adquirido pelos educandos e educadores;
· Autoconstrução
de novos conceitos acerca do tema a partir de leituras;
· Mudanças
de concepções acerca da temática;
· Produções de
paródias com consistência e com adequações das Línguas avaliadas;
· Dissertações
produzidas com argumentos, estrutura e normas da Língua Portuguesa adequadas;
· Vídeos
com bom aproveitamento dos dados estudados e do programa utilizado;
· Construção
de tabelas e gráficos bem elaborados;
· Produção de
cartazes levando em consideração as normas da língua, bem como a importância da
temática;
· Adquirir
conhecimentos sobre a utilização dos recursos midiáticos ao produzir e
apresentar as paródias;
· Auto
avaliação do trabalho efetuado;
· Seminário
bem elaborado e apresentado pelos educandos;
11 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
· Pontuação,
entonação e pronúncia aplicados à leitura;
· Socialização
de ideias em debates e comentários de compreensão e interpretação obtendo
entendimento de textos de gêneros diversos de acordo com os sinais deixados
pelo autor;
· Argumentação,
criatividade, responsabilidade e consciência crítica abordando o tema
Preconceito quanto à expressão oral e escrita, obtendo assim opinião autônoma
sobre o mesmo;
· Construção
textual coesa e coerente utilizando os conhecimentos gramaticais, semânticos e
discursivos. Tendo como critérios gerais: Titulação textual coerente ao tema
abordado; Seguimento das orientações do professor determinadas para cada
tipologia textual; Estruturação textual (início, meio e fim); Argumentos
apresentados e distribuídos adequadamente nos parágrafos, sendo eles:
introdução, desenvolvimento e conclusão;
· Relação
entre os fatos; Continuidade e progressão no texto, tendo este, conexão entre
as ideias, recursos e mecanismos linguísticos empregados de forma correta;
· Análise
e informatividade sobre o tema abordado; Ideias claras e bem articuladas,
abordando dados novos e seu próprio ponto de vista, sustentado por argumentos
pertinentes e relevantes;
· Seguimento
ao desenvolvimento do tema sem fugir do assunto abordado;
· Emprego
correto do tempo e pessoa verbal;
· Aplicação
ortográfica;
· Vocabulário
variado (evitando a repetição de palavras, utilizando pronomes ou sinônimos);
· Pontuação
correta;
· Utilização
das margens adequadas;
· Separação
silábica correta;
· Construção
da paródia com versos e estrofes; criação de versos com rima, som, ritmo e
musicalidade; Utilização da linguagem figurada;
· Produção
de textos dissertativos, cartazes, paródias e vídeos;
· Índices
de DSTs, Dados regionais;
· Produção
de painéis estatísticos;
· Pesquisas;
· Construção
de tabelas e gráficos;
· Estatística
e Funções;
· Elaboração
de seminário.
12 FORMA DE SOCIALIZAÇÃO DAS
PRODUÇÕES
· Seminário
com apresentações das produções e dos resultados sendo que o encerramento do
projeto dar-se-á no dia 20 de novembro "Dia Nacional da Consciência
Negra";
· No
dia 21 de novembro (segunda-feira) haverá Mostra Cultural onde serão
apresentados todos os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo por todas as
turmas;
13 CRONOGRAMA
Atividades/período
|
Ago/11
|
Set/11
|
Out/11
|
Nov/11
|
Leituras sobre a temática;
Filme: Escritores da
Liberdade;
Pesquisas;
|
X
|
|||
Análise acerca do material
estudado sobre a temática; Construção dos gráficos;
Produções textuais;
|
X
|
|||
Socialização dos resultados
na turma;
Correções, se necessárias dos
trabalhos solicitados;
|
X
|
X
|
X
|
|
Seminário e apresentação dos
trabalhos construídos por todas as turmas da escola
|
X
|
|||
Mostra cultural
|
X
|
14 REFERÊNCIAS
Educação Anti-racista: caminhos
abertos pela Lei Federal 10.639/03
FREIRE, Paulo. GUIMARÃES,
Sérgio. A África ensinando a gente; Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e
Príncipe. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
HERNANDEZ, Leila Leite. A
África na sala de aula; visita à história contemporânea. São Paulo: Selo
Negro, 2005.
KI-ZERBO, J (org). História
geral da África. São Paulo: Ática; Paris: Unesco, 1982 (volume 1 –
Metodologia e pré-história da África).
LARAIA, Roque. Cultura, um
conceito antropológico. Rio de Janeiro, Jorge zahar Editor, 1986.
PILETTI, Nelson & PILETTI,
Claudino - História e Vida Integrada. São Paulo, Ática, 2006.
RIUS, Maria - A Idade
Moderna. São Paulo, Scipicione, 1996.
TERRA, Ligia & COELHO,
Marcos de Amorim. O espaço natural e socioeconômico. São Paulo, Moderna,
2005.
Sites Consultados:
http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/30/cultura-afro-brasileira-10/
http://www.mec.gov.br
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